Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE PROMOVE MUTIRÃO DA DENGUE EM DOIS UNIDOS E ÁGUA FRIA
20:44 Segunda-feira, 7 de Junho de 2010

Agentes de Saúde Ambiental e soldados do Exército Brasileiro percorreram mais de 100 quarteirões em busca de focos da dengue em dois dos bairros que registraram grande número de casos notificados da doença
 
Por Mhatteus Sampaio

Ao longo do final de semana, a Prefeitura do Recife intensificou mais uma vez o combate à dengue. Desta vez, os 116 agentes de Saúde Ambiental(ASA) e soldados do Exército Brasileiro percorreram mais de 100 quarteirões dos bairros de Dois Unidos e Água fria, Zona Norte da cidade, com o objetivo de identificar e eliminar criadouros do Aedes aegypti.

Antes do início das atividades, todos os integrantes do mutirão se reuniram para as orientações que foram repassadas pela diretora do Distrito Sanitário II, onde estão localizados os dois bairros. Na concentração, o secretário executivo da Saúde do Recife, Tiago Feitosa, que acompanhou a saída dos agentes e militares, lembrou a grande importância da parceria que reforça o trabalho do Programa de Saúde Ambiental (PSA) em levar aos moradores do Recife informações, orientações e formas de prevenção da doença.
 
“A dengue não é uma questão apenas do Recife, mas de todo o país. É um desafio para toda grande cidade conseguir que esse tipo de enfermidade não seja uma ameaça freqüente para a nossa população. Por isso, gostaria de agradecer aos esforços dos nossos agentes de Saúde Ambiental e aos militares, que nos ajudam fortemente no combate à doença. Gostaria ainda de fazer uma convocação para que os recifenses se engajem nessa luta e nos auxiliem nessa batalha diária. É necessário que os moradores estejam conscientes para que nossas informações não se percam e possam ser repassadas para outras pessoas que precisam ser alertadas sobre os cuidados com a dengue”, avaliou Tiago Feitosa, secretário executivo da Saúde do Recife.
 
Durante os dois dias da varredura, foram trabalhadas 1.803 imóveis. Desse total, 532 estavam fechados. Em 15 residências, os moradores se recusaram a receber os agentes e militares. Foram realizados 360 tratamentos focais, encontrados 58 focos da larva e descartados 633 depósitos.
 
Na casa da aposentada Maria Francisca dos Santos, foram encontrados dois focos da dengue. Ela se mostrou surpresa, já que, para ela, o armazenamento de água estava sendo feita corretamente. “Eu nunca pensei que aqui na minha casa fossem encontrar foco do mosquito. Estou impressionada. A partir de agora, vou cuidar mais ainda para evitar que o mosquito faça alguém da minha casa vítima da doença”, garantiu.
 
Mutirão – O trabalho realizado pelos agentes de Saúde em parceria com o Exército tem ajudado a ampliar os locais de ação na capital. Além da procura e detecção de focos da dengue, eles fornecem orientações à população sobre os cuidados com a enfermidade e as formas de evitá-la, como, por exemplo, não acumulando lixo, situação que também pode favorecer a proliferação do vetor da coença. Havendo larvas da dengue em algum depósito, os agentes do PSA aplicarão o larvicida, e dependendo do local, o descartarão. 
 
Combate – O mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti atua em depósitos onde exista água parada e sem proteção, como baldes e caixas d’água e até lixo. Por isso, é importante que a população cuide, principalmente, dos depósitos de água para consumo e procure colaborar com os horários de coleta do lixo na região onde mora. Se a pessoa tiver febre, vômito, encontrar machas vermelhas pelo corpo ou sentir dores nas articulações e no abdômen, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa o quanto antes.
 
Quem quiser tirar dúvidas pode telefonar para a Ouvidoria Municipal de Saúde pelo telefone - 0800.281.1520, de segunda a sexta, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

Matérias Relacionadas
- DENGUE - Saúde capacita profissionais da rede contra a doença
- Saúde da Família ganha reforço com programa pioneiro de Atenção Básica
- Profissionais de saúde do Aníbal Bruno passam por sensibilização sobre hanseníase
- Saúde discute dengue em reunião do Cremepe
- Prefeitura lança no Recife programa pioneiro de Atenção à Saúde
- PCR reforça combate à dengue na Zona Norte do Recife
- Saúde promove ação de combate à dengue nos principais shoppings da cidade
- Secretaria de Saúde prorroga vacinação contra gripe H1N1
- Torcida alvirrubra recebe orientações sobre os cuidados com a dengue
- Saúde define plano de implantação do acolhimento com classificação de risco
- Saúde promove palestra sobre tabagismo para profissionais do Cisam
- PCR e Exército se unem para combater a dengue no Recife
- Saúde promove capacitação sobre Programação e Orçamento
- Saúde combate a dengue em jogo na Ilha do Retiro
- Profissionais da Atenção Básica do Recife são capacitados para o combate à dengue
- Exército entra na briga contra a dengue no Recife
- Saúde capacita profissionais da Atenção Básica sobre a dengue
- PCR consegue apoio da Igreja Católica na campanha da de combate à Dengue
- Saúde capacita zeladores de condomínios para reforçar o combate à dengue
- Diretora de Vigilância à Saúde se reúne com Dom Fernando Saburido


Enviar    Imprimir