Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SEMINÁRIO ATUALIZA PROFISSIONAIS DE EMERGÊNCIAS SOBRE INTOXICAÇÕES EXÓGENAS
00:00 Segunda-feira, 30 de Novembro de 2009

Do ano de 2007 até o mês de agosto deste ano, foram notificados cerca de 2.400 casos de intoxicação exógena no Recife. Esse resultado foi apresentado na manhã desta segunda-feira (30), pela Vigilância Epidemiológica do Recife, durante seminário de atualização promovido em parceria com o Hospital Agamenon Magalhães (HAM). O evento, realizado no HAM, foi voltado para profissionais que atuam em emergências identificando e notificando esses casos.

A intoxicação exógena ocorre quando o paciente sofre exposição aguda a substâncias químicas, que podem ser encontradas no ambiente (como agrotóxicos, pesticidas) ou isolados, a exemplo dos medicamentos. De acordo com a gerente da Vigilância Epidemiológica do Recife, Denise de Oliveira, o Hospital Agamenon Magalhães foi escolhido para a sensibilização devido aos índices notificados na unidade.

“É a primeira vez que realizamos este tipo de atividade com o Agamenon e a iniciativa partiu da percepção de que a unidade apresentou o segundo maior número de notificações de casos de intoxicações exógenas de 2008 pra cá, se tornando uma referência para o nosso trabalho”, disse a gerente.

A sanitarista Cristiane Ratis, que atua na Gerência de Agravos da Secretaria de Saúde do Recife, destacou que a capacitação é uma oportunidade de sensibilizar os profissionais para a importância da notificação e do preenchimento correto da ficha do paciente.

“A intoxicação é um agravo de notificação compulsória e esse trabalho já vem sendo feito nos hospitais pelos setores de epidemiologia. O que precisa haver é uma maior colaboração desses profissionais no sentido do preenchimento correto da ficha. É importante preenchê-la completamente pois as variáveis em branco dificultam na construção do perfil epidemiológico da região e conseqüentemente no direcionamento das ações”, enfatizou Cristiane.

Perfil - De acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica do Recife, de 2007 até agosto de 2009 foram notificados cerca de 2.400 casos de intoxicações exógenas. Desse total, 1,2% foi a óbito.

O perfil mostrou, ainda, que a grande maioria dos casos foi provocada por medicamentos (36%). O raticida, conhecido por chumbinho, foi apontado como o segundo maior causador de intoxicação exógena na capital pernambucana (22%).

Já as vítimas são, em maioria, mulheres. Cinqüenta e seis por cento dos casos de intoxicação foram diagnosticados em pacientes do sexo feminino. A faixa etária que apresentou mais vítimas em geral foi a dos 20 aos 29 anos.

Quanto à região, os distritos sanitário III e VI, que abrangem bairros da Zona Norte e Zona Sul do Recife, respectivamente, foram as áreas que apresentaram os maiores percentuais de ocorrências. Em primeiro lugar o distrito III, com 28% e em segundo o VI, representando 20% do total de intoxicados na Capital.

 

Matérias Relacionadas
- Prefeitura intensifica ações de combate à dengue
- Programação das ações de combate à dengue
- Saúde promove seminário de atualização sobre intoxicações exógenas
- Profissionais da Saúde discutem violência contra a mulher
- Saúde estimula adesão ao tratamento da filariose
- Academia da Cidade integra usuários e profissionais do programa
- Saúde realiza integração entre agentes de programas
- Saúde orienta sobre aleitamento materno em terreiro de matriz africana
- Samu inicia capacitação de socorristas de motolância
- Saúde capacita profissionais sobre notificação de casos de violência contra a mulher
- Usuárias do Guilherme Abath promovem bazar beneficente
- Saúde promove integração de profissionais do Programa de Saúde da Família
- Samu capacita socorristas para condução de motolâncias
- Saúde capacita profissionais do Programa Nem com uma Flor
- Secretários prestigiam lançamento da futura sede da Fundação Altino Ventura
- Saúde orienta detentos do Aníbal Bruno sobre tuberculose
- Vigilância capacita comerciantes de alimentos da Festa do Morro
- Motoristas da PCR beneficiam mais um cadeirante
- Saúde participa de simpósio internacional sobre tabagismo
- Saúde capacita ambulantes para festa do Morro da Conceição


Enviar    Imprimir