Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

ACADEMIA DA CIDADE DO COQUE COMPLETA DOIS ANOS DE ATIVIDADES FÍSICAS
12:22 Quarta-feira, 20 de Outubro de 2010

Expectativa é que 500 pessoas participem do evento

O polo do Academia da Cidade do Coque, instalado na Ilha Joana Bezerra, comemora dois anos de atividades nesta quarta-feira (20), a partir das 17h30. O evento contará com a presença de usuários do espaço e de outros polos vizinhos como o da Ilha do Joaneiro, Hipódromo, Alto do Capitão, Jaqueira, Morro da Conceição, Sitio Trindade, Praça Poeta, Engenho do Meio, Beira Rio e Avenida do Forte, San Martin, Jardim São Paulo, Boa Viagem, Ibura, Brasília Teimosa, Ipsep e Lagoa do Araçá.

São esperadas aproximadamente 500 pessoas para o evento. A programação contará com aulão de ginástica, danças folclóricas, orientações para atividade física e saúde, por meio dos profissionais do polo, além da apresentação dos passistas da Escola de Frevo do Recife, grupo de street dance do Geraldão, DJ e o tradicional corte do bolo.

O polo Academia da Cidade do Coque é um espaço que representa a lógica de funcionamento de uma política de promoção da saúde, requalificando uma área antes inutilizada que passa a ser ampla e diversificadamente frequentada por todos. Além disso, a área reflete a expressão da responsabilidade dos moradores com o espaço público. A PCR realiza manutenção preventiva regularmente em todas as unidades (pintura, conserto de equipamentos, iluminação) e, durante os últimos dois anos, mal foi preciso fazer intervenções no Coque, devido ao bom estado de conservação do local.

A unidade recebe diariamente 400 pessoas em todos os seus espaços de recreação, lazer, atividade física, cultura, entre outros. A história do polo é uma história de luta da comunidade e de preservação de uma identidade. Não à toa, o espaço recebe o nome de uma grande liderança da comunidade: Pérola Francisca dos Passos (in memorian), mãe de um dos líderes comunitários da localidade, conhecido por Nado.

Academia da Cidade - Há oito anos em atividade, o programa é referência no País para a prática regular de atividades físicas e de lazer em espaços públicos. Atualmente, existem 21 polos na Cidade, frequentados, mensalmente, por cerca de 30 mil pessoas. Com 80 profissionais nas áreas de educação física e nutrição, desenvolve trabalhos nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), junto aos seus usuários, com a orientação de atividades físicas, jogos e passeios temáticos.

No último mês de agosto, a PCR, em parceria com o Governo do Estado, deu início às obras de construção de mais um polo do Academia da Cidade. A nova unidade funcionará no Parque 13 de Maio e receberá investimento de R$ 331 mil. A unidade será a primeira das 20 academias que serão construídas na Cidade previstas no 2º Plano de Obras do Orçamento Participativo. Ao final do convênio, os recifenses contarão com 41 polos, uma vez que no Recife, 21 já funcionam plenamente. Um investimento total de R$ 13 milhões. Esse recurso será aplicado na requalificação e construção de espaços públicos de lazer, recursos humanos e aquisição de equipamentos.

Serviço
O quê: Academia da Cidade do Coque completa dois anos de atividades físicas
Onde: Academia da Cidade do Coque (Ilha Joana Bezerra)
Quando: 20/10/2010 (Quarta-feira)
Horário: a partir das 17h30

Matérias Relacionadas
- Recife amplia programa de Atenção Básica à Saúde
- Acolhimento é tema de capacitação para profissionais do Guilherme Abath
- Recife inicia tratamento em massa contra a filariose
- Secretaria de Saúde participa do XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
- Técnicos da Saúde participam de curso sobre animação sociocultural
- Gestor da Secretaria de Saúde participa de curso em Minas Gerais
- PCR promove palestra sobre tabagismo para profissionais da Brink’s Segurança
- Prefeitura do Recife lança campanha Xô Filariose
- Secretaria de Saúde do Recife alerta para o combate à Sífilis
- Caminhada no Ibura celebra Dia do Idoso com usuários da rede municipal de saúde
- Prefeitura do Recife lança campanha de combate à Filariose
- Secretaria de Saúde promove caminhada em comemoração ao Dia do Idoso
- Saúde realiza oficina de material reciclado no Alto do Reservatório
- Saúde promove palestra sobre câncer de mama
- Secretário Gustavo Couto prestigia abertura de evento nacional na área de queimaduras
- Pacientes têm comemoração especial de Dia das Crianças no Helena Moura
- Unidade de Pediatria Helena Moura comemora o Dia das Crianças
- Prefeitura do Recife celebra o Dia do Agente Comunitário de Saúde
- Secretaria de Saúde promove palestra sobre aleitamento materno
- PCR marca presença em caminhada de sensibilização sobre hanseníase


Enviar    Imprimir