Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

NOVAS AMBULÂNCIAS E UM HELICÓPTERO SÃO ENTREGUES PARA REFORÇAR ATENDIMENTOS NO SAMU METROPOLITANO
15:04 Terça-feira, 26 de Julho de 2011

A partir desta terça (26), três unidades de atendimento terrestre e uma aérea compõem a frota do serviço em 18 municípios

Por Tádzio Estevam

O Samu Metropolitano Recife recebeu na manhã desta terça-feira (26) mais três ambulâncias e uma aeronave que a partir de agora agregam as frotas da capital pernambucana e de mais 17 municípios da Região Metropolitana. A entrega das novas unidades aconteceu no pátio externo da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no bairro do Bongi, e contou com a presença do assessor executivo da Secretaria de Saúde do Recife, Tiago Feitosa; do coordenador geral do Samu Metropolitano Recife, Leonardo Gomes; e do secretário de Saúde de Pernambuco, Antônio Figueira.

O Ministério da Saúde enviou para a SES as unidades com o objetivo de reforçar a reserva técnica do Samu, que atualmente conta com seis ambulâncias. Das três novas unidades, duas são para o atendimento básico e uma equipada com aparelhos de UTI. Atualmente, a frota do Samu Recife conta com 22 ambulâncias, sendo 18 de suporte básico e mais quatro de suporte avançado (UTI). A reserva permite passar das atuais seis unidades para nove. “Com essa medida, teremos mais condições de agilizar o atendimento da população, uma vez que não precisaremos parar uma ou outra unidade para reparos e, assim, descobrir a população”, afirmou Leonardo Gomes.

De acordo com o assessor executivo da Saúde do Recife, Tiago Feitosa, o ato representa a consolidação de um programa que nasceu no Município e que virou exemplo nacional quando passou a ser ampliado para todo território nacional. “Este é um momento de vitória para todos nós que prestamos este serviço à população. A chegada dessas unidades de atendimento demonstra o quanto o Samu é imprescindível, pois recebemos uma média mensal de 45 mil ligações, das quais 12 mil se tornam atendimentos efetivos e cada ambulância que chega para reforçar a frota merece comemoração”, disse. Atualmente, o Samu Metropolitano conta com uma frota de 76 ambulâncias e um quadro superior a dois mil funcionários.

Já a aeronave, fruto de um convênio firmado entre a PCR e a Secretaria de Defesa Social (SDS), agregará a frota aérea juntamente com outro helicóptero que já realiza atendimentos na Região Metropolitana, este da Polícia Rodoviária Federal. “Esperamos dobrar o número de atendimentos aéreos que hoje já contabiliza uma média de 30 a 40 resgates”, comentou o comandante Allyson Bandeira, do Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social. O helicóptero se equivale a uma unidade de suporte avançado (UTI) e tem autonomia de vôo de 300 quilômetros ou duas horas e conta com médico, enfermeiro, técnico, além do piloto.

A cada mês, o programa do Samu atende a cerca de 10 mil chamados e realiza pronto-atendimento pré-hospitalar em pelo menos três mil das ocorrências. Quase o dobro de atendimento oferecido quando o programa surgiu em 2001. A manutenção mensal do serviço é superior a R$ 1 milhão.

A chegada dessas novas viaturas para o Samu Metropolitano trará mais eficiência ao serviço, proporcionará mais qualidade no atendimento à população e possibilitará diminuir consideravelmente o tempo de resposta a partir do momento que a solicitação chega à central Samu 192. Esta é uma preocupação constante da Prefeitura do Recife, modernizar o atendimento e fazê-lo cada vez mais referência para todo o País de agilidade e resolutividade”, afirmou Tiago Feitosa.

 

Matérias Relacionadas
- Alunos municipais recebem primeiro mutirão da visão dentro do Programa Olhar Recife
- Combate à dengue ganha reforço da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias
- PCR realiza mais uma seleção simplificada de médicos
- Secretaria de Saúde do Recife alerta para o prazo final da Campanha de Vacinação
- Gustavo Couto apresenta experiência do Recife no Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência
- Recife apresenta monitoramento da rede de urgência e emergência no 27º Congresso do Conasems
- Intersetorialidade em Saúde ganha discussão ampla no 27º Congresso do Conasems
- Gustavo Couto é eleito vice-presidente do Conasems
- Médicos americanos visitam a 10ª Conferência de Saúde do Recife
- Congresso do Conasems em Brasília debaterá a saúde no centro da agenda de desenvolvimento do Brasil
- Gestores municipais de saúde se reúnem no DF para discutir investimentos no setor
- Prefeitura do Recife sanciona Lei que regula a venda adequada da carne moída
- Universidade de Pernambuco terá polo experimental do Academia da Cidade
- Recife já vacinou quase 90% das crianças contra poliomielite
- Testagem rápida para HIV comprovou mais um ano de sucesso no São João do Recife 2011
- Secretaria de Saúde do Recife promove ações durante festividades do São João 2011
- Samu dá suporte aos dançarinos das quadrilhas e ao público no Geraldão
- Recife já vacinou mais de 80% das crianças contra poliomielite
- Modelo de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme do Recife representará o Brasil na França
- Recife atinge mais de 50% da meta da campanha de vacinação contra polio e sarampo


Enviar    Imprimir