Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

MISSÃO DO BANCO MUNDIAL E PCR DISCUTEM INVESTIMENTOS PARA EDUCAÇÃO E GESTÃO PÚBLICA
00:00 Quarta-feira, 30 de Março de 2011

130 milhões de dólares devem ser financiados para a implementação do Programa, que visa a melhoria da oferta e qualidade da educação básica - infantil e fundamental - na Rede Municipal de Ensino

Por Kellen Lima

Educação e eficiência da gestão pública. Estes são os temas que regem a missão de identificação do Banco Mundial, que está na Cidade até a próxima quinta-feira (31), trabalhando com equipe técnica da Prefeitura do Recife, no “Programa de Desenvolvimento da Educação e Gestão Pública do Município do Recife”. Durante as reuniões, envolvendo os nove integrantes da missão da instituição financeira conhecem as problemáticas que permeiam os assuntos propostos no intuito de traçar objetivos para o programa, a ser financiado em um valor estimado em 130 milhões de dólares.

O Programa da PCR visa a melhoria da oferta e qualidade da educação básica - infantil e fundamental - na Rede Municipal de Ensino. Para tanto, 100 milhões de dólares devem ser destinado para o setor. Já os 30 milhões restantes devem ser utilizados para o fortalecimento da gestão pública municipal, como a mobilidade urbana, administração financeira, redução de gastos, aumento de receita e gestão da dívida pública, temáticas também contempladas pelo plano. O financiamento deve ser assinado ainda em 2011 e executado em um prazo de cinco anos.

A quantia, segundo a assessora executiva da Secretaria de Educação, Ivone Caetano, é de grande importância para o crescimento e consolidação da Rede Municipal de Ensino. “Os investimentos serão fundamentais para manter nossa política de fortalecimento da gestão municipal, uma vez que teremos incrementos para a formação de professores e gestores, monitoramento da aprendizagem, requalificação das unidades educacionais e ampliação do parque escolar”, apontou.

Para a integrante da missão do Banco Mundial e coordenadora do projeto, Daniela Pena, o financiamento deve aumentar a cobertura da Rede Municipal de Ensino, sendo “fundamental para o município, já que vai trabalhar com a educação infantil e fundamental, o que acreditamos ser muito importante para dar qualidade ao processo de aprendizagem e perspectivas para o futuro das crianças e jovens”. Ainda segundo Pena, o projeto “apoia o Programa de Desenvolvimento da Educação e Gestão Pública do Município do Recife e trabalha dentro do modelo de gestão do governo, contribuindo com suas prioridades, que são a educação, finanças, gestão pública e transportes”, explicou.

A equipe técnica da PCR é composta por integrantes das secretarias de Educação, Gestão e Planejamento, Finanças, Administração, Controladoria e o Instituto Pelópidas Silveira. Já a missão da instituição financeira é composta pelos coordenadores do projeto, David Evans e Daniela Pena, bem como pelos seguintes especialistas: Tarsila Velloso (Gestão Pública); Rafael Barroso (Finanças); Ricardo Marar (Transportes); Madalena Santos (Educação); Rugis Cunnigham (Finanças); Sinuê Ailiram (Aquisições) e Érica Amorim (Educação).

Matérias Relacionadas
- Estudantes de escolas municipais assistem a peça de teatro no Parque Dona Lindu
- João da Costa ministra palestra para a abertura do 4º Salão Imobiliário de Pernambuco
- Prefeito João da Costa decreta luto oficial pelo falecimento de José Alencar
- AÇÕES DA OPERAÇÃO INVERNO 2011
- João da Costa lança a Operação Inverno 2011
- Mulheres refazem os caminhos do Recife
- Prefeitura do Recife investe R$ 53 milhões na Operação Inverno 2011
- Escola de Gestão inscreve servidores para turmas de abril
- Programa da Prefeitura do Recife ganha reconhecimento internacional
- Prefeito João da Costa lança Operação Inverno 2011
- Conselheiras e delegadas do OP participam de encontro feminista em Brasília
- Instituições recebem doações arrecadadas pelo Bloco Nem com Uma Flor
- Encontro discute a violência contra a mulher
- Jovens e crianças demonstram disposição na Corrida das Pontes
- Prefeito prestigia a Corrida das Pontes
- Programação - Parque Dona Lindu
- Quenianos vencem Corrida das Pontes pelo 4º ano consecutivo
- Prefeito João da Costa anuncia conquista de prêmio internacional
- João da Costa inaugura Galeria de Arte e Teatro do Parque Dona Lindu
- Corrida das Pontes reúne mais de 5 mil atletas neste domingo


Enviar    Imprimir