A Prefeitura     Comunidade do Caranguejo recebe nova Unidade de Saúde da Família Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

RSS lista de noticias O que é isso?

A Prefeitura

COMUNIDADE DO CARANGUEJO RECEBE NOVA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
00:00 Terça-feira, 28 de Setembro de 2010

Lú Streithorst
Prefeito inaugura nova sede da Unidade de Saúde da Família
Lú Streithorst
USF Caranguejo recebeu investimento de R$ 170 mil

Com investimento de R$ 170 mil, iniciativa da Prefeitura da Cidade, em parceria com o Imip, contemplará 1,2 mil famílias

Por Jamille Coelho

O prefeito do Recife, João da Costa, inaugurou, na manhã desta terça-feira (28), a nova sede da Unidade de Saúde da Família (USF) para atender 1,2 mil famílias da comunidade de Caranguejo Tabaiares. A reforma do equipamento, localizado na Rua Campos Tabaiares, na Ilha do Retiro, recebeu investimento de R$ 170 mil. O montante foi aplicado pela Prefeitura, em parceria com o Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (Imip), em toda a infraestrutura predial e na compra de equipamentos.

A USF Caranguejo conta com quatro consultórios, cinco salas (curativo, procedimento, vacina, esterilização e reuniões), copa, banheiro para pessoas com deficiência física e estacionamento. No posto, atuarão duas equipes compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, auxiliar de consultório dentário e dentista. A unidade também dispõe de novos equipamentos odontológicos, ginecológicos e autoclave (utilizado na esterilização dos materiais). De acordo com o prefeito do Recife, João da Costa, ter atendimento de boa qualidade na área da saúde é crucial para a melhoria da qualidade de vida da população.

“A parceria com o Imip foi fundamental para a estruturação do posto médico. Em todo o País, a demanda por melhoria na saúde pública é superior em relação ao desemprego e à segurança. Antes, a necessidade era mais emprego, mas, com o crescimento acelerado da economia, Recife é a quinta cidade do Brasil que mais gera emprego. Com o corte da CPMF, perdeu-se um investimento anual de R$ 50 bilhões, que poderiam ser distribuídos para melhoria da saúde de todos os brasileiros. Sem o montante, a qualificação do serviço é nosso grande desafio”, explicou João da Costa

Ainda de acordo com o prefeito, a prova maior do empenho da gestão na área da saúde é o melhoramento na remuneração dos médicos, enfermeiros, agentes de saúde e também a conclusão das reformas da Policlínica Agamenon Magalhães e das Unidades de Saúde da Família de Água Fria, Bomba do Hemetério e a duplicação da equipe do Samu. “Quero dizer que estamos batalhando por recursos para o projeto de urbanização da comunidade de Caranguejo Tabaiares. Com isso, faremos a pavimentação das ruas, construiremos os habitacionais e a rede de saneamento. A iniciativa integra o projeto Capibaribe Melhor e estamos batalhando para conseguir investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC–2)”, afirmou o prefeito.

Segundo o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, com o acompanhamento das famílias da comunidade, que é feito pelos agentes de saúde e médicos da família, a população fica acobertada e protegida. “Esse processo de acompanhamento ajuda a reduzir problemas crônicos como diabetes, hipertensão e outras doenças. Além disso, as crianças nascem mais saudáveis já que as Unidades de Saúde da Família dão toda a assistência necessária às mães gestantes durante o pré-natal, no estímulo ao aleitamento materno, à aplicação das vacinas e outros cuidados. Um bom posto de saúde resolve de 80% a 90% dos problemas da comunidade e é fundamental para a organização de saúde do País”, acrescentou.

“Desde 1980, utilizo os serviços do posto, que ficava dentro da comunidade, mas não dava a atenção que nós merecíamos. Agora, com a inauguração da unidade, contaremos com médicos e profissionais excelentes para cuidar da nossa saúde”, declarou a dona de casa Ednalda Alves, 46. De acordo com o presidente do Imip, Antônio Figueira, a parceria da Prefeitura com a instituição vem de longas datas e a ideia é fortalecer ainda mais os laços. “A USF do Caranguejo recebeu 50% de recursos próprios do Imip e doações da Queiroz Galvão. Coloco-me à disposição da Prefeitura para firmar outras parcerias já que nossa prioridade é melhorar cada vez mais a saúde pública no Recife”, enfatizou.

Prestigiaram a solenidade de inauguração os secretários de Educação, Cláudio Duarte; de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo; de Relações com a Imprensa e de Comunicação, Ceça Britto; além da assessora executiva da Secretaria de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras, Ana Cláudia Mota.

- Evento discute políticas e ações voltadas para a Saúde Ambiental
- Saúde realiza oficina sobre futura rede perinatal do Município
- Saúde realiza caminhada para comemorar o Dia do Idoso
- Saúde promove oficina de integração intersetorial