Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PREFEITURA COMEMORA OITO ANOS DO SAMU RECIFE
19:43 Segunda-feira, 14 de Dezembro de 2009

Em 2009, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência – Samu Metropolitano Recife completa oito anos de existência. Para comemorar a data, a Prefeitura do Recife organizou uma programação que conta com a participação de alunos de escolas municipais e serviços gratuitos para a população.
 
As atividades tiveram início na tarde desta segunda-feira (14), no Parque da Jaqueira. Profissionais do Samu estiveram no local promovendo uma tarde de informações, com a distribuição de panfletos, e orientações sobre saúde. Houve também a presença de viaturas – uma ambulância de atendimento básico, um carro de resgate rápido e uma motolância.
 
Durante a semana, alunos de três escolas municipais visitarão a sede do Samu. Na manhã desta terça-feira (15), estudantes da Escola Municipal João Alfredo, na Ilha do Leite; na quarta-feira (16), será a vez dos da Escola Municipal Nova Monique, no Coque; encerrando as visitas, na quinta-feira (17), participarão das atividades alunos da Escola Municipal dos Coelhos. Lá, as crianças assistirão a apresentações dos socorristas do serviço sobre o atendimento pré-hospitalar que é realizado durante uma ocorrência.
 
Ainda na quinta-feira, na sede do serviço, será realizada uma exposição fotográfica, mostrando a trajetória do Samu Recife ao longo dos oito anos. Para encerrar a programação, na sexta-feira (18), será realizado um culto ecumênico, com a apresentação do Coral de Natal e uma homenagem aos funcionários.
 
Para o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, “a dedicação e o empenho dos profissionais do Samu fazem com que o serviço, que foi pioneiro na capital pernambucana e serve de modelo para todo o País, seja reconhecido e se consolide cada vez mais. A trajetória de oito anos de prestação de serviços à população, que reconhece a importância de seus profissionais e também do atendimento, é motivo de orgulho para a Secretaria de Saúde e para a Prefeitura do Recife”, afirma o secretário.
 
Referência – Criado em dezembro de 2001, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu Recife, conta hoje com aproximadamente 470 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e teleatendentes. A frota atual é de 15 ambulâncias, sendo 12 de suporte básico e mais três UTIs móveis. Desde o mês de agosto, a população também foi contemplada com um veículo de intervenção rápida e até o final do mês de dezembro, farão parte da frota três motolâncias.
 
“O objetivo de realizarmos uma semana de eventos do Samu Recife é promover uma maior aproximação da comunidade, para que todos conheçam de perto o funcionamento do serviço, desde a central de atendimento até os equipamentos. Essa é a forma de prestarmos orientações sobre o nosso trabalho e promovermos uma sensibilização dos recifenses, além de levar prestação de serviços de saúde para que comparecer ao Parque da Jaqueira”, informa Leonardo Gomes, gerente do Samu Metropolitano Recife.
                   
Serviço:
 
O quê: Semana de comemoração pelos oito anos do Samu Metropolitano Recife.
Quando: programação a partir desta segunda-feira (14) até a próxima sexta-feira (18).
Onde:
 
-          segunda-feira (14) e quarta-feira (16), Samu no Parque- Parque da Jaqueira, a partir das  16h30.
-          Terça, quarta e quinta (15,16 e 17) – visitação de alunos de escolas municipais – Sede do Samu Recife – Rua Manoel Borba, 951, Boa Vista – a partir das 9h.

Matérias Relacionadas
- Academia da Cidade inicia comemorações natalinas
- Animação marca encontro do Academia da Cidade
- Academia da Cidade promove integração de educadores e usuários
- Orla de Boa Viagem passa por desratização até sexta-feira
- Saúde garante serviços durante festa do Morro da Conceição
- Violência contra a mulher é tema de debate
- Arte feita por usuários do CPTRA em exposição no Murillo La Greca
- Samu conclui capacitação para resgate de vítimas utilizando aeronave
- Samu encerra capacitação de profissionais em atendimento aeromédico
- Festa do Morro
- Profissionais do Samu recebem capacitação para atendimento aeromédico
- Recife marca Dia Mundial de Luta contra a Aids
- Seminário atualiza profissionais de emergências sobre intoxicações exógenas
- Prefeitura intensifica ações de combate à dengue
- Programação das ações de combate à dengue
- Saúde promove seminário de atualização sobre intoxicações exógenas
- Profissionais da Saúde discutem violência contra a mulher
- Saúde estimula adesão ao tratamento da filariose
- Academia da Cidade integra usuários e profissionais do programa
- Saúde realiza integração entre agentes de programas


Enviar    Imprimir