Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

18.617 DIABÉTICOS SÃO CADASTRADOS NO SAÚDE DA FAMÍLIA DO RECIFE

Desde 2001, Recife tem investido na detecção e no acompanhamento dos pacientes com diabetes, com a ampliação do número de postos e equipes do Programa Saúde da Família. Em 2000, eram 16 Unidades de Saúde da Família, onde atuavam 27 equipes. Hoje, são 113 postos e 240 equipes cobrindo 53% da população recifense. Nos PSFs da cidade, existem 18.617 diabéticos cadastrados. A identificação dos portadores do diabetes é feita através das visitas domiciliares das equipes de saúde e das consultas médicas nos postos. Em boa parte dos PSFs, funcionam grupos de convivência para discutir com os pacientes assuntos relacionados à doença e outros agravos.

Além disso, o Programa Academia da Cidade, criado em 2002, vem incentivando a promoção de hábitos saudáveis, com o incentivo de atividades físicas regulares e a adoção de uma alimentação saudável. São 20 pólos espalhados no município que promovem atividades físicas regulares abertas ao público, de segunda à sexta-feira, das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h, em espaços públicos, como praças e parques.

“Aliado a isso, tivemos todo um investimento na consolidação de uma rede de referência em endocrinologia nas policlínicas e centros de saúde municipais, incluindo o Centro Médico Ermírio de Moraes, que é referência no atendimento aos portadores do diabetes”, complementa a secretária Tereza Campos. No Ermírio, existem 10.700 pacientes com diabetes cadastrados, sendo 395 crianças e adolescentes. Por mês, são realizados 1.800 atendimentos aos portadores da doença na unidade. Além dele, funcionam serviços de endocrinologia nas policlínicas Gouveia de Barros, na Boa Vista, Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, Albert Sabin, na Tamarineira, Lessa de Andrade, na Madalena, Agamenon Magalhães, em Afogados, Pina e Arnaldo Marques, no Ibura.

No mundo, calcula-se que haja 246 milhões de pessoas com diabetes. Até 2025, esse número deve chegar a 380 milhões, conforme estimativas da Federação Internacional de Diabetes, entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, dados do Ministério da Saúde indicam que a prevalência média de diabetes na população adulta (18 anos e mais) é de 5,2%, o que representa cerca de 6,4 milhões de portadores. Junto com a hipertensão, é a doença que mais mata no Brasil. É também a principal causa de internações, por complicações como doença cardiovascular, diálise por insuficiência renal crônica e amputações de membros inferiores.

Matérias Relacionadas
- Recife realiza atividades no Dia Mundial do Diabetes
- Feira de Saúde reúne mais de 300 crianças
- PCR apresenta experiência no controle de roedores
- Feira de Saúde do CAPSad René Ribeiro movimenta Afogados
- Prefeitura inaugura PSF no Casarão do Cordeiro
- Recife discute controle da leptospirose
- Teste do pezinho é importante para tratar doenças genéticas
- Academia da Cidade é opção gratuita para entrar em forma no verão
- Vigilância Sanitária alerta para consumo de alimentos na praia
- Guilherme Abath oferece terapia de automassagem
- Iasc promove I Semana da Saúde voltada para o trabalhador
- Prefeitura participa de campanha de prevenção a câncer de pele
- PCR promove encontro sobre os transtornos mentais
- Prefeitura discute controle da leptospirose
- Recife apresenta política de saúde no Sudeste do País
- Encontro discute transtornos ligados à infância
- Teatro reforça combate à filariose no Recife
- Iasc promove Semana da Saúde do Servidor
- PCR participa de Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele
- Teatro reforça combate à filariose no Recife


Enviar    Imprimir