Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR REFORÇA COMBATE À DENGUE NA ZONA NORTE DO RECIFE
16:34 Sexta-feira, 4 de Junho de 2010

A varredura será realizada em bairros que hoje lideram o ranking das localidades com maior quantidade de casos notificados.

Por Mhatteus Sampaio

A estratégia de combate ao mosquito transmissor da dengue na capital pernambucana segue neste final de semana com o trabalho que vem sendo realizado ao longo dos últimos meses pela Prefeitura do Recife. A iniciativa foi intensificada, com reforço de 140 soldados do Exército Brasileiro que, conjuntamente com 200 agentes municipais de Saúde Ambiental (ASA), percorrem os bairros do Recife com o propósito de identificar e eliminar criadouros do Aedes aegypti.

A ação deste sábado (5), será realizada no bairro de Dois Unidos (Distrito Sanitário II), Zona Norte da Cidade, a partir das 8h. Aproximadamente 140 soldados do Exército se unirão aos agentes do Programa de Saúde Ambiental (PSA), para uma vistoria nas residências do bairro.

Os militares atuarão durante 15 dias consecutivos na identificação e eliminação de criadouros do Aedes aegypti e acompanharão as atividades continuadas dos quase mil técnicos do PSA, que ficarão encarregados também pelo tratamento dos criadouros, utilizando o larvicida.

O objetivo da varredura é obter resultados positivos na mudança das condições favoráveis para transmissão da dengue neste período do ano, em que há alternância de chuvas com sol, o que favorece a proliferação do vetor da doença. Especialmente nas áreas de maior vulnerabilidade a partir da identificação dos casos notificados, a exemplo dos bairros de Água Fria, Torrões e Dois Unidos, que hoje lideram o ranking dos bairros com maior número de registros.

O trabalho realizado pelos agentes de Saúde em parceria com o Exército tem ajudado a ampliar os locais de ação na Capital. Além da procura e detecção de focos da dengue, eles fornecem orientações à população sobre os cuidados com a enfermidade e as formas de evitá-la, como, por exemplo, não acumulando lixo, situação que também pode favorecer a proliferação do vetor da doença. Havendo larvas da dengue em algum depósito, os agentes do PSA aplicarão o larvicida, e dependendo do local, o descartarão.

Para o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, “o objetivo é alcançar o maior número de residências dentro de um curto espaço de tempo e o reforço dos militares é de grande importância para o sucesso de nossa ação, uma vez que o Exército tem-se mostrado um aliado indispensável no combate à enfermidade. Essa experiência vem sendo repetida como nos anos anteriores; uma estratégia que traçamos para conter o avanço do número de casos de dengue no Recife”, afirma o secretário. Ele ressalta, ainda, o compromisso da instituição ao se envolver com um trabalho de grande dimensão, que tem como principal objetivo beneficiar toda a sociedade.

Levantamento – De 02 janeiro a 31 de maio, a Secretaria de Saúde do Recife visitou 805.006 mil imóveis, dos quais 614.638 foram trabalhados. Um total de 192.360 estavam fechados e outros 3.502 recusaram o acesso do agente de Saúde Ambiental. Ao todo, foram tratados 82.054 focos, sendo eliminados 54.443.

Combate – O mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, atua em depósitos onde existe água parada e sem proteção, como baldes e caixas d’água, e até lixo. Por isso, é importante que a população cuide, principalmente, dos depósitos de água para consumo e procure colaborar com os horários de coleta do lixo na região onde mora. Se a pessoa tiver febre, vômito, encontrar machas vermelhas pelo corpo ou sentir dores nas articulações e no abdômen, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa o quanto antes.

Quem quiser tirar dúvidas pode telefonar para a Ouvidoria Municipal de Saúde pelo telefone - 0800.281.1520, de segunda a sexta, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

Serviço:
O quê: PCR reforça combate à dengue na Zona Norte do Recife
Quando: neste sábado e domingo, em Dois Unidos (concentração no terminal do ônibus, a partir das 8h

Matérias Relacionadas
- Saúde promove ação de combate à dengue nos principais shoppings da cidade
- Secretaria de Saúde prorroga vacinação contra gripe H1N1
- Torcida alvirrubra recebe orientações sobre os cuidados com a dengue
- Saúde define plano de implantação do acolhimento com classificação de risco
- Saúde promove palestra sobre tabagismo para profissionais do Cisam
- PCR e Exército se unem para combater a dengue no Recife
- Saúde promove capacitação sobre Programação e Orçamento
- Saúde combate a dengue em jogo na Ilha do Retiro
- Profissionais da Atenção Básica do Recife são capacitados para o combate à dengue
- Exército entra na briga contra a dengue no Recife
- Saúde capacita profissionais da Atenção Básica sobre a dengue
- PCR consegue apoio da Igreja Católica na campanha da de combate à Dengue
- Saúde capacita zeladores de condomínios para reforçar o combate à dengue
- Diretora de Vigilância à Saúde se reúne com Dom Fernando Saburido
- Saúde intensifica ações contra a dengue na Zona Norte do Recife
- Saúde promove atividades para marcar Dia Mundial sem Fumar
- Saúde capacita profissionais da Academia da Cidade para o São João
- Seminário marca celebração do Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna
- Saúde faz marcação cerrada contra a dengue em Náutico x América (RN)
- Prefeitura realiza mutirão contra a dengue na Zona Norte do Recife


Enviar    Imprimir