Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

CINE DESIGN 2010 ABRE INSCRIÇÕES GRATUITAS PARA OFICINAS
00:00 Quarta-feira, 19 de Maio de 2010

Estão abertas as inscrições para as oficinas que farão parte do Cine Design 2010, evento promovido pelo Centro de Design do Recife (CDR), equipamento cultural da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), que acontecerá entre os dias 01 e 04 de junho. Os interessados em participar dos workshops nas áreas de figurino, direção de arte e vídeo experimental, têm até o próximo dia 25 (terça-feira), para realizar a inscrição que é gratuita. Basta acessar o site do CDR www.centrodesignrecife.org, fazer o cadastro e entrar na sessão Eventos para ter acesso aos detalhes das oficinas, além de conferir o anexo ao lado desta matéria. Além das oficinas, haverá também mostra e palestras. Essas últimas não precisam de inscrição prévia.

Quem curte design e cinema não poderá perder a terceira edição do Cine Design 2010. Durante uma semana, será possível conferir as novidades que enfatizam a relação do binômio: criatividade (design) e sétima arte (cinema). A grade de programação conta com mostra de cartazes, workshops, mostras experimentais e palestras. As atividades acontecerão na galeria do CDR, localizado na Casa 10, Pátio de São Pedro, e nas dependências do Teatro Apolo, Bairro do Recife.

Considerando o efervescente panorama das produções audiovisuais em Pernambuco o Cine Design 2010 tem o objetivo de difundir entre diretores e produtores a importância e a peculiaridade do olhar projetual do designer. Além disso, estimular o intercâmbio entre essas duas áreas da cultura. Em sua terceira edição, o evento amplia sua rede de colaboradores institucionais como, por exemplo, a Pró-Reitoria de Extensão da UFPE através da parceria com os cursos de cinema e design da mesma instituição.

Aprofundando o diálogo entre os cursos de cinema e design da UFPE será realizada uma mostra paralela de cartazes de filmes feitos por alunos. A mostra ficará aberta à visitação do público na galeria do Centro de Design do Recife de 01 a 04 de junho, das 9h às 17h.

Em termos de parcerias internas, o evento amplia o diálogo com a diretoria do Centro Apolo-Hermilo e sua Gerência de Dança, que abrigarão no Teatro Apolo a mostra de Vídeos Experimentais, curada pela videoartista Kika Nicolela (SP), que trará de 01 a 03 de junho, das 17h às 18h30 um panorama da produção internacional, com recortes inéditos na cidade dos festivais: Videoformes 2010 (Clemont Ferrand-França), Oberhausen International Short Film Festival (Alemanha) e do projeto Exquisite Corpse Video, que traz a produção colaborativa de 60 artistas de 25 países.

No mesmo espaço, após a mostra, serão realizadas as palestras do evento, que acontecerão das 19h às 21h, e abordarão as áreas que inserem o design na cadeia produtiva do cinema, tais como: Novas Formas do Vídeo, com Kika Nicolela SP; Direção de Arte, com Luciana Bueno SP (da AIC- Academia Internacional de Cinema); Figurino, com Luciana Buarque PE/RJ (figurinista de Hoje é Dia de Maria e A Pedra do Reino); Efeitos Especiais, com André Pinto (PE) da Casullo Agência Digital.

Durante o evento alguns dos palestrantes também ministrarão workshops nas suas respectivas áreas de atuação: Direção de Arte; Figurino e Vídeo Experimental, esse último desenvolvido pelos cursos de cinema e design da UFPE, tendo à frente os professores Paulo Cunha, Isabela Aragão e o videasta Oscar Malta.

Na última noite do evento, acontecerá um debate com o cineasta Gabriel Mascaro e sua equipe de arte que falarão sobre o processo colaborativo do diretor com esta equipe, e do apuro necessário ao olhar do próprio diretor para os setores de arte no desenvolvimento de documentários criativos: ‘Como Um Lugar ao Sol e Brasília Formosa’.

A realização do Cine Design 2010, reafirma o persistente trabalho do Centro de Design do Recife em integrar linguagens e articular agentes, por entender ser estrategicamente interessante para todas as instituições e parceiros envolvidos discutir possibilidades de aprimoramento da qualidade do produto audiovisual desenvolvido no Estado.

Matérias Relacionadas
- Museus oferecem ações voltadas a acessibilidade e inclusão social
- Bibi Ferreira brilha no Teatro de Santa Isabel
- Museus discutem acessibilidade e inclusão
- São João é tema de oficina promovida pelo Programa Multicultural
- Teatro de Santa Isabel é homenageado na Casa José Mariano
- Teatros municipais estão recheados de atrações nesta semana
- Nathalia Timberg e Rosamaria Murtinho concedem coletiva à imprensa no Santa Isabel
- Ana Lisboa lança livro no Mamam
- Bibi Ferreira promete surpreender público no Santa Isabel
- Teatro de Santa Isabel lança selo e carimbo comemorativos
- Lucila Nogueira lança Cordão Encarnado no Porto das Letras
- Poesia e cinema nas bibliotecas municipais
- Terça Negra tem reggae e rap no Tributo a Bob Marley
- Prefeito anuncia homenageados do Ciclo Junino 2010
- PCR comemora 160 anos do Teatro de Santa Isabel
- PROGRAMAÇÃO
- Achados arqueológicos são objetos de exposição no Sítio Trindade
- Fundação de Cultura realiza sorteio do Concurso de Quadrilhas Juninas 2010
- O Circo do Seu Bolacha anima o domingo no Sítio Trindade
- Como Treinar seu Dragão estreia no Cinema do Parque


Enviar    Imprimir