Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

JOÃO DA COSTA ENTREGA DIPLOMAS DO PROGRAMA LIÇÃO DE VIDA
11:05 Quinta-feira, 15 de Abril de 2010

Cerca de 2.400 alunos da segunda turma do programa Lição de Vida receberam do prefeito João da Costa, em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (14), no Teatro do Centro de Convenções da UFPE, os certificados de conclusão do curso de alfabetização realizado dentro do programa Lição de Vida. O evento também contou com a presença do secretário de Educação, Cláudio Duarte, e da presidente de um dos parceiros do programa, o Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), Tereza Jacinta.

Durante seis meses, 125 turmas de 70 escolas da rede municipal e entidades parceiras participaram do curso de alfabetização, que teve como público alvo, recifenses a partir dos 15 anos de idade, que nunca estudaram antes ou tiveram sua trajetória escolar interrompida por motivos diversos como gravidez precoce, necessidade de trabalhar, entre outros. “Este é o segundo ano de nossa gestão e a segunda turma do Lição de Vida que formamos. Nosso desafio é oferecer a esses alunos a oportunidade de ver um mundo melhor através da leitura”, disse João da Costa.

Além das escolas municipais, o programa se estendeu ainda a usuários da Secretaria de Saúde, em quatro turmas oferecidas nos CAPS e CAPS-AD. Desta vez, o programa atendeu a um público inédito de moradores e ex-moradores de rua, através de uma parceria com o Iasc/Secretaria de Assistência Social. Grande parcela dos alunos é de idade avançada, que poderão continuar os estudos através da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “No Recife há cerca de 100 mil analfabetos. Nosso objetivo é reforçar todas as ações voltadas para a alfabetização de adultos, principalmente os de meia idade, que encontram mais barreiras para voltar a estudar”, explicou Cláudio Duarte.

Mesmo aos 75 anos, a aposentada Terezinha Soares da Silva decidiu retornar aos estudos na Escola Municipal Solano Trindade, em Água Fria, e hoje já pode sentir mudanças no seu cotidiano. “Foi maravilhoso retornar para a escola e poder aprender. Eu mal sabia ler e hoje consigo escrever. Isso muda tudo”, revelou. Mais de 70% dos concluintes do programa foram incentivados pela Prefeitura do Recife e passaram a freqüentar, desde fevereiro, as turmas regulares do ensino fundamental I e II da rede municipal. Os alunos egressos tiveram vagas garantidas nas turmas do EJA.

Lição de Vida - Iniciado em agosto de 2009, o programa é uma formulação local de uma nova identidade para o Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal. O objetivo central do Lição de Vida é a inserção no sistema escolar da população acima dos 15 anos não alfabetizada. Os 125 alfabetizadores e os coordenadores de campo vinculados ao programa receberam da Prefeitura um acréscimo do valor das bolsas pagas pelo convênio MEC/Brasil Alfabetizado. O próximo ciclo do Lição de Vida tem início em maio, com um novo processo seletivo de alfabetizadores(as), novas turmas e metodologia.

Matérias Relacionadas
- João da Costa inaugura requalificação da creche Dr. Albérico Dornelas
- Alunos vinculados ao Bolsa Escola Participam de evento cultural
- RELAÇÃO DAS 32 ESCOLAS-NÚCLEO E DOIS POLOS
- Inscrições para o ProJovem Urbano seguem até sexta
- Professores de Educação infantil participam de seminário na Unicap
- Prefeitura promove seminário para professores de educação infantil
- Cursos Profissionalizantes atraem milhares de recifenses
- PCR inicia formação continuada dos dirigentes e vice-dirigentes escolares
- Inscrições para o ProJovem Urbano do Recife serão até dia 12
- RELAÇÃO DAS 32 ESCOLAS-NÚCLEO E DOIS POLOS
- Teatro de Santa Isabel recebe mães do Bolsa Escola
- Olimpíada de Matemática vai contar com a participação de 21.258 alunos da rede
- Lição de Vida forma primeiras turmas de alfabetização
- Prefeitura oferece 3.381 vagas em cursos profissionalizantes
- Cursos:
- Seleção de professores para o ProJovem Urbano é prorrogada
- Novos beneficiários recebem orientações sobre o Programa Bolsa Escola Municipal
- PCR promove fórum de dirigentes escolares
- Beneficiários do Bolsa Escola participam de reunião de boas-vindas
- Aulas de dança e teatro para educadores dos Círculos Populares


Enviar    Imprimir