Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

ATIVIDADES DA PCR MARCAM DIA MUNDIAL DO DIABETES

Considerado pelos especialistas como a doença do século 21, juntamente com a obesidade, o diabetes foi mote para diversas atividades da Prefeitura do Recife na manhã desta sexta-feira (14), dia mundial da doença. Pela manhã, dezenas de usuários do Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, unidade da municipal localizada em Casa Forte, participaram de uma aula de ginástica com professores do Programa Academia da Cidade, com direito a lanche dietético preparado pela cozinha experimental da unidade. Depois, os próprios alunos do programa apresentaram uma peça teatral sobre diabetes, sendo seguida de uma palestra no auditório para portadores da doença e familiares discutindo como conviver com a moléstia.

“Nos últimos oito anos, o governo João Paulo vem investindo na rede municipal de saúde no sentido de identificar e tratar os pacientes com diabetes, por meio do Programa Saúde da Família, que ampliou o número de PSFs de 16 para 113. Hoje, existem 18.617 diabéticos cadastrados nessas unidades. Além disso, o Academia da Cidade vem incentivando a prática de exercícios físicos regulares e a alimentação saudável. Existem 20 pólos espalhados pela capital em espaços públicos, como parques e praças, onde as pessoas podem procurar e aderir ao programa, evitando o desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas. É evidente que o Dia Mundial do Diabetes é especial pelo simbolismo porque temos a possibilidade de falar mais sobre o assunto. Mas o diabetes deve ser tratado todos os dias”, considerou a secretária Municipal de Saúde, Tereza Campos, que esteve na abertura da palestra do Ermírio.

O presidente da Comissão de Campanhas da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Gustavo Caldas, também presente no evento, revelou que o Brasil é o segundo País no mundo a se engajar na proposta de iluminar os monumentos de azul, perdendo apenas para a Argentina. São 106 locais que aderiram à campanha para chamar a atenção das pessoas sobre a temática. “O diabetes tem sido uma preocupação dos países em desenvolvimento, sobretudo. No Brasil, a população tem se tornado cada vez mais idosa, sendo susceptível a doenças crônicas, como a hipertensão e diabetes. Além disso, há que observar a ocorrência do diabetes em crianças e adolescentes, como conseqüência do sedentarismo, obesidade e maus hábitos alimentares”, considerou.

No hall da Prefeitura, foram oferecidos serviços de aferição de pressão, testagem da glicose, medição do índice de massa corporal (IMC) e da circunferência abdominal (para avaliar o risco de ocorrência de hipertensão, diabetes e colesterol), além de orientações com profissionais de saúde sobre o assunto. O Academia da Cidade também promoveu duas aulas de ginástica para as pessoas que estavam presentes. “Nunca me preocupei com o diabetes, mesmo com minha mãe e um irmão meu sendo portadores da doença. Trabalho muito. Mas estou vendo que é preciso mudar um pouco meus hábitos, controlando mais o peso, para evitar que eu também tenha a doença”, afirmou a funcionária pública Gilvanize Belarmino, 49 anos e moradora de Vasco da Gama.

O período da tarde será reservado às atividades culturais no edifício-sede da Prefeitura, com apresentação de teatro infantil enfocando o tema, e ações educativas promovidas por portadores de diabetes atendidos no Ermírio de Moraes. Às 17h30, será realizada uma solenidade no hall do prédio para marcar a adesão do município à iluminação azul, com presença do prefeito João Paulo. Trinta projetores de luz de 1.000 Watts foram instalados na fachada oeste do edifício (voltada para o rio Capibaribe) e serão ligados no fim da tarde, inserindo Recife na campanha mundial.
Matérias Relacionadas
- 18.617 diabéticos são cadastrados no Saúde da Família do Recife
- Recife realiza atividades no Dia Mundial do Diabetes
- Feira de Saúde reúne mais de 300 crianças
- PCR apresenta experiência no controle de roedores
- Feira de Saúde do CAPSad René Ribeiro movimenta Afogados
- Prefeitura inaugura PSF no Casarão do Cordeiro
- Recife discute controle da leptospirose
- Teste do pezinho é importante para tratar doenças genéticas
- Academia da Cidade é opção gratuita para entrar em forma no verão
- Vigilância Sanitária alerta para consumo de alimentos na praia
- Guilherme Abath oferece terapia de automassagem
- Iasc promove I Semana da Saúde voltada para o trabalhador
- Prefeitura participa de campanha de prevenção a câncer de pele
- PCR promove encontro sobre os transtornos mentais
- Prefeitura discute controle da leptospirose
- Recife apresenta política de saúde no Sudeste do País
- Encontro discute transtornos ligados à infância
- Teatro reforça combate à filariose no Recife
- Iasc promove Semana da Saúde do Servidor
- PCR participa de Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele


Enviar    Imprimir