Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

ACADEMIA DA CIDADE É OPÇÃO GRATUITA PARA ENTRAR EM FORMA NO VERÃO

Nos meses que antecedem o verão, é comum o aumento na quantidade de pessoas que buscam praticar atividades físicas, muitas delas com o objetivo de deixar o corpo ‘sarado’. Uma sugestão para esse público é procurar um dos 20 núcleos do Programa Academia da Cidade. Criada em 2002 pela Prefeitura do Recife, a iniciativa se insere no Sistema Único de Saúde (SUS) da capital como uma excelente maneira de entrar em forma com segurança e, o que é melhor, gratuitamente.

Todos os pólos do Academia contam com professores e acadêmicos de educação física. Em alguns dos equipamentos, o programa conta ainda com o suporte de profissionais de nutrição para orientar as pessoas sobre alimentação saudável. As unidades possuem estrutura completa para a prática desportiva, incluindo espaço de ginástica, pista de cooper, sala de avaliação e área de convivência com quiosque, mesa de jogos e bancos. Algumas também apresentam atrações extras, como a recém-inaugurada no Coque, que disponibiliza quadra de futebol e playground, e a da Praça do Poeta, na Várzea, com direito a pista de skate.

Segundo o coordenador do Programa Academia da Cidade, Wilson Damascena, a primeira medida a ser tomada por quem quer abandonar o sedentarismo é passar por uma avaliação médica, maneira ideal para se identificar o nível individual de aptidão física. Para os praticantes acima dos 35 anos, também é aconselhável procurar uma análise cardiológica a fim de detectar ou descartar possíveis fatores de risco ou restrições a determinadas atividades corporais.

Outra sugestão é sobre o tipo e a freqüência do treino. “Para se manter saudável, o recomendado é realizar as atividades de três a cinco vezes por semana, com duração mínima de 30 minutos. Os usuários também devem procurar exercícios que ofereçam estímulo à prática contínua. Se não for assim, é comum que as pessoas diminuam a assiduidade ou mesmo abandonem o condicionamento”, diz Damascena.

Ele ainda destaca a necessidade de se preocupar com a nutrição e hidratação. “É indicado se alimentar 20 minutos antes de começar qualquer prática física, seguindo uma dieta mais rica em carboidratos. Paralelo a isso, o consumo de frutas, sucos, iogurtes e alimentos leves contribui para elevar a reserva de glicose, que será transformada em energia a ser queimada na atividade física. A ingestão de líquidos também é fundamental, até mesmo durante o ciclo de exercícios, pois a atividade em si já leva à perda de líquidos, principalmente na época de calor mais intenso”, detalha o coordenador.

Para quem vai se exercitar em espaços abertos é recomendado o uso de protetor solar para evitar futuros problemas dermatológicos, a exemplo de câncer de pele. Além disso, o conselho é vestir roupas mais leves e que ofereçam conforto, como camisetas, shorts e bonés.

Pessoas de todas as idades participam do Programa

Por ser público, o Academia na Cidade é uma opção às pessoas que não podem ou não querem pagar uma academia de ginástica. Nos 20 pólos espalhados pela cidade, as aulas de ginástica ocorrem de segunda à sexta-feira, das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h, sendo uma hora para cada turma. Pessoas de todas as idades são atendidas pelo Programa. Para participar, os usuários passam por uma avaliação física prévia a fim de verificar as condições para iniciar as atividades.

Desde a implantação do primeiro equipamento, na praça de Jardim São Paulo, em 2002, a Prefeitura do Recife investiu em torno de R$ 12,5 milhões na requalificação e construção dos pólos, além de contratação de recursos humanos e aquisição de equipamentos. Um 21º pólo está em fase de construção na praça João Pernambuco, conhecida popularmente como Praça da Vitória, no Ibura.

Referência no Brasil, o programa da Prefeitura recebeu premiação do Ministério da Saúde como ação exitosa, em 2004, e, no ano seguinte, da Fundación Ciudad Humana, da Colômbia, como o melhor programa de atividade física das Américas. Em 2007, uma pesquisa científica do Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Atlanta (EUA) considerou bastante positivo o desempenho do programa, sendo recomendado como exemplo para o Ministério da Saúde e o governo americano.

Matérias Relacionadas
- Vigilância Sanitária alerta para consumo de alimentos na praia
- Guilherme Abath oferece terapia de automassagem
- Iasc promove I Semana da Saúde voltada para o trabalhador
- Prefeitura participa de campanha de prevenção a câncer de pele
- PCR promove encontro sobre os transtornos mentais
- Prefeitura discute controle da leptospirose
- Recife apresenta política de saúde no Sudeste do País
- Encontro discute transtornos ligados à infância
- Teatro reforça combate à filariose no Recife
- Iasc promove Semana da Saúde do Servidor
- PCR participa de Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele
- Teatro reforça combate à filariose no Recife
- PSFs serão campo de prática para residência multiprofissional da UPE
- Unidades de saúde da PCR serão campo de prática para especialização
- Gota espessa e controle da muriçoca fazem parte no combate à filariose
- Recife inicia tratamento coletivo da filariose
- PCR apresenta novas estratégias de controle da filariose
- Saúde Recife amplia setor de atendimento ao associado
- Samu simula atendimento em acidente aéreo
- PCR apóia Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra


Enviar    Imprimir