Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

ALUNOS MUNICIPAIS RECEBEM PRIMEIRO MUTIRÃO DA VISÃO DENTRO DO PROGRAMA OLHAR RECIFE
15:07 Terça-feira, 26 de Julho de 2011

Exames foram realizados na Escola Municipal Darcy Ribeiro, localizada no bairro do Cordeiro

Por Tádzio Estevam

A manhã desta terça-feira (26) foi dedicada ao cuidado da visão para aproximadamente 500 alunos da rede municipal de ensino do Recife. Isto porque aconteceu na Escola Municipal Darcy Ribeiro, no Cordeiro, o primeiro dos 17 mutirões da visão oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV). As ações compõem o Programa Olhar Recife, que objetiva identificar e corrigir problemas visuais em estudantes da rede municipal e facilitar o acesso à consulta oftalmológica e a óculos corretivos, além de garantir toda linha de cuidado inclusive o de reabilitação visual.

O pátio da escola estava lotado de crianças que aguardavam ansiosamente para fazer os exames. Foram atendidos aproximadamente 500 estudantes de quatro escolas municipais localizadas no Distrito Sanitário IV – Zona Oeste do Recife. Os alunos das escolas Sítio do Berardo, Vila Santa Luzia, e da Iputinga fizeram os exames juntamente com os alunos da escola Darcy Ribeiro, escolhida como polo para reunir os agentes envolvidos. Os exames foram realizados pelos médicos da Fundação Altino Ventura, para identificar os problemas visuais das crianças e adolescentes.

A iniciativa foi uma surpresa para Dona Fátima Alves, mãe da aluna Vitória Santos, 12 anos, estudante da Escola Municipal Santa Luzia. “Esta é a primeira vez que minha filha participa deste programa. Ela usa óculos há um ano, mas parou de usar porque não tinha dinheiro para comprar óculos novos. Estou muito satisfeita com esse programa, ainda mais sabendo que ela deverá sair daqui com óculos novos e ter um aproveitamento melhor na escola”, comemorou. Este também foi um motivo de comemoração para os profissionais da FAV. “É muito gratificante para nós, da Fundação Altino Ventura, poder proporcionar isso para essas crianças. Além de cuidarmos da visão de cada uma aqui, estamos contribuindo para que eles aumentem os rendimentos escolares, pois a visão é um dos sentidos mais importantes para o ser humano”, disse André Cavalcanti, um dos técnicos da Fundação.

Ainda no local havia uma ótica com vários modelos de armações e lentes corretivas à disposição para escolha dos que foram indicados para o uso dos óculos. As crianças e adolescentes com problemas mais graves serão encaminhadas para o Centro de Reabilitação Menina dos Olhos, vinculado à FAV. Este ano serão realizados 17 mutirões, todas as terças-feiras, em 62 escolas com alunos do 1º ao 4º Ciclo (1ª à 8ª série).

Por meio do Olhar Recife, caberá aos técnicos das duas secretarias (Saúde e Educação) a responsabilidade de identificar e corrigir problemas visuais relacionados à refração dos alunos e funcionários das escolas; facilitar o acesso à consulta oftalmológica e aos óculos corretivos (alunos e funcionários); garantir toda linha de cuidado inclusive o de reabilitação visual e implantar um Projeto Piloto de RBC (Reabilitação Baseada em Comunidades) para crianças com visão subnormal ou cegueira.

O Olhar Recife vai beneficiar no período de três anos 82.754 alunos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais, sendo que a cada ano serão triados 27.575 estudantes, a exemplo do ano passado (2010). Destes, 8.275 serão encaminhados para consulta, sendo garantido o fornecimento de 828 óculos, segundo parâmetro do Ministério da Saúde. Estima-se ainda que 0,8% dessas crianças terão algum tipo de deficiência visual e necessitarão complementar o cuidado através de programas de reabilitação visual.

Galeria de Fotos

Matérias Relacionadas
- Novas ambulâncias e um helicóptero são entregues para reforçar atendimentos no Samu Metropolitano
- Combate à dengue ganha reforço da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias
- PCR realiza mais uma seleção simplificada de médicos
- Secretaria de Saúde do Recife alerta para o prazo final da Campanha de Vacinação
- Gustavo Couto apresenta experiência do Recife no Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência
- Recife apresenta monitoramento da rede de urgência e emergência no 27º Congresso do Conasems
- Intersetorialidade em Saúde ganha discussão ampla no 27º Congresso do Conasems
- Gustavo Couto é eleito vice-presidente do Conasems
- Médicos americanos visitam a 10ª Conferência de Saúde do Recife
- Congresso do Conasems em Brasília debaterá a saúde no centro da agenda de desenvolvimento do Brasil
- Gestores municipais de saúde se reúnem no DF para discutir investimentos no setor
- Prefeitura do Recife sanciona Lei que regula a venda adequada da carne moída
- Universidade de Pernambuco terá polo experimental do Academia da Cidade
- Recife já vacinou quase 90% das crianças contra poliomielite
- Testagem rápida para HIV comprovou mais um ano de sucesso no São João do Recife 2011
- Secretaria de Saúde do Recife promove ações durante festividades do São João 2011
- Samu dá suporte aos dançarinos das quadrilhas e ao público no Geraldão
- Recife já vacinou mais de 80% das crianças contra poliomielite
- Modelo de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme do Recife representará o Brasil na França
- Recife atinge mais de 50% da meta da campanha de vacinação contra polio e sarampo


Enviar    Imprimir