Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

CRIANÇAS APRENDEM A CUIDAR DO MEIO AMBIENTE BRINCANDO
09:37 Terça-feira, 7 de Setembro de 2010

A Prefeitura do Recife promove, a partir desta quarta-feira (08), mais uma ação sócio-ambiental voltada para os alunos da rede municipal de ensino. Dessa vez, trata-se do projeto Criança na Praça: Brincando e Aprendendo, que desenvolverá várias atividades com foco no meio ambiente, como jogos, exibição de vídeos, encenações teatrais e passeios. As atividades envolverão cerca de 2 mil estudantes, com idade entre seis e onze anos, de sete escolas municipais e ocorrerá até o final de outubro.

A cada semana, uma escola será visitada, e durante três dias, serão realizadas as atividades lúdicas. Nesta quarta, a unidade de ensino beneficiada será a Escola Maria Sampaio, localizada na UR-01, às 14h30. O trabalho educativo será promovido por 20 agentes da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e da Secretaria de Saúde, que desenvolverão várias temáticas ambientais: água, coleta seletiva, arborização, lixo nas ruas e canais e preservação de parques e praças públicas.

A fim de facilitar o aprendizado da garotada, serão formados grupos de 30 alunos para trabalhar cada temática. Sobre a importância do aproveitamento inteligente da água, agentes de saúde ambiental mostrarão vídeos educativos para as crianças e desenvolverão um teatrinho de bonecos. Os alunos ainda terão aulas de higiene pessoal e serão alertados sobre doenças de veiculação hídrica (dengue, filariose, cólera, leptospirose) e formas de prevenção.

O lixo será um dos temas mais discutidos junto aos alunos, tanto o aspecto da redução como do reaproveitamento. Para identificar quais materiais podem ser reciclados ou reaproveitados – papel, plástico, metal e vidro -, uma turma participará de joguinhos de pescaria e de boliche. Outra parte dos alunos será sensibilizada através de vídeos e de uma oficina de reaproveitamento de garrafas PET sobre os danos (alagamentos, doenças) causados pelo mau hábito de jogar lixo no chão e nos canais.

A proteção de parques e áreas verdes também será discutida com as crianças. Para tanto, os alunos ensaiarão uma encenação teatral para alertar contra o vandalismo cometido nas praças e parques da Cidade. Além disso, serão promovidos jogos informativos e um passeio na sementeira da prefeitura para conhecer melhor a diversidade de plantas cultivadas no espaço urbano, inclusive, quais são consideradas tóxicas.

Após essas atividades, todas as turmas se reunirão em um espaço de lazer próximo à unidade escolar para trocar as experiências obtidas nos dois primeiros dias e divulgar para vizinhos e familiares presentes ao ato de encerramento. “Nosso objetivo é levar ao conhecimento das crianças a importância do meio ambiente para garantir um futuro saudável para elas. Além disso, elas serão agentes multiplicadores de informação junto aos amigos e familiares”, explica a coordenadora do projeto, Jane Cristina.

O Criança na Praça: Brincando e Aprendendo acontece desde 2005 e conta com o engajamento das secretarias de Serviços Públicos, Saúde, Meio Ambiente e Educação, além da Fundação de Cultura e Emlurb. O trabalho já discutiu questões ambientais de forma interativa e divertida junto a mais de 8 mil alunos da rede municipal de ensino desde sua criação.

Confira abaixo a agenda e locais das próximas atividades:

08 a 10 de setembro - Escola Municipal Maria Sampaio (UR-01)

14 a 16 de setembro – Escola Municipal Antônio Farias Filho (San Martin)

21 a 23 de setembro – Escola Municipal Antônio de Brito Alves (Mustardinha)

28 a 30 de outubro – Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus (Torrões)

05 a 07 de outubro – Escola Municipal Nadir Colaço (Macaxeira)

19 a 21 de outubro – Escola Municipal Olindina Monteiro (Dois Unidos)

26 a 28 de outubro – Escola Municipal João Alfredo (Ilha do Leite)
Matérias Relacionadas
- Terminal marítimo recebe 1ª Feira Estadual de Agricultura Familiar
- PCR participa de operação da SDS no bairro da Boa Vista
- Prefeito João Costa reúne parceiros para discutir proposta de requalificação do Centro
- Prefeito assina ordem de serviço para contenção em Casa Amarela
- Feira traz alimentos orgânicos para a população
- Prefeitura realiza almoço de apresentação dos homenageados do Carnaval 2011
- Mercado de São José recebe ação de limpeza e mutirão de serviços
- PCR promove seminário que discute políticas públicas para lésbicas e bissexuais
- Prefeitura divulga o “abre e fecha” do feriado de 7 de setembro
- Prefeitura do Recife realiza reunião com usuários do Geraldão
- Prefeito prestigia cravação da 1ª estaca do RioMar Shopping
- Prefeitura do Recife promove Feira de Agricultura Familiar no Marco Zero
- Procon-Recife registra mais de 270 queixas no mês agosto
- PCR e LBV promovem Mutirão de Cidadania
- Oficina discute relação da mídia com lésbicas e bissexuais
- PCR lança 3º Jogos Municipais da Pessoa Idosa
- Estudantes iniciam corrida pelo meio ambiente
- Prefeitura promove oficina sobre relação da mídia com mulheres
- Gincana leva coleta seletiva para escolas municipais
- Rua é interditada para serviços de revitalização no Bairro do Recife


Enviar    Imprimir