Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

NOITE DE LANÇAMENTOS CULTURAIS NO RECIFE
00:00 Terça-feira, 22 de Dezembro de 2009

Três eventos diferentes no mesmo dia agitaram a noite desta segunda-feira (21), e entre eles havia algo em comum: todos promovidos pela PCR, por meio da Secretaria e Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR). Às 18h foi lançada a exposição Caminhos do Santo, no Museu de Arte Popular (MAP). Já às 19h, foi a vez do Centro de Formação em Artes Visuais (Cfav) mostrar para o público o resultado das oficinas realizadas este ano, no Saldão 2009. Mais tarde, às 20h, aconteceu o lançamento da terceira edição da Revista Eita!, publicação da FCCR. O secretário de Cultura, Renato L, esteve em todos os eventos, prestigiando algumas das ações de sua pasta. “Uma noite como esta é apenas uma amostra do saldo positivo com que encerramos o ano de 2009. Claro que não foi um ano fácil, mas certamente temos muito a comemorar e muito animados com o que ainda vamos fazer em 2010”, revelou.

Caminhos do Santo tem como base a religiosidade popular e seus desdobramentos na cultura, na arte. Nesta exposição o público vai ver peças do acervo da casa e ainda imagens garimpadas em arquivos como o da Fundaj. São peças e imagens que passeiam pelos centros devocionais do Nordeste, assinados por artistas como Maria Amélia, Mestre Noza, Benedito, Lídia Vieria e Zé Caboclo, dentre outros. Além das esculturas, também estão expostas imagens feitas pelo fotógrafo Marcelo Feitosa, sobre as romarias de Juazeiro e do Morro da Conceição.

A exposição Caminhos do Santo também revela curiosidades como o dilema vivido pelos artesãos que moldam imagens de santos em barro: é que queimá-los para garantir uma maior durabilidade da peça causa certo constrangimento, por uma possível heresia. O público é instigado ainda a proceder com ações de agradecimento e pedidos, à moda daqueles feitos em papeizinhos coloridos e deixados nas frestas de um muro construído no museu para receber as demandas. Outra ação alternativa desenvolvida pela equipe do MAP, encabeçada por Marcela Wanderley, é o quiz. “Desenvolvemos este jogo de perguntas e respostas sobre a exposição pois recebemos aqui muitas visitas de escolas e com isso queremos tornar a experiência de aprendizado mais divertida” – explica a gerente de serviços do MAP.

Já no Cfav, a novidade fica por conta da exposição dos trabalhos resultantes das oficinas realizadas no Centro durante todo o ano. Quem for conferir, vai poder ver uma série de vídeos produzidos durante a oficina Dispositivo de Bolso, comandada pela arquiteta mineira Leila Seixas, que levantou discussões sobre espacialidades representadas e/ou construídas no cinema atual, a partir das mídias móveis, como aparelhos celulares.

Nas paredes do Cfav o público também vai poder conferir as serigrafias produzidas pelos alunos do artista plástico e designer Ednaldo Cardoso. Diversas temáticas e cores foram abordadas pelos alunos, que foram estimulados a serem criativos e desenvolver um estilo próprio. De acordo com Maria Eduarda Belém, gerente de serviços do Cfav, cada um dos participantes produziu três serigrafias. “A oficina teve como objetivo também oferecer possibilidade de desenvolvimento profissional, uma vez que a técnica pode ser usada para atividades comerciais” – completa a gerente.

O resultado da oficina do catalão Pau Faus, a Terminologia Urbana, chamou a atenção pela inventividade do suporte usado. Imagens fotográficas e adesivos com os verbetes repensados pelos alunos fazem rir e refletir sobre a cidade e suas idiossincrasias. Vale lembrar que os adesivos ficam à disposição do público que pode levar alguns para colar onde quiser.

Para encerrar a noite, o lançamento da Revista Eita!, publicação da Fundação de Cultura Cidade do Recife, organizada pela Gerência de Literatura e Editoração, com apoio do Centro de Design do Recife. Para marcar a data, foi realizada, no bar Central, no centro do Recife, a festa Danou-se!, que congregou artistas e jornalistas em torno da publicação que tem como característica principal, estar sempre inovando.

Serviço:
Exposição Caminhos do santo
Em cartaz até o dia 20 de maio
Horário de visitação: de segunda à sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Informações: 3232-2803 / 3232-2969

Lançamento Saldão 2009
A exposição fica em cartaz até 8 de janeiro
Horário de visitação: de segunda à sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Onde: Centro de Formação em Artes Visuais - Pátio de São Pedro, 49
Informações: 3232-2858

Eita! 3
Quanto: R$7,00. A venda em livrarias e algumas bancas da cidade.

 

Matérias Relacionadas
- Espetáculo natalino é atração no Teatro de Santa Isabel
- Baile do Menino Deus estréia nesta quarta (23)
- Sal da Terra e FilmeFobia em cartaz no Cinema do Parque
- Festejos Natalinos desta terça feira tem Cortejo de Bois e Hip Hop
- Revista Eita! comemora um ano com festa
- Programação Multicultural do Natal da Paz movimenta a Cidade
- Hip Hop pernambucano comemora Bodas de Prata na Terça Negra
- Emoção dá o tom do primeiro dia de festa no Sítio Trindade
- Programação do Natal da Paz agita mercados
- Cortejo de pastoris anima centro da cidade
- Natal da Paz agita noite com shows na Praça do Arsenal
- Pastoris profanos divertem o público no Pátio de São Pedro
- Balé, peças e música erudita nos teatros municipais
- Alunos da Escola de Frevo recebem brinquedos do Operação Natal
- PCR antecipa lançamento de edital do SIC 2010, que vem com novidades
- Programação do Ciclo Natalino da PCR agita fim de semana
- Cortejo de pastoris homenageia Dom Helder
- PCR inscreve para Prêmios Literários Cidade do Recife
- Banda Sinfônica leva clima de Natal para o Teatro do Parque
- Operação Natal distribui brinquedos para crianças


Enviar    Imprimir