Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PREFEITURA DO RECIFE LANÇA PROGRAMA CONSULTÓRIO DE RUA
17:47 Quinta-feira, 9 de Dezembro de 2010

Para apresentar a novidade, agentes de redução de danos promoverão esquete teatral e mobilização de campo com distribuição de abraços

Por Larissa Correia

O atendimento a dependentes de álcool e drogas na capital pernambucana será ampliado nesta sexta-feira (10) com o lançamento oficial do Consultório de Rua – Reduzindo danos e resgatando a cidadania. A iniciativa permitirá a extensão da assistência principalmente a usuários de entorpecentes que não têm domicílio oficial ou que passam tempo em vias públicas. A apresentação do programa ocorrerá às 8h30, no auditório Capiba – 15o andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife (Avenida Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife). A solenidade contará com a presença de representantes da Prefeitura do Recife, Governo do Estado e Câmara dos Vereadores.

Estamos iniciando o projeto com cinco grupos, o que torna o Recife o município com a maior quantidade de equipes de Consultório de Rua entre as 14 cidades selecionadas pelo Ministério da Saúde para participar da fase inicial da proposta. A estratégia viabilizará a ampliação de acolhimento e acesso aos usuários de drogas em situação de vulnerabilidade social, prioritariamente àqueles em situação de rua. Em vez de esperar que busquem a rede municipal, iremos ao encontro desse público-alvo em seus locais de permanência”, afirmou o secretário de saúde do Recife, Gustavo Couto.

Cada equipe do programa é formada por seis profissionais, sendo um psicólogo, um assistente social e quatro redutores de danos. A estrutura recifense contará ainda com grupos de arte-educadores e ‘oficineiros’, que vão dar aulas de teatro, capoeira, percussão e beleza. Um dos diferenciais da iniciativa é a inclusão de ex-usuários dos serviços municipais atuando como redutores de danos, uma forma de inclusão socioprofissional.

O programa é mais um dispositivo integrante da rede municipal de atenção integral em álcool e outras drogas, com a realização de ações de promoção, prevenção e cuidados primários no espaço de rua a usuários com problemas decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Ele leva em conta as diversas formas de vulnerabilidade e risco e incentiva a interdisciplinaridade e intersetorialidade, com enfoque na complexidade de contextos de cada usuário”, reforçou Pollyana Pimentel, gerente do Mais Vida, programa municipal de redução de danos.

Durante o lançamento, no auditório, será realizado um esquete teatral sobre riscos do consumo de entorpecentes, com destaque para o crack. A apresentação será repetida nos locais de atuação das equipes. Ela surge como uma forma lúdica de abordagem aos consumidores de álcool, fumo e outras drogas, facilitando os trabalhos de reinserção social. No que se refere às oficinas, a proposta é que, ao fim de determinados períodos, os resultados sejam apresentados por meio de manifestações como festival de talentos, exposição de arte, seminário cultural etc.

Mobilização – Como forma de chamar a atenção e sensibilizar a população para o programa, a Secretaria de Saúde do Recife promoverá na manhã desta sexta-feira uma intervenção batizada Abraços Grátis. Os agentes de redução de danos estarão em pontos do Bairro do Recife compartilhando abraços com o público. No início da manhã, eles estarão em locais como a ponte Maurício de Nassau e na parada de ônibus em frente à Prefeitura do Recife. Os técnicos também passearão pelos 15 andares do edifício-sede, abraçando visitantes, servidores e prestadores de serviço da Administração Municipal.

O objetivo é fazer com que as pessoas se sintam melhor, já que o ato de abraçar é uma forma de socialização e traz melhorias como redução dos batimentos cardíacos, da pressão sanguínea e do nível de hormônios ligados ao estresse. A intervenção também se aproxima da proposta do Consultório de Rua, de levar cuidado à população aonde ela está e não restrita às unidades de saúde.

Matérias Relacionadas
- Secretário de Saúde participa do lançamento da Campanha Nacional Contra o Racismo da UNICEF
- Seminário discute a saúde para a população negra, DST/Aids e hepatites Virais
- Comunidade do Morro da Conceição recebe novas instalações do Posto de Saúde da Família
- Secretário Gustavo Couto entrega novas instalações do PSF Morro da Conceição
- Saúde promove o I Seminário Municipal de Saúde da População Negra, DST/Aids e Hepatites Virais
- Vigilância Sanitária do Recife dá continuidade às fiscalizações no Morro da Conceição
- PCR disponibiliza testagem rápida de HIV no Morro da Conceição
- Samu orienta devotos de Nossa Senhora da Conceição
- Profissionais da Saúde do Recife se reúnem para discutir modelo municipal
- PCR oferece teste rápido de HIV no Morro da Conceição
- Fiéis que visitarem o Morro da Conceição receberão orientações dos Agentes Redutores de Danos
- Seminário discutiu saúde e transexualidade no acolhimento dos serviços de saúde
- Conselho de Saúde fortalece a comunicação do controle social
- Saúde discute atenção à saúde de transsexuais e travestis
- I Encontro Recife em Defesa da Vida ocorrerá nesta sexta, em Boa Viagem
- CPTRA encerra ciclo de exposições com peças de arte da equipe
- 13ª Residência Terapêutica já funciona no Recife
- Vigilância Ambiental atua ativamente durante a 106ª Festa do Morro
- Saúde instala posto temporário do Samu no Morro da Conceição
- Grupo Consultório de Rua inicia maratona de apresentações no Recife


Enviar    Imprimir