Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

OFICINAS DO PROGRAMA MULTICULTURAL ENCERRAM ATIVIDADES DE 2009
15:53 Quarta-feira, 23 de Dezembro de 2009

As últimas Oficinas Básicas de Arte e Cultura do Programa Multicultural em 2009 encerraram-se nesta terça-feira (22), na RPA 4. Foram nove oficinas nas três microrregiões que beneficiaram diretamente 316 pessoas.

A oficina de adereços carnavalescos, que aconteceu no Lar Fabiano de Cristo (micro 4.3), foi importante para a integração dos diversos grupos culturais do bairro da Várzea e adjacências. “A cultura se encontrou aqui”, comentou a aluna Mirela de Freitas Lira, referindo-se à diversidade do trabalho realizado pelo público participante da oficina, responsáveis pela produção de troças, blocos líricos, burrinhas, grupos de coco e teatro.

José Fernando Aquino, líder da agremiação Zé Lasca Vara e o Coco que Roda, cursou a oficina e acha importante que haja continuidade da aprendizagem em adereços para os outros ciclos que marcam o ano: Páscoa, São João e Natal. Presente ao encerramento, o coordenador do Multicultural, Dida Maia, afirmou: “A equipe do Programa está preparando o planejamento de ações para 2010 dentro de um sistema que garanta a continuidade da formação em arte e cultura, tendo em vista também a geração de trabalho e renda. Neste momento, a opinião dos alunos é fundamental para nós”.

Perto dali, na Praça da Várzea (micro 4.3), acontecia a exposição de resultados da oficina de Fotografia ministrada pelo ex-aluno do Multicultural, Adriano Cabral, realizada no Centro Comunitário Irmã Ângela, no Campo do Banco. Um varal fotográfico foi montado com os melhores resultados. As fotos revelaram os prazeres e problemas vividos no cotidiano da comunidade.

Na micro 4.2, aconteceu a oficina de Graffiti, ministrada por Dentão, na Casa da Juventude, na Roda de Fogo. Os alunos deixaram a sala de oficinas toda pintada com motivos carnavalescos e mostraram os produtos realizados sobre suportes tão diversos como discos antigos, garrafas PET e camisetas. “Minha oficina não se resume à técnica da grafitagem. Gosto de trazer imagens e histórias da cultura popular para os alunos ilustrarem seus desenhos, além da importância da reciclagem de materiais”, ensinou Dentão.

As oficinas do Programa Multicultural devem estar de volta a partir de janeiro de 2010. Mais informações, pelo telefone 32321666.

Matérias Relacionadas
- Espetáculo natalino é atração no Teatro de Santa Isabel
- Noite de lançamentos culturais no Recife
- Baile do Menino Deus estréia nesta quarta (23)
- Sal da Terra e FilmeFobia em cartaz no Cinema do Parque
- Festejos Natalinos desta terça feira tem Cortejo de Bois e Hip Hop
- Revista Eita! comemora um ano com festa
- Programação Multicultural do Natal da Paz movimenta a Cidade
- Hip Hop pernambucano comemora Bodas de Prata na Terça Negra
- Emoção dá o tom do primeiro dia de festa no Sítio Trindade
- Programação do Natal da Paz agita mercados
- Cortejo de pastoris anima centro da cidade
- Natal da Paz agita noite com shows na Praça do Arsenal
- Pastoris profanos divertem o público no Pátio de São Pedro
- Balé, peças e música erudita nos teatros municipais
- Alunos da Escola de Frevo recebem brinquedos do Operação Natal
- PCR antecipa lançamento de edital do SIC 2010, que vem com novidades
- Programação do Ciclo Natalino da PCR agita fim de semana
- Cortejo de pastoris homenageia Dom Helder
- PCR inscreve para Prêmios Literários Cidade do Recife
- Banda Sinfônica leva clima de Natal para o Teatro do Parque


Enviar    Imprimir