A Prefeitura     Mutirão remove mais de 500 toneladas de lixo na cidade Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

RSS lista de noticias O que é isso?

A Prefeitura

MUTIRÃO REMOVE MAIS DE 500 TONELADAS DE LIXO NA CIDADE
00:00 Segunda-feira, 20 de Julho de 2009

Lú Streithorst
PCR iniciou mais um mutirão de coleta de lixo na cidade
Lú Streithorst
Foram removidas 583 toneladas de resíduos ao longo da ação

Na manhã deste domingo (19), a Prefeitura do Recife iniciou mais um mutirão de coleta de lixo na cidade. O serviço atingiu aproximadamente 70% do Município e teve por objetivo regularizar e melhorar o serviço na capital pernambucana. O trabalho foi encerrado na madrugada desta segunda-feira (20) e foram removidas 583 toneladas de resíduos ao longo da ação.

O ponto de concentração da mobilização foi a Praça do ABC, na Mustardinha. De lá, um efetivo com 35 caminhões compactadores partiram em direção a outros 50 bairros como Boa Viagem, Afogados, Madalena, Arruda, Casa Amarela, Brasília Teimosa e Centro da Cidade. À noite, a operação continuou com 20 compactadores, principalmente na área central do Recife.

Para a mobilização, a Prefeitura do Recife articulou uma equipe com 165 garis e três equipes para a fiscalização do serviço. Além dos 54 servidores que atuaram na limpeza da faixa de areia das praias do Pina, Brasília Teimosa e Boa Viagem, bem como na varrição e coleta do calçadão da orla.

Além do mutirão, a Prefeitura do Recife realizou uma campanha educativa para orientar os moradores sobre os dias da coleta. Para isso, 50 funcionários entraram um calendário com os horários em que o caminhão passa para recolher o lixo em várias ruas atendidas pela nova empresa de coleta, a Vital Ambiental.

O mutirão foi acompanhado de perto pelo gerente de Limpeza e Fiscalização da Emlurb, Avelino Pontes. Ele adiantou que a nova empresa já regularizou a coleta na cidade e, agora, a meta é melhorar e consolidar o serviço nas comunidades. “O prefeito João da Costa firmou um compromisso de normalizar a coleta em 20 dias. Felizmente, nossa expectativa foi superada e, com esse mutirão já temos um trabalho assegurado com regularidade. Daqui para frente, o objetivo é aprimorar a coleta”, avaliou.

- Domingo terá novo mutirão de coleta
- PCR pagará até um salário mínimo aos catadores
- Bairros do Recife terão calendário de coleta de lixo
- João da Costa confere mutirão de limpeza em 40 bairros