Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

LIVROTECA DO BODE GANHA NOVA SEDE E RECEBE 1º PONTO DE LEITURA DO PAÍS

A Livroteca Comunitária da comunidade do Bode, no Pina, criada pelo morador Kcal Gomes, que já recebeu premiação nacional do Jornal O Globo pela iniciativa, muda de endereço nesta quinta-feira (30). Às 14h30, o prefeito do Recife, João da Costa, o secretário executivo do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy, e a secretária de Articulação Institucional do MinC e coordenadora do Mais Cultura, Silvana Meireles, inauguram o novo local, na Rua São Benedito, 17, na mesma comunidade. O espaço também muda de nome, agora passa a chamar-se Livroteca Brincante do Pina – Centro Comunitária de Integração Artística.

Os dois mil livros que fazem parte do acervo, alguns comprados com dinheiro do bolso do idealizador, outros doados, deixaram a palafita de 6x8m na beira da maré e mudaram-se para uma casa de alvenaria, de 55 m², disponibilizada pela Prefeitura do Recife. A biblioteca ganha também um título a mais: será o primeiro Ponto de Leitura do País, programa do MinC que busca apoiar iniciativas relativas ao livro e à leitura desenvolvidas por pessoas físicas e jurídicas, sem fins lucrativos, em todo o Brasil.

O objetivo é melhorar a infraestrutura desses espaços, tornado-os mais atrativos, fomentando o gosto pela leitura, incentivando o acesso à cultura, a formação cidadã e o desenvolvimento das comunidades. Para isso, além do novo espaço, que será mantido pela Prefeitura por meio de convênio com o Centro Luiz Freire, a Livroteca recebeu do Ministério um kit composto de 650 livros (50% de obras de ficção, 25% de não-ficção e 25% de referência), computador, mobiliário, almofadas, pufes e tapete, além de gibis da Turma da Mônica doados por Maurício de Sousa. A catalogação dos livros ficará a cargo da Fundarpe.

Na Livroteca Brincante do Pina, além dos livros que serão disponibilizados, acontecerão atividades lúdicas como saraus e oficinas de música, desenho, teatro, poesia, jogos e brincadeiras. “Na palafita não tínhamos estrutura, agora, com esta casa que a Prefeitura disponibilizou, teremos um espaço só para este tipo de atividade”, explica Kcal. O “traficante de livros”, como Kcal se auto-intitula em seu blog  - além de músico, compositor, poeta e agitador cultural - espera um aumento considerável no número de visitantes por dia, a maioria jovens e crianças, fortalecendo assim o papel social que tem a livroteca. Minha intenção é facilitar o acesso ao livro e à leitura, mostrando um caminho alternativo ao da marginalidade”, diz.

A Livroteca é uma das 514 iniciativas selecionadas em 2008, por meio do edital Ponto de Leitura. Dessas, 30 estão localizadas no Estado de Pernambuco, com investimento de R$ 775 mil do MinC. Do total de experiências selecionadas, 175 estão localizadas nos Territórios da Cidadania e 160 nos municípios prioritários do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).


 

Matérias Relacionadas
- Secretaria de Cultura promove lançamento de livros no Pátio
- Escola de Frevo inscreve novos alunos até esta quinta
- Pátio de São Pedro se prepara para o Dia Internacional da Dança
- Fundação de Cultura da Cidade do Recife comemora 30 anos
- Bibliotecas municipais exibem filmes nesta quarta
- Alunos do PETI participam da Mostra Infantil do Cine PE
- Banda Sinfônica homenageia aniversário da FCCR
- João da Costa inaugura Memorial Chico Science
- Projeto municipal leva crianças ao teatro
- Festim estimula leitura infantil
- Confira programação do Pátio de São Pedro neste fim de semana
- PCR apresenta projeto do Memorial Chico Science
- Ano da França no Brasil é aberto oficialmente
- Programação:
- Parque sedia Festival Pernambuco em Dança
- PCR abre inscrições para oficinas de arte e cultura
- Terça Negra comemora mês dedicado a Ogum
- PMC é tema de audiência pública na Câmara
- Professores participam de ação sobre Preservação Patrimonial
- Pátio traz muita música neste fim de semana


Enviar    Imprimir