Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PSICANALISTA GAÚCHA CONHECE DE PERTO AS EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DA SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE
00:00 Quinta-feira, 28 de Julho de 2011

Na ocasião, foi realizada uma palestra no auditório da UFPE envolvendo todos os profissionais de Saúde Mental e Redução de Danos para uma troca de experiências

Por Tádzio Estevam

Os profissionais que compõem as gerências de Saúde Mental e Redução de Danos da Secretaria de Saúde do Recife estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (28) para discutir as ações que são desenvolvidas pela secretaria dentro dessa temática. Na ocasião, esteve presente a psicanalista gaúcha Marta Conte, que é referência nacional no assunto. A convidada conheceu os serviços oferecidos pelos Centros de Assistência Psicossocial (Caps) na manhã desta quinta (28) e a tarde proferiu uma palestra sobre os desafios para a rede de saúde na clínica do sujeito usuário de álcool e outras drogas. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco, entidade parceira na ação.

De acordo com a profissional, o serviço oferecido pelo Recife serve de modelo para outras capitais, inclusive para sua cidade natal, Porto Alegre, que, apesar de ter praticamente o mesmo número de habitantes do Recife, ainda conta com uma rede bem menor que a da capital pernambucana. “Aqui a população conta com 18 unidades de tratamento, divididas entre transtorno mental e álcool e outras drogas. Lá em Porto Alegre nós temos apenas seis Caps. Isso mostra a preocupação com a qualidade do serviço oferecido à população. Ainda temos muito a fazer lá no Sul”, disse. A convidada ainda ressaltou a intersetorialidade encontrada aqui. “O indivíduo precisa estar numa estrutura bem amarrada, pois ele circula por vários lugares e setores da sociedade. Ele não pode se sentir perdido, senão a base do tratamento pode ser abalada e abandonada por ele”.

Nesta sexta-feira (29), a convidada ainda terá duas agendas. Pela manhã, às 9h, acontecerá no auditório do 8º andar do CFCH uma roda de conversa com os supervisores clínicos-institucionais, com a gerência de Saúde Mental e também com a gerência de Redução de Danos da Secretaria. A visita da convidada ao Recife será concluída à tarde (14h), ocasião onde haverá uma discussão intersetorial sobre o cuidado e atenção ao adolescente atendido pelo serviço no Município.

O convite feito pelas gerências de Saúde Mental e Redução de Danos consiste num projeto da Secretaria em parceria com o Ministério da Saúde intitulado Escola de Supervisores que visa discutir as ações executadas pelos supervisores clínicos dos CASP Ad e Transtorno Mental. A cada dois meses, o serviço é apresentado a personalidades de referência nacional e até internacional cujo objetivo é promover um intercâmbio dentro da temática.

Atualmente, o Recife conta com 18 Centros de Atenção Psicossocial, entre Álcool e Outras Drogas e Transtorno Mental, 19 Residências Terapêuticas e quatro Albergues Terapêuticos. As residências são serviços destinados a pacientes de longa permanência em hospitais psiquiátricos. Este trabalho humanizado realizado por uma equipe multiprofissional procura manter o paciente no convívio com a família, melhorando sua qualidade de vida além de minimizar os gastos públicos com internação psiquiátrica de longa duração, nem sempre necessária.

O acompanhamento dos alcoolistas, tabagistas, dependentes químicos é garantido pelos CAPS-AD em parceria com o PSF e programas como o Mais Vida que trabalha com a proposta da redução de danos, procurando minimizar os efeitos negativos do consumo de álcool, fumo e outras drogas, incluindo a Política de Controle do Tabagismo que tem uma articulação do tratamento do tabagismo simultâneo ao do álcool e outras drogas nos CAPS AD, Albergues Terapêuticos, o Consultório de Rua e rede de atenção básica. E em conjunto com demais secretarias da PCR, está sendo concluído o Plano de Enfrentamento ao Crack.

Matérias Relacionadas
- População recebe exames gratuitos para detecção de hepatite C no Centro do Recife
- Psicanalista de referência nacional vem conhecer as experiências da rede de Saúde Mental do Município
- Dia Nacional das Hepatites Virais é lembrado pela Secretaria de Saúde do Recife
- Prevenção de acidentes de trabalho é tema de seminário no Fundacentro
- Secretaria de Saúde realiza seminário sobre o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- Alunos municipais recebem primeiro mutirão da visão dentro do Programa Olhar Recife
- Novas ambulâncias e um helicóptero são entregues para reforçar atendimentos no Samu Metropolitano
- Combate à dengue ganha reforço da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias
- PCR realiza mais uma seleção simplificada de médicos
- Secretaria de Saúde do Recife alerta para o prazo final da Campanha de Vacinação
- Gustavo Couto apresenta experiência do Recife no Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência
- Recife apresenta monitoramento da rede de urgência e emergência no 27º Congresso do Conasems
- Intersetorialidade em Saúde ganha discussão ampla no 27º Congresso do Conasems
- Gustavo Couto é eleito vice-presidente do Conasems
- Médicos americanos visitam a 10ª Conferência de Saúde do Recife
- Congresso do Conasems em Brasília debaterá a saúde no centro da agenda de desenvolvimento do Brasil
- Gestores municipais de saúde se reúnem no DF para discutir investimentos no setor
- Prefeitura do Recife sanciona Lei que regula a venda adequada da carne moída
- Universidade de Pernambuco terá polo experimental do Academia da Cidade
- Recife já vacinou quase 90% das crianças contra poliomielite


Enviar    Imprimir