Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PREFEITURA LANÇA FOLDER EM BRAILLE DO TESTE DO PEZINHO
17:04 Segunda-feira, 8 de Agosto de 2011

Iniciativa é inédita no País

Por Tádzio Estevam

A partir desta terça-feira (09), as maternidades e unidades de saúde do Recife contarão com mais uma ferramenta importante de informação com relação à importância da realização do Teste do Pezinho nos recém-nascidos. A Secretaria de Saúde lançará na Maternidade Barros Lima, em Casa Amarela, o primeiro folder sobre o tema escrito em Braille – a linguagem específica para as pessoas com deficiência visual. O evento marca uma ação das gerências das políticas de Saúde da População Negra, da Criança e das Pessoas com Deficiência e acontecerá a partir das 9h. Estarão presentes o secretário de Saúde, Gustavo Couto, o assessor executivo da pasta, Tiago Feitosa, além de diretores e gerentes.

A iniciativa de confeccionar o material em Braille se deu por conta da preocupação da saúde da população negra em ampliar o universo de divulgação de informações para que atinja também as pessoas com deficiência visual. Segundo o senso do IBGE de 2000, aproximadamente 17% da população do Recife possui algum tipo de deficiência. E desse percentual, 49% apresenta algum tipo de deficiência visual. Esta é uma ação inédita no País. No material constarão as informações essenciais sobre o exame, locais para o atendimento e sobre as doenças que podem ser identificadas.

O Teste do Pezinho é oferecido em caráter universal e gratuito. A Prefeitura oferece este exame desde 2002 nas três maternidades municipais: Bandeira Filho (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura). Por isso, os pais e responsáveis precisam estar atentos, pois todas as crianças devem se submeter, logo na primeira semana de vida, à realização do teste, importante para descobrir e tratar a tempo doenças genéticas graves, como a doença falciforme, a fenilcetonúria e o hipotiroidismo. É um direito do recém-nascido e a garantia de um crescimento saudável.

Obrigatório no País por determinação do Ministério da Saúde, desde 2001, o exame é coletado a partir do terceiro dia após o nascimento do bebê. Bastante simples, consiste apenas em retirar algumas gotas de sangue do calcanhar do recém-nascido, uma região rica em vasos sanguíneos. O material é encaminhado para análise no Laboratório Central do Estado (Lacen), integrante da rede de triagem neonatal. Se alguma doença metabólica for detectada, a maternidade, em conjunto com o laboratório, faz a busca ativa da mãe ou do responsável pelo bebê a fim de prestar as orientações necessárias.

No caso da fenilcetonúria e do hipotiroidismo, a criança é encaminhada ao ambulatório de referência para triagem neonatal no Hospital Barão de Lucena. Já os bebês com anemia falciforme são encaminhados à Fundação Hemope para acompanhamento. Aqueles que apresentam apenas o traço falciforme – ou seja, possuem o gene sem terem a doença – são, juntamente com os familiares, atendidos nos ambulatórios de hematologia da Prefeitura, que funcionam nas policlínicas Lessa de Andrade (Madalena), Agamenon Magalhães (Afogados) e Albert Sabin (Tamarineira).

Números - De abril de 2002 a abril de 2010, a rede municipal realizou 86.423 testes do pezinho nas três maternidades, dos quais 2.741 (3,17%) apresentaram traço falciforme e 42 (0,005%) anemia falciforme.

A implantação do Teste do Pezinho, bem como da assistência às pessoas com a doença falciforme, fazem parte de um conjunto de ações que foram implementadas pela Prefeitura a partir de 2001, com a criação do Programa de Anemia Falciforme e, posteriormente, em 2006, com a instituição da Política Municipal de Atenção à Saúde da População Negra, que incluiu outras questões de saúde bem como o combate ao racismo, à discriminação e à intolerância religiosa na perspectiva da Promoção da Igualdade Racial nas políticas públicas do Município.

A Doença falciforme também pode ser identificada no pré-natal. A rede de atenção básica do Recife, que inclui os PSFs e postos tradicionais, funciona como porta de entrada para atendimento à população. Nos postos de saúde, são realizados exames para identificação da doença falciforme, inclusive em adultos. Em 2004, a capital pernambucana foi a primeira cidade brasileira a introduzir a pesquisa da doença no pré-natal para identificar se existem gestantes com doença falciforme e encaminhar para os serviços de pré-natal de alto risco para um acompanhamento especial. Este ano, o Ministério da Saúde determinou a obrigatoriedade da realização deste exame no pré-natal em todo o País com base na rede de experiências iniciadas pelo Recife.

De 2002 a 2010, o Laboratório Municipal de Saúde Pública da Prefeitura realizou 78.135 exames para pesquisa das variantes da hemoglobina, que identifica a doença falciforme. Desse total, 5.921 deram resultado positivo (7,57%), sendo 4.430 (5,67%) para traço falciforme, 28 (0,04%) para anemia falciforme e 1.462 para outras alterações na hemoglobina. Nos últimos nove anos, 2.055 profissionais de saúde já foram capacitados pela Secretaria Municipal de Saúde para atender pessoas com a doença falciforme.

Saiba Mais:
O teste do pezinho –
É um exame que detecta doenças endócrina, metabólica e genética que, não identificadas precocemente, podem comprometer o crescimento e causar alterações no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê. A coleta do sangue é feita a partir de um furinho no calcanhar do recém-nascido. Entre as doenças que podem ser detectadas, as principais são:

Doença falciforme - Doença genética que altera os glóbulos vermelhos, provocando dor nos ossos, músculos e juntas, palidez, icterícia, úlceras nas pernas e maior tendência a infecções.

Fenilcetonúria - Doença relacionada a uma alteração genética rara que envolve o metabolismo de proteínas. Uma pessoa com fenilcetonúria não tem a quantidade normal de uma enzima específica para quebrar o aminoácido fenilalanina. Por isso, qualquer comida que contenha fenilalanina, como carne, ovos e leite, não pode ser digerida corretamente e ela se acumula no organismo, causando problemas no cérebro e em outros órgãos.

Hipotiroidismo - É um distúrbio causado pela produção deficiente de hormônios da tireóide, geralmente devido a um defeito na formação da glândula ou a um problema bioquímico que ocorre na síntese dos hormônios tireoidianos. Os hormônios tireoidianos são fundamentais para o adequado desenvolvimento do sistema nervoso. A sua deficiência pode provocar lesão grave e irreversível, levando ao retardo mental, se instituído bem cedo, o tratamento é eficaz e pode evitar estas sequelas.

Maternidades do Recife que realizam o Teste do Pezinho:

Maternidade Barros Lima (Avenida Norte, 6.465, Casa Amarela – 3355.2168)

Maternidade Bandeira Filho (Rua Londrina, s/n, Afogados – 3355.2230)

Maternidade Arnaldo Marques (Avenida Dois Rios, s/n, Ibura – 3355.1814/1822)

Ambulatórios de hematologia da capital:

Centro ou Policlínica de Saúde Albert Sabin (Rua Padre Roma, 149, Tamarineira – 3355.2754/2769)

Policlínica Lessa de Andrade (Estrada dos Remédios, 2.461, Madalena – 3355.7802)

Policlínica Agamenon Magalhães (Largo da Paz, s/n, Afogados – 3355.2332)

Matérias Relacionadas
- Campanha de vacinação contra sarampo acaba hoje (05)
- Unidade de Saúde da Família de San Martin cria espaço exclusivo para amamentação
- Recicriarte encerra atividades nesta sexta (05) com a realização de uma feira de artesanato
- Campanha de vacinação contra sarampo acaba nesta sexta-feira (05)
- Recife participa de Câmara Técnica de Saúde com foco na Copa de 2014
- População aprende a gerar renda com material reciclável em oficinas da Prefeitura do Recife
- Renda do Baile Municipal propicia a construção de leitos neopediátricos do Hospital Infantil Maria Lucinda
- Secretaria de Saúde realiza várias atividades em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno
- Médicos e enfermeiros do Samu recebem capacitação sobre transporte aeromédico
- Voluntários realizam mutirão da dengue em vários bairros do Recife
- Samu Metropolitano realiza primeiro curso de adaptação ao transporte aeromédico
- População recebe exames gratuitos para detecção de hepatite C no Centro do Recife
- Psicanalista gaúcha conhece de perto as experiências exitosas da Secretaria de Saúde do Recife
- Psicanalista de referência nacional vem conhecer as experiências da rede de Saúde Mental do Município
- Dia Nacional das Hepatites Virais é lembrado pela Secretaria de Saúde do Recife
- Prevenção de acidentes de trabalho é tema de seminário no Fundacentro
- Secretaria de Saúde realiza seminário sobre o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- Alunos municipais recebem primeiro mutirão da visão dentro do Programa Olhar Recife
- Novas ambulâncias e um helicóptero são entregues para reforçar atendimentos no Samu Metropolitano
- Combate à dengue ganha reforço da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias


Enviar    Imprimir