Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PREFEITURA DO RECIFE COMEMORA DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A HANSENÍASE
13:23 Terça-feira, 24 de Janeiro de 2012

Ação busca divulgar sinais e sintomas da doença, que tem cura

Por Victor Ferreira

No último domingo do mês de janeiro, tradicionalmente, é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase. Para marcar a data, a Secretaria de Saúde do Recife realizará a terceira edição do Consultório na Praça. Este ano, o evento ocorrerá no sábado (28), no Pátio do Carmo, bairro de Santo Antônio, das 8h30 às 16h. A mobilização é feita em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-PE) e o Morhan – Movimento de Reintegração da Pessoa Acometida pela Hanseníase.

Durante a iniciativa, serão disponibilizados três consultórios dermatológicos à população que estiver de passagem pelo local. As pessoas terão a oportunidade de fazer exames de pele e, caso seja detectado algum tipo de problema, serão encaminhadas para a unidade de saúde mais próxima de suas residências.

Além de 20 dermatologistas da SBD, participarão da abordagem cerca de 60 agentes comunitários da Rede Municipal de Saúde, que conversarão com os transeuntes e distribuirão material educativo sobre a doença. Ainda por parte da Prefeitura do Recife, no local, haverá uma apresentação do grupo de percussão Nação Abath, formado por usuários e profissionais da Unidade de Cuidados Integrais à Saúde Professor Guilherme Abath.

A Secretaria Estadual de Saúde estará presente com um grupo teatral, formado por educadores em saúde, promovendo uma manifestação cultural. No fim do evento, todos os técnicos farão uma caminhada ao lado da população pelas ruas próximas ao Pátio do Carmo. Os participantes serão acompanhados por uma banda de frevo, cedida pela Secretaria de Cultura do Recife.

Precisamos divulgar os sinais e sintomas da Hanseníase, porque a doença tem cura. Temos que trabalhar e desmistificar o estigma e o preconceito da população. A moléstia é milenar e não tinha tratamento, mas hoje em dia já temos cura para ela”, destacou a coordenadora municipal de Controle da Hanseníase, Milde Cavalcanti. “A Secretaria Municipal de Saúde tem investido tanto na capacitação dos seus profissionais, como na formação de parcerias com a sociedade civil, promovendo mobilizações comunitárias e campanhas educativas”, acrescentou.

No Recife, o Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase também estará em evidência em atividades paralelas no Distrito Sanitário V, que abrange os bairros da Zona Sudoeste da Cidade, como Areias, Bongi e San Martin. As ações ocorrerão de 26 de janeiro a 03 de fevereiro, em diversas unidades de Saúde da Família (USF), como Planeta dos Macacos (Jardim São Paulo) e Vila São Miguel/ Marrom Glacê (Afogados). Esses locais receberão iniciativas como palestras e exames, entre outras.

A parceria do dia 28 de janeiro será repetida no dia 08 de fevereiro, com a realização de um seminário voltado para enfermeiros da rede de atenção básica do Recife e da Região Metropolitana. O objetivo é atualizar e aprimorar os conhecimentos desses profissionais a respeito de aspectos relativos ao diagnóstico e tratamento da Hanseníase, prevenção de incapacidade e avaliação neurológica simplificada.

Saiba mais - A Hanseníase ainda acomete milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, são diagnosticados, anualmente, mais de 35 mil novos casos da doença. A enfermidade tem cura e, dependendo da forma clínica, o tratamento pode durar de seis meses a um ano. A medicação é gratuita e só está disponível nas unidades de saúde do SUS, ou seja, não é vendida nas farmácias do comércio.

Na capital pernambucana, até dezembro de 2011, foram detectados provisoriamente 684 casos. O tratamento está disponível nas 121 USFs da rede municipal, no Centro de Saúde Professor Sebastião Ivo Rabelo (Ibura) e nas policlínicas Gouveia de Barros (Boa Vista), Doutor Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Clementino Fraga (Vasco da Gama), Lessa de Andrade (Madalena), Agamenon Magalhães (Afogados) e do Pina.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura comemora Dia do Farmacêutico na Zona Norte do Recife
- Faixa etária para vacinação da Hepatite B será ampliada no Recife
- Dia do Farmacêutico será comemorado na Zona Norte do Recife
- Recife amplia a oferta de medicamentos na rede municipal com a inclusão de fitoterápicos
- Programas de estágio da Secretaria de Saúde do Recife recebem novos participantes
- Programas de estágio da Secretaria de Saúde recebem novos estudantes
- USF Sítio Grande recebe ação de saúde da mulher
- Saúde lembra o Dia Mundial do Braille
- Serviços da Prefeitura do Recife
- Secretaria de Saúde orienta sobre como lidar com a depressão de fim de ano
- Academia da Cidade promove Aulão de Reveião
- Secretaria de Saúde do Recife dá dicas para a ceia de diabéticos e hipertensos
- Saúde inicia atendimentos na Policlínica Salomão Kelner
- Vigilância Sanitária do Recife orienta a população para a compra de produtos das ceias de fim de ano
- Usuários da Academia da Cidade presenteiam crianças de creche municipal
- Orla recifense passa por desratização
- Saúde comemora a implantação da 20ª residência terapêutica do Recife
- Papai Noel do Samu Recife faz a alegria de mais de 150 crianças
- Papai Noel do Samu Recife entregará presentes para a criançada nesta terça-feira
- Prefeito João da Costa e ministro Alexandre Padilha inauguram a primeira Academia da Saúde do Brasil


Enviar    Imprimir