Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

RECIFE DISCUTE CONTROLE DA LEPTOSPIROSE

O combate à ‘doença do rato’ estará em alta durante toda a semana na capital pernambucana. É que o Ministério da Saúde promoverá até a próxima sexta-feira (14), no Hotel Barramares, em Jaboatão dos Guararapes, a segunda edição do Curso de Vigilância e Controle da Leptospirose. O primeiro dia de discussões, nesta segunda-feira (10), contou com a participação de representantes do Recife, Belém, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, cidades eleitas prioritárias pelo Governo Federal. Com apoio da Diretoria de Vigilância à Saúde da PCR, o evento pretende atualizar profissionais e compartilhar experiências entre os municípios envolvidos, tendo como principal objetivo a implementação do Programa Nacional de Vigilância da Leptospirose.

Segundo a gerente de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do Recife, Denise de Oliveira, um dos nossos grandes destaques está na forma de atuação do Programa de Saúde Ambiental (PSA), criado em 2002, pelo Governo João Paulo. A iniciativa conta com aproximadamente 900 profissionais e atua de forma integrada a outras secretarias, como as de Educação e Serviços Públicos. Os agentes investem na prevenção de agravos como dengue, raiva, filariose e leptospirose, por meio do desenvolvimento de atividades educativas e a realização de desratizações, entre outras empreitadas.

“Estamos apresentando agora os avanços que obtivemos em relação ao curso realizado no ano passado. Fizemos um levantamento da infestação predial de roedores e, a partir disso, elegemos áreas que receberam ações diferenciadas de controle de vetores. Também atuamos de forma associada ao combate à dengue e à leptospirose, doenças cuja proliferação é semelhantes nas questões socioambientais”, apontou a gestora.

De acordo com o representante do Ministério da Saúde, Jonas Brant, a escolha da capital pernambucana para sediar a segunda edição do curso não foi aleatória. “O Recife apresenta condições de enfrentamento da doença e, com o Programa de Saúde Ambiental, tem desenvolvido um trabalho importante no monitoramento e no controle da leptospirose”, destacou.

Programa – A participação do Recife no curso continua com a apresentação do sistema de informação do Programa de Saúde Ambiental (PSA) da Prefeitura do Recife nesta terça (11), entre 11h30 e 12h30. Na quarta-feira (12), das 8h às 11h, os participantes visitarão uma área da zona Sudoeste da cidade para ver de perto a atuação de equipes do PSA no controle de roedores.

À tarde, haverá a apresentação da experiência do Recife e de São Paulo no levantamento do índice de infestação predial por roedores. Na capital pernambucana, o trabalho teve início em janeiro deste ano e teve como base operacional o trabalho amostral da Prefeitura do Recife na avaliação do risco de incidência do mosquito da dengue (Aedes aegypti), com a indicação das áreas que necessitam de mais ações de prevenção e controle. Entre 16h15 e 17h, o Recife apresenta o perfil dos acidentes ocorridos por uso do chumbinho, o famoso veneno para rato.

Os dois últimos dias do evento serão reservados para discussão e apresentação de propostas dos municípios e do Ministério da Saúde no controle da leptospirose. Na capital, a moderação da doença é feita pelo PSA, com a promoção de ações de campo nas comunidades, e pela Gerência de Epidemiologia, que monitora a ocorrência da moléstia nos bairros da cidade.

Este ano, foram notificados 342 casos de leptospirose na cidade, com 74 confirmações da doença e três óbitos, conforme o último boletim da Secretaria de Saúde. Mês passado, a gestão municipal firmou uma parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para que a instituição de ensino informe à Saúde as ocorrências de leptospirose em cães. A idéia é que a Prefeitura faça uma ação preventiva de bloqueio na área onde foi detectado o caso da doença em animais para evitar a contaminação para os humanos.

Matérias Relacionadas
- Teste do pezinho é importante para tratar doenças genéticas
- Academia da Cidade é opção gratuita para entrar em forma no verão
- Vigilância Sanitária alerta para consumo de alimentos na praia
- Guilherme Abath oferece terapia de automassagem
- Iasc promove I Semana da Saúde voltada para o trabalhador
- Prefeitura participa de campanha de prevenção a câncer de pele
- PCR promove encontro sobre os transtornos mentais
- Prefeitura discute controle da leptospirose
- Recife apresenta política de saúde no Sudeste do País
- Encontro discute transtornos ligados à infância
- Teatro reforça combate à filariose no Recife
- Iasc promove Semana da Saúde do Servidor
- PCR participa de Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele
- Teatro reforça combate à filariose no Recife
- PSFs serão campo de prática para residência multiprofissional da UPE
- Unidades de saúde da PCR serão campo de prática para especialização
- Gota espessa e controle da muriçoca fazem parte no combate à filariose
- Recife inicia tratamento coletivo da filariose
- PCR apresenta novas estratégias de controle da filariose
- Saúde Recife amplia setor de atendimento ao associado


Enviar    Imprimir