Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

FEIRA DE SAÚDE REÚNE MAIS DE 300 CRIANÇAS

Se divertindo e aprendendo, mais de 300 crianças de escolas públicas do bairro de Afogados participaram da 1ª Feira de Saúde, promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPSad) René Ribeiro, da Prefeitura do Recife. Além deles, usuários dos CAPS da rede municipal foram convidados a comparecer na festa montada na parte externa da Biblioteca Pública de Afogados e no CAPS René Ribeiro. As atividades continuam agora à tarde até as 17h, oferecendo serviços de saúde gratuitos.

Na biblioteca, profissionais da Secretaria de Saúde do Recife orientaram crianças e adultos sobre cuidados à saúde. Para animar a meninada, a organização do evento realizou duas contações de histórias e distribuiu cerca de 300 kits de saúde bucal, contendo uma escova e um creme dental, para uma aula-prática de saúde bucal. Já o público adolescente participou de palestras sobre tabagismo, DST/Aids e consumo de drogas dentro do CAPS. Para a feira, a Vigilância Ambiental doou cerca de 100 mudas de árvores.

Além disso, a feira oferece aferição de pressão, medição de glicose, orientações sobre tuberculose, hanseníase, DST/Aids, orientação sexual, entre outros temas. Junto com os quiosques, a feira abriga um bazar e feira com artesanatos produzidos pelos usuários do CAPS. Toda a renda arrecada será empregada na compra de materiais para produção de novas peças.

Para T. A. B., 25 anos, que já utilizou diversos tipos de drogas e que é usuário do CAPS há 8 meses, cinco deles em abstinência, o evento é um momento para refletir a importância que a população tem que dar para a saúde. “A feira é uma oportunidade também de recuperarmos a nossa confiança, levantar a auto-estima. É muito bom”. Mais de 30 usuários do CAPS se envolveram na organização da feira, montando estandes, quiosques, além de vender seus artesanatos produzidos.

De acordo com a gerente do CAPS René Ribeiro, Renata Almeida, a receptividade e a interação do público e dos usuários é muito boa. “Estamos surpresos com a quantidade de pessoas que vieram. Os usuários do centro estão participando ativamente da feira, vendendo seus artesanatos, ajudando na coordenação das palestras, entre outras atividades. Isso os ajuda a trabalhar a auto-estima tanto quanto à reinserção na sociedade”, pontua.

Agora à tarde, além dos serviços de saúde, a feira oferece palestras sobre uso consciente de medicamentos na dependência, drogas e seus efeitos, o que conselho tutelar, economia solidária, além da oficina de auto-expressão.

Matérias Relacionadas
- PCR apresenta experiência no controle de roedores
- Feira de Saúde do CAPSad René Ribeiro movimenta Afogados
- Prefeitura inaugura PSF no Casarão do Cordeiro
- Recife discute controle da leptospirose
- Teste do pezinho é importante para tratar doenças genéticas
- Academia da Cidade é opção gratuita para entrar em forma no verão
- Vigilância Sanitária alerta para consumo de alimentos na praia
- Guilherme Abath oferece terapia de automassagem
- Iasc promove I Semana da Saúde voltada para o trabalhador
- Prefeitura participa de campanha de prevenção a câncer de pele
- PCR promove encontro sobre os transtornos mentais
- Prefeitura discute controle da leptospirose
- Recife apresenta política de saúde no Sudeste do País
- Encontro discute transtornos ligados à infância
- Teatro reforça combate à filariose no Recife
- Iasc promove Semana da Saúde do Servidor
- PCR participa de Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele
- Teatro reforça combate à filariose no Recife
- PSFs serão campo de prática para residência multiprofissional da UPE
- Unidades de saúde da PCR serão campo de prática para especialização


Enviar    Imprimir