Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR APRESENTA EXPERIÊNCIA NO CONTROLE DE ROEDORES

Técnicos de cidades consideradas prioritárias pelo Ministério da Saúde no combate à leptospirose participaram de uma atividade diferenciada na manhã desta quarta-feira (12): visitaram o bairro Mangueira, na zona Sudoeste da capital pernambucana, onde puderam conhecer parte de como funciona, na prática, o Programa de Saúde Ambiental (PSA) da Prefeitura do Recife. Além do município anfitrião, o grupo era formado por profissionais de Salvador (BA), Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Curitiba (PR). A ação de campo é um dos destaques de curso sobre a ‘doença do rato’ que o Governo Federal promove até a próxima sexta (14).

Nesta quarta, foi realizada uma desratização em cerca de 540 imóveis da comunidade Poço da Mangueira. Na próxima semana, a atuação será incrementada com a presença de outras secretarias municipais, como a de Serviços Públicos. “Desenvolvemos ações integradas como forma de diminuir a infestação de roedores e a possibilidade de transmissão da leptospirose. Elegemos agora a área da Mangueira, depois de termos bons resultados com uma iniciativa piloto na comunidade Jardim Uchôa, em Areias, também no Distrito Sanitário V”, apontou a supervisora de Animais Sinantrópicos e Peçonhentos da Secretaria de Saúde do Recife.

Representante do Pará, a médica veterinária Regina Perezino gostou de conhecer a experiência recifense. “Em Belém, o Centro de Controle de Zoonoses não tem integração com os agentes de controle de endemias e é nossa intenção que isto ocorra, como funciona aqui. A pouca quantidade de técnicos fez com que tivéssemos de focar nosso trabalho nos bairros mais carentes, onde a população mora em invasões sobre canais, palafitas e aterramentos com lixo. De todo jeito, é preciso que todos tenham consciência educacional. Somente assim será possível ter uma resposta melhor à nossas ações”, completou.

Este ano, foram notificados 342 casos de leptospirose na cidade, com 74 confirmações da doença e três óbitos, conforme o último boletim da Secretaria de Saúde. Mês passado, a gestão municipal firmou uma parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para que a instituição de ensino informe à Saúde as ocorrências de leptospirose em cães. A idéia é que a Prefeitura faça uma ação preventiva de bloqueio na área onde foi detectado o caso da doença em animais para evitar a contaminação para os humanos.

Matérias Relacionadas
- Feira de Saúde do CAPSad René Ribeiro movimenta Afogados
- Prefeitura inaugura PSF no Casarão do Cordeiro
- Recife discute controle da leptospirose
- Teste do pezinho é importante para tratar doenças genéticas
- Academia da Cidade é opção gratuita para entrar em forma no verão
- Vigilância Sanitária alerta para consumo de alimentos na praia
- Guilherme Abath oferece terapia de automassagem
- Iasc promove I Semana da Saúde voltada para o trabalhador
- Prefeitura participa de campanha de prevenção a câncer de pele
- PCR promove encontro sobre os transtornos mentais
- Prefeitura discute controle da leptospirose
- Recife apresenta política de saúde no Sudeste do País
- Encontro discute transtornos ligados à infância
- Teatro reforça combate à filariose no Recife
- Iasc promove Semana da Saúde do Servidor
- PCR participa de Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele
- Teatro reforça combate à filariose no Recife
- PSFs serão campo de prática para residência multiprofissional da UPE
- Unidades de saúde da PCR serão campo de prática para especialização
- Gota espessa e controle da muriçoca fazem parte no combate à filariose


Enviar    Imprimir