Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

ARRAIÁ SOLIDÁRIO DA ACADEMIA DA CIDADE ANTECIPA O SÃO JOÃO NA LAGOA DO ARAÇÁ
21:26 Sábado, 11 de Junho de 2011

Evento reuniu mais de mil pessoas, entre profissionais e usuários dos 21 polos do programa

Por Larissa Correia

A Lagoa do Araçá, na Imbiribeira, virou uma grande quermesse no fim da tarde e início da noite deste sábado (11). Tudo para receber o Arraiá Solidário, festa junina que reuniu profissionais e mais de mil usuários dos 21 núcleos da Academia da Cidade, além do público em geral. Para entrar no clima, o polo do programa existente no local recebeu decoração especial. E não faltaram nem as barraquinhas com comidas típicas do período, como canjica e mungunzá.

Um dos destaques do evento foi a Forrovioca, onde se apresentaram nomes como Ledo Silva e Sevi Nascimento. No repertório, grandes sucessos do arrasta-pé em sua forma mais tradicional, com zabumba, sanfona e triângulo. Os ‘artistas’ dos polos também fizeram parte da programação. Por lá, ocorreram apresentações de quadrilha (Sítio Trindade), carimbó (Ipsep), coco (Morro da Conceição/Vasco da Gama) e hip hop (Jaqueira). Quem estava por lá não perdeu tempo. Teve gente dançando juntinho, em grupo e até sozinho. O importante era não deixar de se divertir.

A aposentada Lindinalva Ferreira era uma das mais entusiasmadas. Frequentadora do polo de Brasília Teimosa desde 2008, ela foi acompanhada da sobrinha e participou do arraial como pôde: vestida de matutinha, provou das iguarias e forrozou sem parar. “Faço questão de estar presente nas festas da Academia da Cidade. É bom que haja essa integração entre todos os polos”, afirmou.

A empolgação da usuária encontrou eco na do gerente do programa municipal, Ebrivaldo Cavalcanti. “O ciclo junino é muito importante para a cultura nordestina e fazemos questão de reforçar isto destacando os elementos da dança, da música e da história nas nossas aulas. No arraial, também disponibilizamos espaço para alguns usuários comercializarem comidas típicas, ressaltando o aspecto da geração de renda”, destacou.

O gestor ressaltou mais um aspecto do encontro. “A realização da festa é uma forma de promover a integração dos freqüentadores e estimular que eles conheçam outros espaços da capital pernambucana. A Prefeitura do Recife tem requalificado e mesmo construído novos equipamentos, como o Parque Dona Lindu, ampliando o acesso da população a bens e serviços de cultura e lazer. Essa troca de experiências também é uma forma trabalhar a saúde”, esclareceu Cavalcanti.

Solidariedade – Este ano, os usuários do programa puderam contribuir com a campanha de arrecadação de donativos da Prefeitura do Recife. Os alimentos não-perecíveis, produtos de higiene íntima e material de limpeza recebidos durante o evento serão repassados a famílias prejudicadas pelas chuvas atípicas que atingiram a capital pernambucana nos meses de abril e maio. A Secretaria de Assistência Social ficará responsável pela entrega do que for coletado.

A promoção do arraial também teve apoio da Fundação de Cultura Cidade do Recife; da coordenação do Orçamento Participativo; e da Autarquia Geraldão, por meio dos Círculos Populares de Esporte e Lazer. Além da Secretaria Municipal de Saúde, que idealizou o encontro, colaboraram para o sucesso do evento as de Cultura e de Serviços Públicos, por meio da Guarda Municipal, Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

Galeria de Fotos

Matérias Relacionadas
- Academia da Cidade promove arraial no polo da Lagoa do Araçá
- Secretaria de Saúde abre a 18ª Residência Terapêutica no Recife
- Vigilância Sanitária do Recife alerta sobre compra de comidas típicas do ciclo junino
- Academia da Cidade promove arraial no polo da Lagoa do Araçá
- Experiência do Samu Recife em resgate aeromédico é apresentada em curso no Maranhão
- Lançamento de filme sobre dengue lota o Santa Isabel
- Combate à dengue ganha nova ferramenta no Recife
- Prefeitura do Recife apresenta filme educativo sobre a dengue
- Secretário Gustavo Couto debate rede de urgência e emergência em fórum estadual
- Profissionais de Saúde do Recife recebem capacitação sobre tabagismo
- Samu Recife é destaque em fórum que discutirá urgências de Pernambuco
- Saúde do Recife promove capacitação sobre tabagismo
- Samu Recife exporta experiência do serviço para a capital do Tocantins
- Oficina discute qualificação de Agentes Comunitários de Saúde do Recife
- Agentes Comunitários de Saúde do Recife terão formação técnica discutida em oficina
- Inspetores sanitários do Recife concluem capacitação oferecida pela Apevisa
- Começam as etapas distritais da 10ª Conferência de Saúde do Recife
- Profissionais do Academia da Cidade participarão de oficina sobre saúde vocal
- Prefeitura do Recife capacita inspetores da Vigilância Sanitária
- Secretário de Saúde participa de discussão sobre comunicação e doenças negligenciadas na Fiocruz Pernambuco


Enviar    Imprimir