Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

JOÃO DO MORRO ESQUENTA VIRADA DO ANO NO MORRO DA CONCEIÇÃO
12:22 Sábado, 1 de Janeiro de 2011

Apresentação lota o pátio de eventos do bairro de jovens e adultos da comunidade

Gérsica Marques

Logo após o show de Paulo Diniz, dois grupos de samba de Casa Amarela embalaram as primeiras horas do ano no Polo do Morro da Conceição, na madrugada deste sábado (1 de janeiro). Os sambas prepararam o público para a segunda maior atração da noite: João do Morro.

Madá e o Samba, grupo existente há dois anos que já lançou um CD – Autoestima -, toca samba de raiz inspirados em músicos como Cartola, Maria Rita e Bete Carvalho. Na apresentação, cantaram sucessos como Não Deixe o Samba Morrer e Lama, além de músicas autorais como Nossa Paixão. Logo após, subiu ao palco o Emosamba, grupo formado há 16 anos que lançará o segundo cd em fevereiro, que realiza misturas sonoras como pagode com coco ou rap.

Por volta das 2h30, o tão esperado filho da terra - João do Morro – iniciou sua apresentação. Músicas como “Chupa que é de Uva”, “Eu não Presto” e “Sarará”, levantaram o público que dançou e cantou com o músico. A vida musical do cantor iniciou aos 14 anos na Galeria do Ritmo, escola de samba do bairro. Há dois anos ele tornou-se o João do Morro e já gravou quatro CDs. Um carroceiro conhecido dele contou que já chegou a vender 70 CDs do João por dia, forma de comercialização que o apresentou a população. A internet o promoveu na França, Itália e Portugal.

A fonte de inspiração do cantor é a própria população. Ele observa os costumes das pessoas e os descrevem. Como exemplo desse fato está a música “Balaiagem” que descreve o ato das mulheres escovarem os cabelos e fugirem da chuva. Segundo o cantor, muitos jornalistas já o descreveram como antropólogo da periferia.

Esta é a primeira vez que participa de shows organizados pela Prefeitura do Recife no Ciclo Natalino. “Está sendo uma imensa realização para mim. Participar dessa mescla de ritmos me deixa muito contente, principalmente porque estou há dois anos sem me apresentar aqui, no Morro”, disse o músico. O João do Morro também falou que a apresentação é uma vitrine sem igual, “pois a Prefeitura investe em equipamentos de som de qualidade e numa ótima estrutura, valorizando os artistas”, finalizou.

Bruna Félix, ex-visinha do cantor, ao mesmo tempo que dançava, elogiava a apresentação. Outra moradora do local, Neila da Silva, disse que o show é uma maravilha porque ele canta o que as pessoas gostam. “O show está muito divertido! As apresentações animam o Morro e os moradores não precisam sair do local onde moram. A Prefeitura está de parabéns”, disse.

Matérias Relacionadas
- Réveillon do Polo Morro da Conceição mostra a multiculturalidade do local
- Atrações diversificadas marcaram a chegada do Ano Novo no Polo Pina
- Martinho da Vila encanta o Réveillon do Polo Pina
- Milton Coelho comemora a chegada de 2011 no Polo Acaiaca
- “Homens em Fúria” e “Minhas Mães e Meu Pai” em cartaz no Cinema Apolo
- Oficinas do Programa Multicultural encerram atividades em 2010
- PCR traz grandes atrações para Reveillon do Recife
- Orquestra Contemporânea de Olinda encerra programação natalina da Rua da Moeda
- Última Terça Negra de 2010 tem coco de roda e afoxé
- Rua da Moeda é palco de som universal e sem preconceitos
- Ecletismo foi a marca registrada dos shows natalinos na Rua da Moeda
- Música e teatro animam Sítio da Trindade
- Segunda noite no Polo da Moeda reúne público numa noite de estilos
- Mais uma noite natalina de diversidade no Nascedouro de Peixinhos
- Muita música e dança no Polo Comunitário do Barro
- Natal: momento de solidariedade real
- Animação e cultura nordestina no bairro do Torreão
- Conde fez público cantar e dançar no Nascedouro de Peixinhos em noite natalina
- Sítio Trindade oferece uma fusão de ritmos nordestinos
- Shows animam a Rua da Moeda em véspera de Natal 


Enviar    Imprimir