Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

A CHEGANÇA DE MARUJOS NO SÍTIO TRINDADE

A tarde deste domingo (28) foi de muita tradição e folclore no Pólo Sítio Trindade, onde se apresentou a Chegança de Marujos do Alto de Santa Teresinha.  “O trabalho estava na casa do Mestre de Chegança, João Batista, que é o único ainda vivo do Recife. Nos articulamos para resgatar a memória do folguedo, e graças ao apoio da Fundação de Cultura conseguimos”, disse a pesquisadora e produtora cultural Márcia Sena, responsável pelo projeto.
 
Vestidos com uniformes oficiais brancos e com botões dourados, os personagens dramatizam aventuras marítimas fazendo referência à cultura portuguesa. É a história de um naufrágio dos marinheiros que passaram sete anos e sete dias perdidos e depois de várias tentativas, conseguem voltar a terra. As músicas foram cantadas pelo Mestre João Batista, hoje com 73 anos, que luta para manter viva a brincadeira, que ele começou aos 15. “Estou muito feliz em poder ver e participar desse resgate, o resultado foi muito satisfatório”, comemorou.

A apresentação é mais uma forma de mostrar para as pessoas a tradição que veio de Portugal. “Eu não conhecia. Realmente é muito bonito e bem interessante”, opinou o comerciante Antônio Francisco Barbosa.

A Chegança de Marujos -  É conhecida desde o inicio do século XIX, com origem em antigas tradições ibéricas, amplamente difundidas através de romances que celebravam as grandes expedições  náuticas, além de representações teatrais conhecidas como mouricas, que usualmente representam o combate entre cristãos e mouros. Os assuntos estão relacionados a episódios da vida marítima e as lutas entre os dois povos. 

Esse alto natalino tem sempre um cortejo inicial, como o teatro grego, cantando e recitando episódios da vida no mar: uma nau sofreu os efeitos de uma tempestade e vagou errante durante sete anos e sete dias e a fome ataca a todos. Na sorte, escolhe-se um tripulante que, morto, saciará a fome dos demais. Antes de executarem o capitão, que foi sorteado, Nosso Senhor faz o milagre de chegarem todos vivos em terra de Espanha. Enquanto isso Satanás, encarnando-se no Gajeiro, de tudo faz para impedir que isso aconteça. Fazem parte desse teatro popular os personagens: mestre capitão, comandante, piloto, cirurgião, Sabóia, marujo e os palhaços vassoura, ermitão e ração.
 
Repleta de dança e música, chamadas de jornadas em todos autos natalinos, essa opereta é composta de canções brasileiras e de algumas narrativas populares portuguesas em verso (xácaras), mas o diálogo ainda é predominante com relação ao canto. É uma dramatização da vida no mar, que representa as aventuras das embarcações marítimas portuguesas, e soma fome, tribulações, naufrágios, tempestades, romance, dança, anedotas, ditos, lendas e orações.

Vestidos de marinheiros, os atores dançam ao som de instrumentos de corda, acordeom, percussão e com um sapatiado próprio da brincadeira. Os nomes da Chegada de Marujos, a herança ibérica mais rica e mais viva ainda na cultura popular, variam de acordo com a localização: fandango, marujada, barca, chegança de marujos e nau catarineta.

Matérias Relacionadas
- Outras atrações garantiram a festa no Nascedouro de Peixinhos
- Atrações musicais sacudiram o público no Marco Zero
- Baile do Menino Deus lota Praça do Marco Zero na noite de Natal
- Pólo do Nascedouro brinda o Natal com música e lazer para a família
- Baile do Menino Deus e Noite da Rabeca encantam o Marco Zero
- Véspera de Natal agita pólo de Brasília Teimosa
- Festa de Natal da UR 1 reúne muita cultura, forró e brega
- Natal do Recife terá shows em 5 pólos
- Dança dos Arcos e Baile do Menino Deus na programação natalina desta terça
- Terça Negra apresenta grupos da Casa de Xambá
- Inscrições para escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2009 estão abertas
- PCR inscreve para concurso de Porta-Estandartes, Mestres-Sala e Porta-Bandeiras
- Prefeitura abre inscrições para Concurso de Passistas do Carnaval 2009
- Casa do Carnaval lança exposição sobre os homenageados do Natal 2008
- Carnaval do Recife agita a avenida Paulista neste domingo
- PCR leva corais para as ruas do Recife
- Prefeitura lança coletânea de contos natalinos
- Sítio Trindade convida recifenses para programação festiva
- Mais de mil pessoas acompanharam o primeiro pré-Réveillon Afro do Recife
- Serenata Natalina percorre o Bairro do Recife


Enviar    Imprimir