Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO INICIA 2012 COM FORMAÇÃO PARA PROFESSORES
00:00 Terça-feira, 3 de Janeiro de 2012

A qualificação segue até o próximo dia 11, reunindo cerca de 550 educadores e monitores do Programa Mais Educação

Por Suzan Vitorino

O ano mal começou e a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SEEL) já iniciou as formações continuadas para os professores da Rede Municipal de Ensino. Cerca de 550 educadores contratados por tempo determinado e monitores do Programa Mais Educação estão participando, no Centro de Formação de Educadores, Professor Paulo Freire, desde esta segunda-feira (02), nos turnos da manhã e da tarde, de capacitação com temáticas sobre a “Organização da Educação em Ciclos de Aprendizagem”, “Educação Inclusiva”, “Avaliação” e “Preenchimento dos Diários de Classe”. Na manhã desta terça (03), a secretária de Educação, Ivone Caetano, presenciou a atividade.

“Formação para os professores não é um dever e sim um direito. O educador precisa dessa qualificação para refletir suas práticas e voltar para a sala de aula ainda melhor”, fala a secretária. Ivone orientou os participantes quanto à responsabilidade do educador em sala de aula. “Segundo Paulo Freire, em todos os momentos estamos aprendendo. Precisamos pensar nisso quando entramos na sala de aula: o que vamos ensinar, como e de que forma esse conteúdo vai interferir na vida do estudante”, concluiu a secretária.

Uma das formandas presentes, a professora Márcia Rocha, da E. M. Mário Melo, situada no bairro de Campo Grande, conta que vai usar o conteúdo aprendido na formação, em sala de aula. “É tudo muito proveitoso. Ontem estudamos os ciclos de aprendizagem e hoje estou ansiosa para aprender ainda mais sobre o preenchimento de caderneta”, confessa a educadora, que está na Rede Municipal desde outubro de 2011.

A professora da Gerência de Avaliação da SEEL, Roberta Santos, explicou aos presentes a importância do registro e da avaliação de cada estudante. “Avaliar é ter um julgamento sobre uma realidade concreta. Eu avalio para continuar ou mudar meu conceito sobre tal situação. Se a mudança que eu espero não ocorre, eu mudo o meu planejamento, para alcançar o que pretendo”, ensina. Para a educadora, registrar é a alma do negócio no processo de avaliação. “Caso eu esqueça de algum detalhe, eu vou ter o registro para relembrar qual o nível de cada estudante no começo do Ano Letivo”.
A formação segue até o próximo dia 11. Nos dias 12 e 13 de janeiro, haverá o planejamento para o Projeto Escola de Verão. Finalmente, no período de 16 a 24 de janeiro, os estudantes participarão do Projeto Escola de Verão em 60 unidades educacionais das 6 RPAs do Recife onde estão matriculados.

A gerente de 1º e 2º ciclos da SEEL, Mariza Augusta, explica que o projeto vai trabalhar os componentes curriculares de forma lúdica, “tornando a aula mais atrativa para os alunos, a exemplo do estudo do texto através de jogos teatrais e a matemática por meio de jogos. Sobre a formação no Paulo Freire Mariza acrescenta: “Ela dá as boas vindas aos professores; estamos fazendo uma explanação sobre a dinâmica da Rede e redimensionando o fazer pedagógico com enfoque lúdico”, finaliza.

Matérias Relacionadas
- Servidores de escolas profissionalizantes fazem festa de confraternização
- Estudantes da Escola Córrego da Bica passam mais uma “Noite na Biblioteca”
- Alunos da Escola Córrego da Bica passam uma noite na biblioteca
- PCR assina convênio para aquisição de copiadoras multifuncionais para escolas municipais
- Estudantes recebem Menção Honrosa de Olimpíada de Matemática
- Prefeitura instala impressoras de última geração na Rede Municipal de Ensino
- Estudantes de Escolas Municipais recebem Menções Honrosas da 6ª OBMEP
- Secretaria de Educação faz entrega de brinquedos para crianças atendidas pelo Iasc
- Escola Ambiental realiza a última aula-passeio do ano
- Usuários da Academia da Cidade do Parque 13 de Maio transformam comemoração em ação solidária
- Vice-Prefeito recebe cumprimentos pelo seu aniversário
- Escola Cecília Meireles recebe representantes da Inmed
- Experiências do Programa de Correção de Fluxo Escolar são apresentadas no Paulo Freire
- Crianças da Creche Dornelas Câmara comemoram o Natal
- Escola Ambiental comemora oito anos de atividades
- Grandes nomes do frevo são homenageados na Escola Engenho do Meio
- II Sementec é concluído com destaques para os avanços em tecnologia em 2011
- Escola da Prefeitura do Recife é considerada modelo nacional de Educação Alimentar
- Undime completa 25 anos e realiza seminário
- João da Costa participa de Confraternização Solidária dos servidores da Educação


Enviar    Imprimir