Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE ORIENTA DETENTOS DO ANÍBAL BRUNO SOBRE TUBERCULOSE
18:47 Quinta-feira, 19 de Novembro de 2009

Dando continuidade ao trabalho de enfrentamento da tuberculose na Capital, a Prefeitura do Recife promove, nesta sexta-feira (20), das 10h ao meio-dia, uma capacitação para detentos que atuam como agentes de saúde no Presídio Professor Aníbal Bruno (Avenida Liberade, s/n, Totó). Parte das comemorações municipais pelo dia nacional de combate à enfermidade, celebrado em 17 de novembro, a sensibilização pretende reforçar a necessidade de todos estarem atentos aos sinais da doença.

“Ambientes fechados como os do presídio configuram maior risco de transmissão entre as pessoas, já que todos respiram o mesmo ar e não há muita distinção de objetos pessoais, como copos, talheres etc. A tuberculose tem cura, mas é preciso que os pacientes estejam esclarecidos e comprometidos com o tratamento. Uma de nossas prioridades é levar mais informação às pessoas para diminuir o preconceito e, claro, aumentar a detecção precoce de novos casos, evitando comprometimentos e mesmo óbitos”, destacou a coordenadora municipal de Atenção à Tuberculose, Júlia Vilela.

Das 10h às 11h e das 14h às 15h, ainda serão ministradas palestras para a população carcerária em geral. Nesses momentos, os técnicos da Saúde abordarão aspectos como forma de tratamento e sinais e sintomas. Aos interessados, também será oferecido teste rápido para detecção ou não de HIV, já que o risco de co-infecção entre tuberculose e aids é grande. “Devido à baixa imunidade provocada pelo vírus, os pacientes tornam-se mais suscetíveis a desenvolver tuberculose. Pelo mesmo motivo que o HIV, alcoolismo e diabetes são outros fatores que favorecem o adoecimento”, explica Júlia.

Desde 17 passado e até o dia 27 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde promove ações de conscientização do público sobre a tuberculose. Entre as intervenções já realizadas estão panfletagem em estações do Metrorec, palestras e busca ativa de possíveis doentes em diversos bairros da Cidade.

Sintomas - Tosse por mais de três semanas é sinal de tuberculose, assim como a ocorrência conjunta de febre vespertina, falta de apetite, desânimo e dor no peito. Na presença dos sintomas, a pessoa deve procurar o posto de saúde mais perto de casa para orientações e realização do exame de escarro. Quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico, melhor, para que os danos aos pulmões sejam menores.

Atendimento - Todos os postos e policlínicas da rede municipal estão aptos a cuidar de quem adoece de tuberculose. O tratamento dura seis meses até a cura e não deve ser abandonado. O acompanhamento é feito junto às unidades do PSF, com profissionais capacitados de acordo com protocolos do Ministério da Saúde.

 

Matérias Relacionadas
- Vigilância capacita comerciantes de alimentos da Festa do Morro
- Motoristas da PCR beneficiam mais um cadeirante
- Saúde participa de simpósio internacional sobre tabagismo
- Saúde capacita ambulantes para festa do Morro da Conceição
- Prefeitura discute atuação da Ouvidoria Municipal de Saúde
- Luz azul integra Prefeitura em mobilização internacional contra o diabetes
- Gustavo Couto dá boas vindas a novos servidores da saúde
- PCR comemora Dia de Combate ao Diabetes em unidade de referência municipal
- Saúde é destaque em evento do Metrorec
- Prefeitura discute intervenções de saúde em congresso de atividade física
- Equipes da Academia da Cidade recebem capacitação de metodologia americana
- OMS convida Prefeitura para participar de congresso mundial de hospitais
- Prefeitura participa da XI Semana de Saúde Metrorec
- Saúde discute trabalho dos CAPS no combate às drogas
- PCR promove acolhimento de estagiários do Programa de Saúde Ambiental
- Saúde promove discussão sobre cidadania e uso de drogas
- Saúde capacita técnicos sobre qualidade da água para consumo
- PCR promove acolhimento de estagiários do Programa de Saúde Ambiental
- Saúde promove capacitação de técnicos da Vigilância Sanitária
- Saúde orienta usuários de mercados públicos sobre o combate à hanseníase


Enviar    Imprimir