Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAMU SIMULA ACIDENTE NO ENCERRAMENTO DE CURSO
00:00 Segunda-feira, 5 de Outubro de 2009

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Metropolitano Recife (Samu) encerrou, neste sábado (03), o I Curso de Desastre e Múltiplas Vítimas em Atendimento Pré-Hospitalar, que contou com a participação de profissionais de 16 municípios da Região Metropolitana do Recife. 
 
O curso, que contou com sete módulos, teve início no último mês de janeiro, direcionado para atendimento a desastres e realizado em módulos mensais – com atividades práticas e teóricas, em que foram capacitados 90 profissionais; além do SAMU, receberam o treinamento Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Rodoviária Federal; Infraero e Companhia de Trânsito e Transporte urbano do Recife (CTTU).
 
A primeira parte do encerramento foi realizada pela manhã, no auditório da Faculdade Nossa Senhora das graças (FENSG/UPE) e contou com as presenças do assessor executivo da Secretaria de Saúde do Recife, Tiago Feitosa; da diretora de Atenção à Saúde, Bernadete Perez; Leonardo Gomes, gerente do Samu Metropolitano Recife; a diretora da FENSG, professora Elizabete Amorim e José Eduardo Fogolin, representante do Ministério da Saúde, que veio ao Recife a convite do Samu para ministrar uma palestra sobre o tema.
 
Para Tiago Feitosa, assessor executivo da Secretaria de Saúde do Recife, “precisamos mostrar que esse tipo de iniciativa soma os esforços e trabalho da Secretaria de Saúde do Recife no que se refere ao atendimento aos pacientes que necessitam do serviço. É importante destacar também, o trabalho integrado que é feito com o Corpo de Bombeiros, ações e relação que são aprofundadas todos os dias. Gostaria de parabenizar todos os que participaram do curso e ao Samu, pelos serviços prestados com excelência, que servem de referência para todo o Brasil”, reforçou Tiago Feitosa.
 
O gerente do Samu Metropolitano Recife, Leonardo Gomes, enfatizou a importância do curso para os profissionais que atuarão no atendimento às vítimas mas, principalmente, para as pessoas que precisarão do serviço. “É com muita satisfação que nós concluimos o I Curso de Desastre e Múltiplas Vítimas em Atendimento Pré-Hospitalar, iniciativa pioneira no Brasil. Nós sabemos que o enfrentamento e atendimento a esse tipo de situação é um grande desafio e que, a partir de hoje, todos terão um novo olhar sobre esses acontecimentos”.  Ainda de acordo com Leonardo Gomes, os profissionais do samu passam por capacitações periódicas, que os capacitam a lidar com situações diversas, como acidentes, desabamentos de edifícios, além de catástrofes de diversas naturezas.
 
O encerramento do curso contou com a presença do representante da coordenação-geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, José Eduardo Fogolin, que ministrou palestra sobre o atendimento de urgência e emergência para múltiplas vítimas. “O atendimento às vítimas acontece todos os dias e é de nossa competência, como profissionais da Saúde, promover uma qualidade na atenção aos pacientes. E é fundamental que possamos dar condições para que o trabalho seja realizado, com a promoção de cursos como este”, completou José Eduardo Fogolin.
 
À tarde, no Parque de Exposições do Cordeiro, no bairro da Caxangá, foi a vez da encenação de um engavetamento envolvendo dois carros e uma van, que contou com a participação de trinta alunos do curso de Medicina e Enfermagem da FENSG, além de profissionais do Corpo de Bombeiros e Samu. A simulação foi a parte final do curso, que pôs em prática a integração entre os órgãos que atuam em casos parecidos.

Matérias Relacionadas
- Samu simula acidente no encerramento de curso
- Samu encerra curso para atendimento a vítimas de desastres
- Moradores do Coque comemoram aniversário do Academia da Cidade
- Saúde realiza curso para identificação de vítimas de violência
- Controle do tabagismo no Recife tem resultados acima da média mundial
- Saúde realiza atividades para marcar o Dia Internacional do Idoso
- Saúde promove discussão sobre os direitos reprodutivos da mulher
- Samu recebe capacitação para utilizar nova tecnologia móvel
- PCR comemora um ano de atividades da Academia da Cidade do Coque
- Prefeitura realiza caminhada para celebrar o Dia do Idoso
- Samu recebe treinamento em Tele-eletrocardiologia
- Saúde participa de encontro sobre políticas para pessoas com deficiência
- Simpósio discute direitos reprodutivos da mulher
- PCR inicia atividades em comemoração ao Dia do Idoso
- Prefeitura promove ações voltadas à saúde do idoso
- João da Costa nomeia profissionais da área de Saúde
- Saúde combate o estresse com ação no Parque da Jaqueira
- Prefeitura realiza segunda etapa de vacinação contra a polio
- PCR monta ampla estrutura de vacinação contra a poliomielite neste sábado
- Prefeitura do Recife inicia segunda etapa da vacinação contra a poliomielite


Enviar    Imprimir