Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

VIGILÂNCIA SANITÁRIA ALERTA PARA CONSUMO DE ALIMENTOS NA PRAIA

Os cuidados na praia durante o verão vão muito além da aplicação do protetor solar. Para quem curte o sol, mar e passa o dia na praia deve ter outros cuidados básicos com a saúde. A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife alerta para as condições e a qualidade dos alimentos que costumam fazer a festa da população na estação do calor. Principalmente os alimentos servidos à beira-mar.

Para evitar que a farra no litoral se transforme em problema, a Vigilância intensifica suas ações nesta estação. Mas é preciso que haja colaboração por parte do público. “O ideal é descobrir a procedência do alimento e, se possível, até do vendedor. Os profissionais que apresentam melhores condições de higiene e os que trazem as comidas prontas, em vez de prepará-las na praia são os que oferecem mais segurança”, aconselha o gerente do órgão, Luiz Paulo Brandão.

Entre as tantas delícias disponíveis nas areias da orla, o gestor indica alimentos secos, que são mais seguros. “O camarão é um bom exemplo. Por ser salgado e seco, ele se conserva por mais tempo. Já os sanduíches naturais e os cachorros-quentes são mais perecíveis, por necessitarem de refrigeração e aquecimento, respectivamente. O queijo deve ser trazido pronto para assar, não pode ser repartido na praia, diferentemente das frutas, que devem ser cortadas na vista do consumidor”, enfatiza.

O gerente chama a atenção para o consumo de alimentos cítricos. “Frutas como abacaxi e laranja podem causar queimaduras na pele. É preciso evitá-las na praia, porque nem na sombra se está totalmente livre da exposição solar. E mesmo o limão da caipirinha pode trazer riscos de queimaduras”, ressalta. Brandão também comenta o aumento da quantidade de vendedores que atuam somente nesta época do ano. “Os comerciantes antigos são mais conscientes porque estão no dia-a-dia e já sabem as regras e têm freguesia. Já os vendedores sazonais são mais difíceis de conscientizar, o que dificulta o nosso trabalho. Mesmo assim, estamos atentos”, destaca.

De forma a evitar a ocorrência de intoxicações e problemas de origem alimentar, o gerente da Vigilância Sanitária ressalta a importância da parceria com a sociedade. “Em caso de dúvidas ou ao primeiro sinal de irregularidades, o consumidor deve denunciar à Ouvidoria Municipal de Saúde, por meio do telefone 0800.281.1520. A ligação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 7h às 19h”, completa.

Serviço:
Ouvidoria Municipal de Saúde: 0800. 281.1520
Funcionamento de segunda a sexta, das 7h às 19h

Matérias Relacionadas
- Guilherme Abath oferece terapia de automassagem
- Iasc promove I Semana da Saúde voltada para o trabalhador
- Prefeitura participa de campanha de prevenção a câncer de pele
- PCR promove encontro sobre os transtornos mentais
- Prefeitura discute controle da leptospirose
- Recife apresenta política de saúde no Sudeste do País
- Encontro discute transtornos ligados à infância
- Teatro reforça combate à filariose no Recife
- Iasc promove Semana da Saúde do Servidor
- PCR participa de Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele
- Teatro reforça combate à filariose no Recife
- PSFs serão campo de prática para residência multiprofissional da UPE
- Unidades de saúde da PCR serão campo de prática para especialização
- Gota espessa e controle da muriçoca fazem parte no combate à filariose
- Recife inicia tratamento coletivo da filariose
- PCR apresenta novas estratégias de controle da filariose
- Saúde Recife amplia setor de atendimento ao associado
- Samu simula atendimento em acidente aéreo
- PCR apóia Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra
- PCR comemora Dia de Luta pela Saúde da População Negra


Enviar    Imprimir