Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

JOVENS DÃO ORIENTAÇÕES NA FEIRA DO ADOLESCENTE

Começou nesta quarta-feira (19), no Parque 13 de Maio, a 12ª Feira de Educação em Saúde do Adolescente. O evento discute diversos assuntos relativos ao universo dos jovens, com foco especial na saúde, apresentando trabalhos desenvolvidos por eles e profissionais da Prefeitura do Recife nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde neste ano. Mais de 800 adolescentes participam da feira, divididos em 65 barracas, dando orientações ao público. Grupos de dança e percussão, de teatro e de maracatu marcaram presença pela manhã, agitando a garotada. Agora à tarde, estão programadas outras atividades culturais até às 17h. A feira termina amanhã (20) e a entrada é gratuita.

“Garantindo Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – 18 anos do ECA” é o tema central do evento. Para a coordenadora técnica de Saúde do Adolescente da Secretaria de Saúde do Recife, Flávia Veras, a feira é um momento dos jovens protagonizarem todo o trabalho que foi pensado e executado nos últimos meses nas unidades de saúde do Recife. “Os temas escolhidos foram trabalhados pelos próprios jovens nas comunidades onde moram. São questões ligadas ao cotidiano deles. Aqui é um momento de festejar todo o trabalho, reconhecendo-os, quanto cidadãos multiplicadores de informação e trabalhadores”, afirmou Flávia.

Para a estudante Paula Lione, 16, além de ser um momento de comemorar o sucesso do trabalho, a feira serve para informar a população sobre assuntos ligados à saúde das pessoas. Ela, que integra o grupo Adolescentes Multiplicadores de Informação (Ami) do Distrito Sanitário II, apresenta seu trabalho de conscientização contra a filariose. “Aqui, todo mundo aprende um pouco sobre a vida dos jovens. Escolhemos o tema da campanha de filariose porque o Brasil é o segundo País com maior número de casos no mundo, além da doença ser pouco conhecida entre a população”, contou.

Já para os Adolescentes Educadores em Saúde (Aesa) do Distrito Sanitário III, Thiago Santos, 17, e Mizael Herculano, 19, o trabalho do hebiatra – pediatra especializado na saúde do adolescente – foi o tema do trabalho na feira. “Escolhemos esse assunto porque muitas pessoas não sabem da existência desses profissionais, que são importantes na hora de lidar tanto com os problemas físicos quanto psicológicos dos adolescentes”, explicam os educadores jovens.

A variedade dos trabalhos expostos na feira, que abrange desde a inclusão social dos jovens a campanhas de saúde e direitos dos adolescentes, impressionou a enfermeira Emilia Cardoso, 46. “E melhor, estão todos participando intensamente, dando dicas sobre assuntos que tangem a vida dos adolescentes. É muito bom”, apontou. A Feira de Educação em Saúde do Adolescente é organizado pela Casa de Passagem e pelo Movimento de Integração dos Profissionais de Saúde (MIP). A Prefeitura do Recife participa da ação.

Matérias Relacionadas
- PCR promove 1º Vídeo-Debate Saúde Mental e Aids
- Feira do Adolescente movimenta Parque 13 de Maio
- Atividades da PCR marcam Dia Mundial do Diabetes
- 18.617 diabéticos são cadastrados no Saúde da Família do Recife
- Recife realiza atividades no Dia Mundial do Diabetes
- Feira de Saúde reúne mais de 300 crianças
- PCR apresenta experiência no controle de roedores
- Feira de Saúde do CAPSad René Ribeiro movimenta Afogados
- Prefeitura inaugura PSF no Casarão do Cordeiro
- Recife discute controle da leptospirose
- Teste do pezinho é importante para tratar doenças genéticas
- Academia da Cidade é opção gratuita para entrar em forma no verão
- Vigilância Sanitária alerta para consumo de alimentos na praia
- Guilherme Abath oferece terapia de automassagem
- Iasc promove I Semana da Saúde voltada para o trabalhador
- Prefeitura participa de campanha de prevenção a câncer de pele
- PCR promove encontro sobre os transtornos mentais
- Prefeitura discute controle da leptospirose
- Recife apresenta política de saúde no Sudeste do País
- Encontro discute transtornos ligados à infância


Enviar    Imprimir