Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE DA FAMÍLIA GANHA REFORÇO COM PROGRAMA PIONEIRO DE ATENÇÃO BÁSICA
17:53 Segunda-feira, 7 de Junho de 2010

As equipes do NASF e NAPI atuarão nos distritos sanitários I e II, reforçando atendimento na rede municipal e encaminhando os usuários para os serviços especializados

Por Mhatteus Sampaio

Os usuários do Distrito Sanitário I contam, a partir desta segunda-feira (7), com uma nova modalidade de serviço voltado para a Atenção Básica do município: o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O lançamento do serviço, pioneiro na capital pernambucana, foi feito pelo secretário de Saúde, Gustavo Couto, na PSF São José do Coque, na Ilha de Joana Bezerra. A solenidade contou com as presenças de Tiago Feitosa, secretário executivo da pasta, e Bernadete Perez, diretora de Atenção à Saúde. Participaram ainda o gerente de Atenção Básica do Recife, Aristides Oliveira, além de diretores de distritos sanitários, equipes que atuam na unidade, delegados do Orçamento Participativo e lideranças comunitárias.

Melhoria no atendimento de saúde pública para a população, aumentar ainda mais a resolutividade da Atenção Básica na rede municipal, qualificação do PSF, são alguns dos princípios que norteiam a atuação das duas equipes do NASF, que trabalharão juntamente com a equipe de Saúde da Família, reforçando o cuidado com os usuários da rede municipal e fazendo os encaminhamentos para os serviços especializados.

O trabalho desse grupo, que ficará sediado no PSF São José do Coque, será identificar, no território, as necessidades dos pacientes, auxiliando com a assistência integral à saúde, por meio de um atendimento humanizado. Duas equipes multiprofissionais trabalharão de acordo com as especificidades do território e da rede de saúde: Psicólogo, Assistente Social, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo; Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, médicos Ginecologista, Homeopata, Acupunturista, Pediatra e Psiquiatra.

“A proposta de trabalho e ação, aproximação das equipes, fará com que tenhamos respostas imediatas relacionadas à resolutividade do serviço. Esta é mais uma estratégia da Prefeitura do Recife com o propósito de qualificar e fortalecer a rede municipal, com uma clínica mais forte, articulada, a partir dos núcleos de apoio ao Saúde da Família. Precisamos adotar mais iniciativas como esta para podermos instrumentalizar o serviço, contemplar cada vez mais os usuários da rede. É uma satisfação fazer o lançamento desse núcleo nesta comunidade, trazendo profissionais qualificados e comprometidos com o acolhimento e preocupados com o bem-estar da população”, avaliou Bernadete Perez, diretora de Atenção à Saúde do Recife.

Para o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, “este é um processo democrático de construção de uma rede municipal melhor, mais resolutiva. Uma das questões centrais é o desafio de consolidar a Atenção Básica como grande orientadora e ordenadora de todos os complexos de saúde do Brasil. A partir da organização de base que temos nos territórios, é possível definir um complexo de assistência, vigilância e atenção à saúde, com muito mais qualidade. É assim que temos pensado a saúde no Recife. Promover a qualificação das equipes, acompanhar com cuidados específicos os usuários da rede, melhorar a qualidade de vida das pessoas, são metas que traçamos diariamente e pretendemos expandir com o reforço dessas equipes do NASF”, afirma o secretário.

Ampliação – Neste primeiro momento, as duas equipes atuarão no Distrito Sanitário I. Até o final do mês de julho, a Secretaria de Saúde do Recife implantará mais cinco equipes semelhantes para aumentar ainda mais a disponibilização dos serviços para os usuários da rede municipal. Os profissionais estão passando por um processo de seleção simplificada para ocupação imediata dos cargos.

Práticas Integrativas – Ainda nesta segunda-feira, foi lançado na Unidade de Cuidados Integrais à Saúde Guilherme Abath, no bairro do Torreão, Zona Norte do Recife, o Núcleo de Apoio a Práticas Integrativas (NAPI), que também contará com duas equipes que atuarão de forma semelhante à do NASF, mas com ênfase nas práticas integrativas e complementares, a partir da oferta ampliada de atividades coletivas e individuais, que visam a promover o bem-estar, a partir da melhoria da qualidade de vida da população.

A equipe do NAPI contará com médicos Homeopata, Acupunturista, Nutricionista, Farmacêutico, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, que atuarão em práticas integrativas como Tai Chi Chuan, Liang Gong, Yoga (técnicas de exercícios para prevenir e tratar de dores no corpo e restaurar a sua movimentação), Bioenergética, Massoterapia, Acupuntura, Homeopatia, Medicina e Terapia Ayurvedica, Alimentação Saudável, Fitoterapia e Percussão e dança.

As equipes do NAPI ficarão sediadas na Unidade de Cuidados Integrais de Saúde Guilherme Abath (Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 235, Torreão) e atuarão nas Unidades de Saúde da Família (USF), juntamente com a equipe do PSF dos Distritos Sanitários II e III.

A diretora do Distrito Sanitário II, onde fica localizada a Unidade Guilherme Abath, Silvana Moreira, aproveitou a solenidade de lançamento do NASF e prestou duas homenagens: uma, à diretora do serviço, Odimarilis Dantas, à frente da unidade durante seis anos, prestando serviços à comunidade e à saúde municipal. Outra ao prefeito João da Costa e ao secretário Gustavo Couto, e pela preocupação com as comunidades em lançar um serviço de grande importância.

Matérias Relacionadas
- Profissionais de saúde do Aníbal Bruno passam por sensibilização sobre hanseníase
- Saúde discute dengue em reunião do Cremepe
- Prefeitura lança no Recife programa pioneiro de Atenção à Saúde
- PCR reforça combate à dengue na Zona Norte do Recife
- Saúde promove ação de combate à dengue nos principais shoppings da cidade
- Secretaria de Saúde prorroga vacinação contra gripe H1N1
- Torcida alvirrubra recebe orientações sobre os cuidados com a dengue
- Saúde define plano de implantação do acolhimento com classificação de risco
- Saúde promove palestra sobre tabagismo para profissionais do Cisam
- PCR e Exército se unem para combater a dengue no Recife
- Saúde promove capacitação sobre Programação e Orçamento
- Saúde combate a dengue em jogo na Ilha do Retiro
- Profissionais da Atenção Básica do Recife são capacitados para o combate à dengue
- Exército entra na briga contra a dengue no Recife
- Saúde capacita profissionais da Atenção Básica sobre a dengue
- PCR consegue apoio da Igreja Católica na campanha da de combate à Dengue
- Saúde capacita zeladores de condomínios para reforçar o combate à dengue
- Diretora de Vigilância à Saúde se reúne com Dom Fernando Saburido
- Saúde intensifica ações contra a dengue na Zona Norte do Recife
- Saúde promove atividades para marcar Dia Mundial sem Fumar


Enviar    Imprimir