Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

FEIRA DO ADOLESCENTE MOVIMENTA PARQUE 13 DE MAIO

A comemoração dos 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é o tema da XII Feira de Educação em Saúde para Adolescentes. O evento acontece nesta quarta (19) e quinta-feira (20), no Parque Treze de Maio (Boa Vista). A Prefeitura do Recife participa do encontro, apresentando trabalhos desenvolvidos ao longo desse ano com foco na saúde juventude recifense nas unidades de saúde da Secretaria Municipal de Saúde. A Casa de Passagem e o Movimento de Integração dos Profissionais de Saúde (MIP) também participam da ação.

Para a coordenadora técnica de Saúde do Adolescente da Secretaria de Saúde do Recife, Flávia Veras, a feira é um momento dos jovens protagonizarem todo o trabalho que foi pensado e executado nos últimos meses nas unidades de saúde do Recife. “Lá, será jovem falando sobre saúde para jovem, transformando-os, assim, em multiplicadores de informações. Dessa forma, estamos contribuindo para afastá-los de vulnerabilidades sociais, fortalecendo o espírito de cidadania”, explica.

Durante a feira, 65 estandes estarão apresentando trabalhos com temas que abrangem a saúde dos adolescentes, desde a reciclagem de materiais à questão da sexualidade na juventude, envolvendo quase 800 jovens da capital. Nessa edição, a Secretaria de Saúde vai ocupar 32 barracas, mobilizando quase 400 pessoas, entre profissionais e adolescentes participantes das atividades realizadas nas unidades de saúde do município. “Garantindo direitos humanos de crianças e adolescentes – 18 anos do ECA”  é o tema central do evento, sendo escolhido pelos próprios jovens.

Além da parte teórica, apresentações culturais, como de teatro, maracatu, coco de roda e outras manifestações artísticas estarão ocorrendo no evento. “A feira, fora a parte educativa, é um momento também de descontração. Pelo fato de muitos deles estarem envolvidos com atividades culturais, eles mesmos quem organizam e ‘tocam’ no evento”, afirma Flávia. A feira começa às 9h e termina às 17h, nos dois dias. Na edição desse ano, são aguardadas mais de cinco mil pessoas, principalmente estudantes de escolas da rede pública de ensino.

A importância desse evento é, justamente, o fortalecimento dos Programas de Atendimento aos Adolescentes e Jovens, além da parceria com outras instituições. Além disso, os jovens repassam as informações com mais segurança, seja para crianças ou adultos, fortalecendo o protagonismo juvenil e exercendo, dessa forma, a cidadania, afirma a diretora da Casa de Passagem, Graça Pires.

Matérias Relacionadas
- Atividades da PCR marcam Dia Mundial do Diabetes
- 18.617 diabéticos são cadastrados no Saúde da Família do Recife
- Recife realiza atividades no Dia Mundial do Diabetes
- Feira de Saúde reúne mais de 300 crianças
- PCR apresenta experiência no controle de roedores
- Feira de Saúde do CAPSad René Ribeiro movimenta Afogados
- Prefeitura inaugura PSF no Casarão do Cordeiro
- Recife discute controle da leptospirose
- Teste do pezinho é importante para tratar doenças genéticas
- Academia da Cidade é opção gratuita para entrar em forma no verão
- Vigilância Sanitária alerta para consumo de alimentos na praia
- Guilherme Abath oferece terapia de automassagem
- Iasc promove I Semana da Saúde voltada para o trabalhador
- Prefeitura participa de campanha de prevenção a câncer de pele
- PCR promove encontro sobre os transtornos mentais
- Prefeitura discute controle da leptospirose
- Recife apresenta política de saúde no Sudeste do País
- Encontro discute transtornos ligados à infância
- Teatro reforça combate à filariose no Recife
- Iasc promove Semana da Saúde do Servidor


Enviar    Imprimir