Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

POPULAÇÃO RECEBE EXAMES GRATUITOS PARA DETECÇÃO DE HEPATITE C NO CENTRO DO RECIFE
00:00 Quinta-feira, 28 de Julho de 2011

Ação foi realizada no Mercado de São José para marcar o Dia Nacional de Hepatites Virais

Por Tádzio Estevam

As pessoas que transitaram nesta quinta-feira (28) pelas proximidades do Mercado de São José para resolver situações do dia a dia também tiveram a oportunidade de cuidar da saúde de graça, pelo menos no que diz respeito à saúde do fígado. É que hoje foi lembrado o Dia Nacional das Hepatites Virais, data que foi o motivo de uma ação conjunta entre a Secretaria de Saúde do Recife, Instituto do Fígado de Pernambuco e o Núcleo de Apoio aos Portadores de Hepatites (NAPHE). Na ocasião foram oferecidos exames gratuitos para detecção da hepatite C, além da distribuição de material educativo e informações por parte dos técnicos da Coordenação Municipal das Doenças Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais da PCR. A ação aconteceu das 9h às 16h e realizou mais de 200 testes rápidos com resultados positivos para três casos.

Segundo a técnica de prevenção e responsável pelas hepatites virais da coordenação DST/AIDS da Prefeitura, Ayanne Barbosa, o objetivo do evento foi levar informações sobre as hepatites e promover uma ação preventiva com base na orientação e tratamento. “A aceitação da população está muito boa, mas precisamos melhorar ainda mais nossas ações com base na informação para que mais gente possa procurar o serviço”, disse. Assim como a técnica, a presidente do NAPHE, Laís Coutinho, também reforçou a campanha. “Sabemos que a hepatite C é uma doença silenciosa, como em alguns casos da pressão arterial. Quando se descobre pode ser tarde demais. E isso é assustador porque é uma doença que evolui para uma cirrose hepática e até mesmo um câncer de fígado. Por isso, precisamos divulgar mais a importância do exame, fazendo com que as pessoas solicitem aos seus médicos o exame para detecção das hepatites. A prevenção é o melhor caminho”, concluiu.

Dona Maria Arcanja Gomes, 71 anos e moradora do bairro do Ibura, esteve no centro da cidade para se consultar com o médico por ser portadora de diabetes. Ao passar pelo Mercado de São José observou a grande movimentação de pessoas numa fila e se aproximou para saber do que se tratava. Ao ser informada que aquelas pessoas estavam aguardando para fazer o teste de detecção para a hepatite C, mesmo sem saber muita coisa sobre a doença, resolveu entrar na fila. “Estou numa idade que é fundamental cuidar da saúde. Quando vi que aqui estavam oferecendo este exame e ainda mais de graça resolvi fazer também”, justificou. Após o preenchimento da ficha e coleta de apenas uma gota de sangue, dona Arcanja recebeu o resultado que deu negativo para a moléstia. “Graças a Deus não tenho isso. Menos uma doença na minha vida”, comemorou.

Porém, quem não teve a mesma sorte foi Dona Maria Aparecida Carneiro. Ao fazer a coleta do sangue, após 15 minutos foi detectada em seu exame a hepatite C. “É uma pena, pois não sabia que tinha essa doença. Agora vou ter que cuidar não é?”, indagou. Em casos como o de Dona Aparecida, o paciente é orientado pelos profissionais e recebe um encaminhamento para o Instituto do Fígado e iniciar de pronto o tratamento.

A Doença – A hepatite C é a inflamação do fígado causada pela infecção pelo vírus da hepatite C (VHC ou HCV), transmitido através do contato com sangue contaminado. Essa inflamação ocorre na maioria das pessoas que adquire o vírus e, dependendo da intensidade e tempo de duração, pode levar a cirrose e câncer do fígado. Ao contrário dos demais vírus que causam hepatite, o vírus da hepatite C não gera uma resposta imunológica adequada no organismo, o que faz com que a infecção aguda seja menos sintomática, mas também com que a maioria das pessoas que se infectam se tornem portadores de hepatite crônica, com suas consequências a longo prazo.

Matérias Relacionadas
- Psicanalista gaúcha conhece de perto as experiências exitosas da Secretaria de Saúde do Recife
- Psicanalista de referência nacional vem conhecer as experiências da rede de Saúde Mental do Município
- Dia Nacional das Hepatites Virais é lembrado pela Secretaria de Saúde do Recife
- Prevenção de acidentes de trabalho é tema de seminário no Fundacentro
- Secretaria de Saúde realiza seminário sobre o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- Alunos municipais recebem primeiro mutirão da visão dentro do Programa Olhar Recife
- Novas ambulâncias e um helicóptero são entregues para reforçar atendimentos no Samu Metropolitano
- Combate à dengue ganha reforço da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias
- PCR realiza mais uma seleção simplificada de médicos
- Secretaria de Saúde do Recife alerta para o prazo final da Campanha de Vacinação
- Gustavo Couto apresenta experiência do Recife no Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência
- Recife apresenta monitoramento da rede de urgência e emergência no 27º Congresso do Conasems
- Intersetorialidade em Saúde ganha discussão ampla no 27º Congresso do Conasems
- Gustavo Couto é eleito vice-presidente do Conasems
- Médicos americanos visitam a 10ª Conferência de Saúde do Recife
- Congresso do Conasems em Brasília debaterá a saúde no centro da agenda de desenvolvimento do Brasil
- Gestores municipais de saúde se reúnem no DF para discutir investimentos no setor
- Prefeitura do Recife sanciona Lei que regula a venda adequada da carne moída
- Universidade de Pernambuco terá polo experimental do Academia da Cidade
- Recife já vacinou quase 90% das crianças contra poliomielite


Enviar    Imprimir