Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR PROMOVE 1º VÍDEO-DEBATE SAÚDE MENTAL E AIDS

A rotina diária de um executivo bem sucedido portador do vírus do HIV e sua relação com a sociedade e um grande amor do passado. Esse é o enredo do filme Dias, que será exibido no 1º Vídeo-Debate Saúde Mental e Aids, realizado pela Prefeitura do Recife nesta quarta-feira (19). O evento ocorre no auditório da Fundação Nacional de Saúde, nos Aflitos, das 14h às 17h, e pretende reunir cerca de 70 profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial do município (CAPS) que trabalham com o consumo de álcool, fumo e outras drogas.

Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, o vídeo-debate tem a proposta de discutir sobre a rotina de atendimento aos pacientes com HIV atendidos nesses serviços. Após a exibição do filme, será aberto espaço para debate entre os profissionais tratando formas de acolhimento ao paciente, tratamento, estigma da doença e preconceito. “Queremos repensar coletivamente com os profissionais de saúde a atuação de cada um deles na temática do HIV/Aids e os desafios do tratamento de pacientes portadores do vírus. A finalidade é desmistificar a relação que, algumas vezes, esses pacientes apresentam com o serviço e também com o próprio relacionamento médico-paciente”, explica o coordenador Municipal de DST/Aids da Prefeitura, Acioli Neto.

Dias é uma produção italiana de 90 minutos, cuja direção é assinada por Laura Muscardin. O filme enfoca a convivência com o vírus do HIV, mostrando como é possível para o portador levar uma vida normal. Na película, o personagem principal (Cláudio, protagonizado pelo ator Thomas Trabacchi) é um executivo bem-sucedido, com relacionamento estável e que faz uso diário do coquetel de medicamentos e realiza check-up mensal no hospital.

“A partir da exibição do filme, queremos discutir sobre a rotina dos pacientes HIV-positivos no atendimento dos CAPS para Tratamento de Álcool e Outras Drogas, quais os processos terapêuticos desenvolvidos para esse público e que tipo de conduta de acolhimento deve ser adotada pelos profissionais. A proposta é interagir e trazer questões relevantes que envolvam os usuários dos CAPS portadores do vírus”, afirma a gerente de Redução de Danos da Secretaria de Saúde do Recife, Melissa Azevedo. Desde 2006, a Prefeitura vem desenvolvendo ações articuladas entre as coordenações de DST/Aids, Redução de Danos e Saúde Mental a fim de trabalhar a questão dos soropositivos dentro do universo de usuários de álcool, fumo e outras drogas e transtornos mentais que freqüentam os serviços da rede municipal de saúde.

Serviço:
1º Vídeo-Debate Saúde Mental e Aids
Local - auditório da Fundação Nacional de Saúde, na avenida Rosa e Silva, 1.489, Aflitos;
Horário - das 14h às 17h.

Matérias Relacionadas
- Feira do Adolescente movimenta Parque 13 de Maio
- Atividades da PCR marcam Dia Mundial do Diabetes
- 18.617 diabéticos são cadastrados no Saúde da Família do Recife
- Recife realiza atividades no Dia Mundial do Diabetes
- Feira de Saúde reúne mais de 300 crianças
- PCR apresenta experiência no controle de roedores
- Feira de Saúde do CAPSad René Ribeiro movimenta Afogados
- Prefeitura inaugura PSF no Casarão do Cordeiro
- Recife discute controle da leptospirose
- Teste do pezinho é importante para tratar doenças genéticas
- Academia da Cidade é opção gratuita para entrar em forma no verão
- Vigilância Sanitária alerta para consumo de alimentos na praia
- Guilherme Abath oferece terapia de automassagem
- Iasc promove I Semana da Saúde voltada para o trabalhador
- Prefeitura participa de campanha de prevenção a câncer de pele
- PCR promove encontro sobre os transtornos mentais
- Prefeitura discute controle da leptospirose
- Recife apresenta política de saúde no Sudeste do País
- Encontro discute transtornos ligados à infância
- Teatro reforça combate à filariose no Recife


Enviar    Imprimir