Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

HIGIENIZAÇÃO DOMÉSTICA É UMA DAS ARMAS CONTRA OS ESCORPIÕES
00:00 Quinta-feira, 8 de Outubro de 2009

Ralos, metralhas, cantos de paredes, locais úmidos e escuros. Estes são os tipos de locais preferidos dos escorpiões, animais pequenos, porém capazes de causar grandes incômodos ao ser humano, até mesmo levá-los à morte com uma simples picada. Por serem tão nocivos ao homem, são bichos que merecem certos cuidados para serem eliminados.

Em primeiro lugar, é fundamental manter o ambiente residencial sempre limpo, evitando a aglomeração de entulhos. Se mesmo assim os escorpiões continuarem a aparecer, o indivíduo pode fazer uma solicitação à Ouvidoria Municipal de Saúde (0800 281 1520) para que técnicos do Programa de Saúde Ambiental do Recife (PSA) façam uma vistoria no local. Os profissionais avaliam os fatores de riscos e, quando houver necessidade, aplicam o veneno.

Para a supervisora de Combate aos Animais Sinantrópicos e Peçonhentos do Recife, Renata Guimarães, o principal é manter a higiene da casa. “Muitas vezes não é necessário aplicar produtos químicos. Os técnicos vão ao local e aconselham a limpeza do ambiente, o que é suficiente para a erradicação dos animais. Por isso é preciso que os cidadãos se conscientizem da necessidade de participarem deste trabalho. Mesmo com a desinsetização, se não houver limpeza, os escorpiões retornarão”, explica.

A supervisora afirma ainda que não existe um veneno específico para matar o animal. “O escorpião possui uma estrutura que dificulta a ação do produto quando aplicado no ambiente, tendo seu efeito apenas na aplicação direta no animal. Entretanto, a eliminação da cadeia alimentar, junto com a higienização do ambiente, é suficiente para combatê-lo”, afirma.

Além da inspeção por meio de denúncias, a Prefeitura do Recife realiza diversas ações junto à comunidade, alertando sobre os riscos e orientando sobre a importância da limpeza.

Orientações - Quando houver remoção de entulhos, é preciso que o indivíduo fique atento a alguns detalhes, como proteger bem mãos e pés e fazer a limpeza durante o dia, já que se trata de bichos de hábito noturno.

É preciso também seguir algumas recomendações para evitar acidentes com os escorpiões. Verificar sempre o vestuário antes de usá-lo, já que o animal gosta de locais escuros, bem como vedar ralos, tanques, lavanderias, entre outros.

Outra orientação é não tentar matar o bicho com inseticida, pois não terá efeito. O ideal é esmagá-lo ou tentar a captura. Nessa situação, é importante acionar o Programa de Saúde Ambiental do Recife para recolher o escorpião capturado e tomá-lo como objeto de estudo. “A espécie mais comum é a Tityus stigmurus, mas pode se tratar de uma nova, então é fundamental essa análise. Isso também serve para quem foi picado, até para ajudar na avaliação do paciente” orienta Renata.

Assistência médica – O tipo de escorpião mais comum no Município é o Tityus stigmurus, extremamente nocivo para crianças e idosos, inclusive, sendo fatal em alguns casos. Para acidentes provocados por esses animais nessas pessoas, a orientação é procurar imediatamente o Centro de Assistência Toxicológica do Hospital da Restauração (Ceatox-HR), por serem considerados graves. Já os outros indivíduos, adolescentes, jovens e adultos, devem procurar uma unidade de saúde da rede municipal para serem avaliados por um médico. Se não houver complicações, as pessoas serão medicadas no próprio local.

Serviço – No caso do aparecimento de escorpiões, a população pode denunciar à Ouvidoria Municipal de Saúde (0800 281 1520) solicitando uma inspeção. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

 

Matérias Relacionadas
- Berçário da Maternidade Barros Lima retoma as atividades nesta sexta-feira
- Conferência caminha para consolidação do novo Plano Municipal de Saúde
- Mostra Saúde Recife inicia apresentação de trabalhos científicos
- Samu simula acidente no encerramento de curso
- Samu encerra curso para atendimento a vítimas de desastres
- Moradores do Coque comemoram aniversário do Academia da Cidade
- Saúde realiza curso para identificação de vítimas de violência
- Controle do tabagismo no Recife tem resultados acima da média mundial
- Saúde realiza atividades para marcar o Dia Internacional do Idoso
- Saúde promove discussão sobre os direitos reprodutivos da mulher
- Samu recebe capacitação para utilizar nova tecnologia móvel
- PCR comemora um ano de atividades da Academia da Cidade do Coque
- Prefeitura realiza caminhada para celebrar o Dia do Idoso
- Samu recebe treinamento em Tele-eletrocardiologia
- Saúde participa de encontro sobre políticas para pessoas com deficiência
- Simpósio discute direitos reprodutivos da mulher
- PCR inicia atividades em comemoração ao Dia do Idoso
- Prefeitura promove ações voltadas à saúde do idoso
- João da Costa nomeia profissionais da área de Saúde
- Saúde combate o estresse com ação no Parque da Jaqueira


Enviar    Imprimir