Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE CAPACITA PROFISSIONAIS DO PROGRAMA NEM COM UMA FLOR
00:00 Segunda-feira, 23 de Novembro de 2009

Começou nesta segunda-feira (23), a capacitação que a Secretaria de Saúde do Recife promove para a atualização dos profissionais que atendem as mulheres participantes do Programa Nem com uma Flor. As atividades foram planejadas para trazer ainda mais destaque ao Dia Internacional pelo Fim da Violência Contra a Mulher, comemorado em 25 de novembro.

“Nosso objetivo é fortalecer essa questão do enfrentamento à violência contra a mulher e melhorar a qualidade do atendimento. Além disso, visamos orientar os profissionais para que eles possam esclarecer essas mulheres sobre os serviços disponíveis para sanar as adversidades”, disse a gerente de Atenção à Saúde da Mulher, Benita Spinelli.

A capacitação é voltada para médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem, psicólogos e assistentes sociais. O primeiro encontro aconteceu na Maternidade Professor Bandeira Filho, em Afogados. Das 8h30 às 12h, foram debatidos temas como Atribuição da Equipe Multiprofissional, Serviço do Aborto Legal e Notificação de Casos.

Discutir o acolhimento e atendimento às mulheres vítimas de violência sexista e doméstica é uma forma de fortalecer o debate dentro das unidades de referência e nos capacitar ética e tecnicamente para atuar nesse atendimento. Esse é um trabalho de promoção da saúde num sentido mais amplo, pois para atender essas mulheres, precisamos analisar todo o contexto no qual elas estão inseridas. E é preciso ter sempre em mente que para a intervenção acontecer, todas as categorias profissionais precisam estar articuladas”, disse a coordenadora do Serviço de Psicologia da Maternidade Professor Bandeira Filho, Clara Goldmam.

No dia 25 de novembro, será a vez dos profissionais da Maternidade Professor Barros Lima, em Casa Amarela se reunirem, das 8h30 às 12h. Já a equipe da Maternidade Professor Arnaldo Marques, no Ibura, recebe a capacitação no dia 04 de dezembro, também no horário das 8h30 às 12h.

A atividade inclui os profissionais de Saúde de Atenção Básica, que serão capacitados no dia 27 de novembro, no auditório da Fundaj, no Derby. Na ocasião, serão discutidos, também, os temas Violência e Direitos Reprodutivos e Lei Maria da Penha. “O serviço de Saúde de Atenção Básica é a porta de entrada dessas mulheres para o atendimento. É necessário que esses profissionais saibam identificar, apoiar e encaminhar corretamente as mulheres em situação de violência, pois na maioria dos casos elas não verbalizam esse quadro”, explicou Benita Spinelli.

Matérias Relacionadas
- Secretários prestigiam lançamento da futura sede da Fundação Altino Ventura
- Saúde orienta detentos do Aníbal Bruno sobre tuberculose
- Vigilância capacita comerciantes de alimentos da Festa do Morro
- Motoristas da PCR beneficiam mais um cadeirante
- Saúde participa de simpósio internacional sobre tabagismo
- Saúde capacita ambulantes para festa do Morro da Conceição
- Prefeitura discute atuação da Ouvidoria Municipal de Saúde
- Luz azul integra Prefeitura em mobilização internacional contra o diabetes
- Gustavo Couto dá boas vindas a novos servidores da saúde
- PCR comemora Dia de Combate ao Diabetes em unidade de referência municipal
- Saúde é destaque em evento do Metrorec
- Prefeitura discute intervenções de saúde em congresso de atividade física
- Equipes da Academia da Cidade recebem capacitação de metodologia americana
- OMS convida Prefeitura para participar de congresso mundial de hospitais
- Prefeitura participa da XI Semana de Saúde Metrorec
- Saúde discute trabalho dos CAPS no combate às drogas
- PCR promove acolhimento de estagiários do Programa de Saúde Ambiental
- Saúde promove discussão sobre cidadania e uso de drogas
- Saúde capacita técnicos sobre qualidade da água para consumo
- PCR promove acolhimento de estagiários do Programa de Saúde Ambiental


Enviar    Imprimir