Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DO RECIFE REALIZA REUNIÃO ORDINÁRIA
00:00 Sexta-feira, 5 de Junho de 2009

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi marcado por diversas atividades na cidade do Recife. Entre as ações realizadas na manhã desta sexta-feira (05), foi promovida a 120º Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente – COMAM. O evento, que ocorreu num espaço no Parque da Jaqueira, contou com a presença do presidente do conselho, o secretário de Planejamento Participativo, Amir Schvartz, do diretor de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife e secretário executivo do COMAM, Mauro Buarque, além de demais conselheiros que compõem a entidade. Na pauta da reunião desta sexta, foi aprovada a deliberação do último encontro, a aprovação do tombamento de uma árvore Pau-Brasil localizada no pátio interno do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), no bairro do Espinheiro, e por fim a apresentação do Programa Permanente de Controle da Qualidade Ambiental do Recife.

Para o secretário municipal Amir Schvartz, o conselho é um espaço fundamental para construir uma sociedade melhor, sempre buscando no diálogo o desejo coletivo de promover políticas que visem à preservação do meio ambiente na cidade. “Atualmente a Diretoria de Meio Ambiente do Recife - Dirmam tem uma melhor condição de fiscalização das áreas verdes da cidade. É a partir dessas ações que nasce o espírito de educação ambiental nas pessoas”, ressaltou o gestor e presidente do COMAM. “Passamos os últimos três meses preparando esse dia, pois acreditamos que um aspecto importante para o sucesso de uma conscientização ambiental é a inclusão das crianças e jovens. Esse momento que nós estamos discutindo não apenas o que queremos para si, mas para toda a sociedade”, defendeu a conselheira e presidente da Federação Estadual e Metropolitana dos Bairros - Femeb, Adeilza de Souza.

Entre os assuntos discutidos foi destaque as intervenções desenvolvidas para preservar a cobertura vegetal da cidade. Segundo o diretor de Meio Ambiente do Recife, as ações elaboradas pela administração são no sentido de realizar uma proteção mais ampla das árvores do município. “Hoje a maior perda da cobertura vegetal são nos quintais de propriedades particulares por conta da especulação imobiliária, e por isso precisamos atuar nesse sentido de preservar essa vegetação”, afirmou Mauro Buarque. O secretário executivo do conselho apresentou ainda uma explanação do Programa Permanente de Controle da Qualidade Ambiental do Recife, que é sustentado em três eixos: licenciamento, fiscalização e monitoramento. “São intervenções para promover a ampliação da conservação da cobertura vegetal do Recife e com isso refletir na qualidade de vida e saúde da população”, disse.

Por conta da falta de quórum, o novo regimento interno do COMAM será votado na próxima reunião. Entre as mudanças do documento, está a ampliação do número de membros, passando dos atuais 12 para 20 e a inclusão de novas obrigações ao conselho.

Matérias Relacionadas
- Recife sedia 1ª reunião da Anamma
- Recife recebe encontro nacional sobre meio ambiente
- Recife concede primeiras licenças ambientais a empreendimentos
- Dirmam promove palestra sobre cenário das mudanças climáticas
- Crianças do Nacc aprendem sobre preservação ambiental
- Prefeitura dá aula de meio ambiente para crianças do Nacc
- Jardim Botânico realiza I Gincana Ecológica
- Jardim Botânico realiza Gincana Ecológica
- Diretor de Meio Ambiente do Recife é o novo presidente da Anamma
- O Conselho Municipal de Meio Ambiente convoca reunião
- Comam realiza reunião na próxima terça (18)
- Moradores da Mustardinha participam de oficina sobre Meio Ambiente
- Jardim Botânico abre no feriado de Nossa Senhora do Carmo
- COMAM aprova novo estatuto e amplia número de conselheiros
- Prefeitura recebe prêmio concedido pelo CREA pelas obras no JBR
- Recife é a 1° cidade do Estado a assumir gestão ambiental
- Ato marca comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente
- Semana do Meio Ambiente leva ações ao bairro de Roda de Fogo
- PCR discute alternativas para combater aquecimento global
- Crianças de escolas municipais visitam o Espaço Ciência


Enviar    Imprimir