Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Administração e Gestão de Pessoas

REDE DE SAÚDE DO RECIFE CONTA COM TRATAMENTO HOMEOPÁTICO

Tratamento medicinal que vem crescendo no mundo, a homeopatia não se restringe apenas às clínicas particulares. No SUS, é possível ter acesso a essa terapia. No Recife, três unidades municipais oferecem tratamento – entre elas, a Unidade de Cuidados Integrais à Saúde Professor Guilherme Abath (Torreão), o Centro de Saúde Albert Sabin (Tamarineira) e a Central de Alergologia (Boa Vista). Com uma abordagem completa do paciente, aliando corpo e mente, a homeopatia tem o seu dia de comemoração nesta sexta-feira (21).
 
No Brasil, Estados e municípios começaram a oferecer atendimento homeopático aos usuários dos serviços públicos de saúde a partir da década de 80. Com a instituição da Portaria nº 971, em 2006, do Ministério da Saúde, o tratamento foi inserido no rol das práticas complementares do SUS, assim como a fitoterapia e a acupuntura, representando uma importante estratégia para o modelo de atenção à saúde. Os princípios estão baseados na recolocação do sujeito no centro das atenções ao levar em conta aspectos físicos, psicológicos, sociais e culturais, no fortalecimento da relação médico-paciente e na contribuição para o uso racional de medicamentos, entre outros.
 
A homeopatia é um tratamento que busca o equilíbrio do homem por meio de uma abordagem holística. Antes da prescrição médica, todas as queixas do paciente são levadas em consideração, não existindo  as chamadas 'queixas vagas'. Tudo tem uma razão de ser no relato do usuário, considera a médica homeopata Odimariles Dantas, gerente da UCIS Guilherme Abath. Criada em 2004, a unidade representa é um avanço no trabalho integral da saúde, sendo referência no SUS para quem busca terapias complementares como alternativa para a cura e prevenção de doenças crônicas.
 
Segundo Odimariles, a homeopatia pode ser trabalhada em diversas situações clínicas, como problemas respiratórios, alergias, transtornos emocionais, distúrbios do climatério e tensão pré-menstrual (TPM). Por semana, 100 pessoas são atendidas em média na Guilherme Abath. Desde a criação do centro, a busca pelo tratamento homeopático vem crescendo. Para se ter uma idéia, em 2005, foram registrados 1.600 atendimentos na unidade em relação a esse tipo de tratamento. Este ano, até o último mês de outubro, já foram realizadas 3.070 consultas, o que comprova o interesse da população por esse tipo de terapia, atesta a médica.
 
Em setembro de 2006, a UCIS Guilherme Abath passou a contar também com uma farmácia de manipulação de medicamentos homeopáticos, a primeira do serviço público do Estado. Lá, a demanda também vem crescendo nos últimos tempos. No início, eram produzidos em torno de 100 medicamentos por mês. Agora, a produção mensal triplicou, com aproximadamente 300 remédios sendo manipulados. Antes, trabalhávamos apenas para os usuários da Guilherme Abath. Com o tempo, passamos a atender a demanda de médicos homeopatas da rede municipal e do Presídio Aníbal Bruno, que conta com especialista atendendo aos apenados e prescrevendo medicamentos, além da nossa própria demanda, que cresceu muito do ano passado para cá, diz Renata Cavalcante, farmacêutica responsável pelo serviço.
 
Além de mais baratos e naturais, os medicamentos manipulados não trazem danos ao organismo, ajudando na defesa contra os agentes causadores das doenças e no equilíbrio do corpo. É bom deixar claro que a medicina homeopática não exclui as outras especialidades médicas. Pelo contrário, ela age concomitantemente à medicina alopática, com a contribuição de todas as especialidades médicas e também com exames complementares para um bom diagnóstico do quadro clínico, ressalta Odimariles Dantas.
 
Na UCIS Guilherme Abath, dois médicos homeopatas se revezam no atendimento, que ocorre sempre de segunda a sexta nos dois horários (8h ao meio-dia e 14h às 17h). A consulta é marcada mediante encaminhamento de outra unidade de saúde. Além do centro, também existe atendimento homeopático no Centro de Saúde Albert Sabin, na Tamarineira, todos os dias da semana, das 8h às 11h30, e na Central de Alergologia, na Boa Vista, em Santo Amaro, às segundas-feiras, a partir das 14h. Na última unidade, a terapia é destinada exclusivamente para quem tem doenças alérgicas. Como na Guilherme Abath, a demanda não é espontânea no Albert Sabin e na Central de Alergologia. É preciso que o usuário seja encaminhado de outra unidade de saúde.
 
Serviço

Unidade de Cuidados Integrais à Saúde (UCIS) Professor Guilherme Abath
rua Marechal Deodoro da Fonseca, 235, Torreão
atendimento de segunda a sexta, das 8h ao meio-dia e das 14h às 17h
 
Centro de Saúde Albert Sabin
rua Padre Roma, 149, Tamarineira
atendimento de segunda a sexta, das 8h às 11h30
 
Central de Alergologia
avenida João de Barros, 800, Boa Vista 
atendimento às segundas-feiras a partir das 14h

Matérias Relacionadas
- I Vídeo-debate sobre Aids reúne profissionais de saúde da PCR
- Órgão americano considera Academia da Cidade modelo no mundo
- Jovens dão orientações na Feira do Adolescente
- PCR promove 1º Vídeo-Debate Saúde Mental e Aids
- Feira do Adolescente movimenta Parque 13 de Maio
- Atividades da PCR marcam Dia Mundial do Diabetes
- 18.617 diabéticos são cadastrados no Saúde da Família do Recife
- Recife realiza atividades no Dia Mundial do Diabetes
- Feira de Saúde reúne mais de 300 crianças
- PCR apresenta experiência no controle de roedores
- Feira de Saúde do CAPSad René Ribeiro movimenta Afogados
- Prefeitura inaugura PSF no Casarão do Cordeiro
- Recife discute controle da leptospirose
- Teste do pezinho é importante para tratar doenças genéticas
- Academia da Cidade é opção gratuita para entrar em forma no verão
- Vigilância Sanitária alerta para consumo de alimentos na praia
- Guilherme Abath oferece terapia de automassagem
- Iasc promove I Semana da Saúde voltada para o trabalhador
- Prefeitura participa de campanha de prevenção a câncer de pele
- PCR promove encontro sobre os transtornos mentais


Enviar    Imprimir