Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

ATO MARCA COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
00:00 Sexta-feira, 5 de Junho de 2009

A Semana do Meio Ambiente no Recife teve, nesta sexta-feira (05), um momento especial. Foi realizado no Parque da Jaqueira, um ato que marcou o início do licenciamento ambiental no município e homenageou os 10 anos de atividades da Brigada Ambiental. Participaram da solenidade, secretários municipais como, de Governo, Roberto Arrais; de Planejamento Participativo, Amir Schvartz; e de Assuntos Jurídicos, Ricardo Soriano; o diretor de Meio Ambiente do Recife, Mauro Buarque; o diretor da Câmara de Comércio Brasil/Portugal, Delfim Oliveira; o presidente da CPRH, Hélio Gurgel; o superintendente do Ibama/PE, João Arnaldo; o deputado federal, Fernando Nascimento (PT); além de representantes de órgãos municipais e do Conselho Municipal de Meio Ambiente – Comam.

O secretário de Governo, representando o prefeito João da Costa, destacou a importância da questão do meio ambiente para a atual gestão. Segundo Roberto Arrais, o tema é um dos quatro eixos de desenvolvimento previstos no plano de governo e que receberá grandes investimentos ao longo dos próximos três anos e meio. “O Recife se preparou ao longo dos últimos oito anos, estruturando a Dirmam, contratando mais pessoas, para que pudéssemos fazer as ações de forma integrada. Vamos investir muito mais nessa questão, principalmente, na parte educacional, na conscientização”.

A solenidade, que marcou ainda o Dia Mundial do Meio Ambiente, teve início com o plantio de uma muda de Pau-brasil, no Parque da Jaqueira. O ato, promovido pela Câmara de Comércio Brasil/Portugal, teve o objetivo de facultar a uma das áreas mais visitadas da Cidade um exemplar de um espécime importante para a história do Brasil. Logo em seguida, foi assinado o decreto que regulamenta o Licenciamento Ambiental Municipal. A partir da próxima segunda-feira (08), o Município assume a responsabilidade pela gestão do meio ambiente do seu território, através da Diretoria de Meio Ambiente – Dirmam.

O trabalho que antes era realizado pela Agência Estadual de Licenciamento Ambiental e Meio Ambiente – CPRH, será paulatinamente assumido pelo Município, através de um termo de cooperação técnica entre o Recife e o Governo do Estado, através da CPRH. Com a duração de um ano, o termo vai possibilitar a capacitação e qualificação da equipe da Dirmam para a execução plena do processo de licenciamento ambiental. Para o secretário de Planejamento, Amir Schvartz, esse foi um momento histórico para a Cidade. “Temos certeza de que vamos estar mais vigilantes às questões que dizem respeito ao Meio Ambiente no Recife. Entretanto, essa é só uma etapa de um projeto que pretende ainda trabalhar a questão educacional do tema com as nossas crianças e jovens, através das escolas municipais”.

O presidente da CPRH, Hélio Gurgel, também destacou a importância da iniciativa e o início do trabalho de cooperação conjunta com o Município. “O Recife é a primeira cidade pernambucana a tomar essa iniciativa. Isso possibilitará que cumpramos o que está previsto no Sistema Nacional de Meio Ambiente – SISNAMA, que prevê a gestão tri-partícipe da questão ambiental, unindo as instâncias federal, estadual e municipal. Torcemos para que outros municípios também tomem essa iniciativa, de forma a criarmos uma grande rede de atuação, controle e fiscalização das questões ambientais em nosso Estado”, destacou.

O superintendente do Ibama, João Arnaldo, parabenizou o Recife pela iniciativa e destacou que uma nova etapa começa a partir de agora, na gestão ambiental. “O cenário atual nunca foi tão favorável para que, de fato, a questão ecológica seja vista como prioridade na capital, já que o atual prefeito João da Costa foi um ex-secretário da pasta de meio ambiente. Não tenho dúvidas de que, uma nova etapa na gestão ambiental se inicia a partir de hoje para o Recife, Pernambuco e o Brasil”.

Homenagens – Três homenagens encerraram o ato comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente no Recife. A primeira foi feita ao prefeito João da Costa pela Associação Meio Ambiente Preservar e Educar – AMAPE. O secretário de Governo, Roberto Arrais, representando o prefeito, recebeu uma cesta feita com material reciclável pela associação. A segunda foi feita à Guarda Municipal, através do comandante Ednaldo Gomes.

A terceira e última homenagem foi realizada à Brigada Ambiental do Recife que completou 10 anos de atuação na defesa do meio ambiente na Cidade. O comandante da brigada, Júlio Melo, fez questão de destacar o comprometimento daqueles que integram a corporação. “Por trás da farda do brigadista há pessoas sensíveis e comprometidas com a causa. Não estamos trabalhando meio ambiente por uma questão apenas de sustento, mas porque esse tema foi introjetado na mente e no coração de cada um”.

Matérias Relacionadas
- Recife sedia 1ª reunião da Anamma
- Recife recebe encontro nacional sobre meio ambiente
- Recife concede primeiras licenças ambientais a empreendimentos
- Dirmam promove palestra sobre cenário das mudanças climáticas
- Crianças do Nacc aprendem sobre preservação ambiental
- Prefeitura dá aula de meio ambiente para crianças do Nacc
- Jardim Botânico realiza I Gincana Ecológica
- Jardim Botânico realiza Gincana Ecológica
- Diretor de Meio Ambiente do Recife é o novo presidente da Anamma
- O Conselho Municipal de Meio Ambiente convoca reunião
- Comam realiza reunião na próxima terça (18)
- Moradores da Mustardinha participam de oficina sobre Meio Ambiente
- Jardim Botânico abre no feriado de Nossa Senhora do Carmo
- COMAM aprova novo estatuto e amplia número de conselheiros
- Prefeitura recebe prêmio concedido pelo CREA pelas obras no JBR
- Recife é a 1° cidade do Estado a assumir gestão ambiental
- Conselho Municipal de Meio Ambiente do Recife realiza reunião ordinária
- Semana do Meio Ambiente leva ações ao bairro de Roda de Fogo
- PCR discute alternativas para combater aquecimento global
- Crianças de escolas municipais visitam o Espaço Ciência


Enviar    Imprimir