Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

JOÃO TREVISAN FOMENTOU DEBATE EM TORNO DA LITERATURA HOMOERÓTICA
00:00 Quarta-feira, 25 de Agosto de 2010

Público lotou o auditório da Livraria Cultura para ouvir o jornalista, escritor e fundador do Grupo de Afirmação Homossexual

Por Jaciana Sobrinho

“A idéia da homossexualidade sempre foi tratada como uma lepra. Ainda hoje, temos guetos de homossexuais nas cidades, onde é possível viver e alimentar-se dessa chamada subcultura”. Com essa frase João Silvério Trevisan deu início ao painel “Literatura & Identidades: existe literatura homoerótica? promovido pelo Festival Recifense de Literatura – A Letra e a Voz, nesta terça (24).

Trevisan conta que faz questionamentos em torno da estética da chamada literatura homoerótica, observando se há elementos específicos para representar na escrita os sentimentos e vivências homossexuais. “Quando lemos o Poema XIV, de Roberto Piva, por exemplo, o que vemos é uma métrica que se assemelha às batidas do jazz e uma temática que pode se aplicar à qualquer orientação sexual. Não há algo que indica que o poeta é homossexual, existe uma ambigüidade que pode ser encontrada em poemas de Guimarães Rosa, só pra citar outro exemplo”, comenta Trevisan.

Ainda de acordo com Trevisan, o conceito sobre literatura homoerótica se divide em dois. “Tem gente que defende a vertente cheia de metáforas e fantasias do imaginário gay. Enquanto outros acreditam que esse gênero literário é divertido, escrachado. Mas a irreverência não é algo inerente apenas aos homossexuais”, afirma o autor, ilustrando sua consideração com o poema A bunda, que engraçada!, de Carlos Drummond de Andrade.

O autor fez algumas considerações acerca do mercado literário e as dificuldades para se fazer e viver de literatura no Brasil. Mas deixou claro que não acredita que isso seja algo diretamente relacionado à sua orientação sexual ou ao seu estilo de escrita. Antes de encerrar seu discurso, João declamou o poema Por favor, meu amo, do norteamericano Allen Guinsberg, e prestou uma homenagem com uma leitura emocionada de Poema Vertigem, da autoria de Roberto Piva, de quem João Trevisan foi muito amigo.

João Silvério Trevisan - Nasceu em 1944, na cidade de Ribeirão Bonito (SP). Escritor com domínio da prosa, é ensaísta, dramaturgo, tradutor, jornalista, coordenador de oficinas literárias, roteirista e diretor de cinema. Recebeu inúmeros prêmios em teatro, cinema e literatura, dentre os quais o Concurso Latinoamericano del Cuento, em Puebla – México, o Jabuti (três vezes) e o da Associação Paulista dos Críticos de Arte - APCA (duas vezes). Tem obras traduzidas para o inglês, o alemão e o espanhol. Escreve para jornais e revistas de todo o País e do exterior. Um de seus artigos mais conhecidos é “O Brasil não fica em Marte”.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura realiza seminário sobre políticas de leitura e redes de bibliotecas
- Recifenses conheceram a letra e a voz de Elvira Vigna
- Curso ensina como criar blogs literários
- As interfaces da arte-educação será tema de discussão no CFAV
- PCR abre inscrições para Concurso de Contos Luís Jardim
- PCR realiza seminário que discute a sustentabilidade e ampliação das bibliotecas
- Mamam convida imprensa para bate-papo com a artista Ana Letycia
- Isabela Cribari lança Nordeste feito à mão
- A Letra e a Voz de Joaquim Nabuco são mote de discussão na Livraria Cultura
- Escritores apresentam um retrato das culturas periféricas
- Teatro Barreto Júnior exibe O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas
- Curso apresenta introdução sobre crítica de poesia
- Prefeitura do Recife divulga resultado de concurso de bolsas para o Spa das Artes 2010
- Terça Negra anima o Pátio de S. Pedro com reggae, black music e coco
- Concerto marca intercâmbio cultural entre Brasil e Itália
- Diálogos entre Arte e Público encerra com trocas de experiências
- Santa Isabel completamente tomado para a Abertura do Festival Recifense de Literatura
- Teatro do Parque comemora aniversário com programação especial
- Começa neste domingo a oitava edição do Festival A Letra e a Voz
- Projeto Diálogos entre Arte e Público coloca acessibilidade cultural em pauta


Enviar    Imprimir