Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO INICIA AÇÕES SOBRE A SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
19:01 Segunda-feira, 22 de Agosto de 2011

Neste primeiro dia, estudantes da Rede Municipal de Ensino participaram da oficina de desenho de humor, pensada para estimular a criatividade e a expressão

Por Suzan Vitorino

Refletir sobre a inclusão socioescolar das pessoas com deficiência. Com esse objetivo, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) iniciou as atividades voltadas para o segmento no dia em que a PCR abre a Semana da Pessoa com Deficiência, com a Plenária Temática do OP. De hoje até 26 de agosto várias atividades acontecem em toda a Rede de Ensino. A abertura aconteceu nesta segunda (22), no Centro Administrativo Pedagógico (CAP), com uma oficina intitulada “Desenho de Humor”. Além da aula, foram exibidos desenhos realizados pelos estudantes do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), na exposição de artes visuais.

O arteeducador e professor do NAAH/S, Ângelo Meyer, foi o responsável pela oficina, direcionada para 30 estudantes do 2º ano do 2º ciclo da Rede. O professor iniciou a aula mostrando várias caricaturas de pessoas famosas e explicando que a ideia principal desse tipo de desenho de humor é acentuar características da pessoa de uma forma humorada. “Toda criança gosta de desenhar, pois isso faz parte do seu desenvolvimento. O desenho de humor trabalha a criatividade e a expressão da criança”, comenta o educador.

Em seguida, os alunos se juntaram em dupla para desenhar as caricaturas um do outro. Também foi distribuída a revista “Quadrinhos do NAAH/S”, produzido por alunos com altas habilidades de escolas municipais, estaduais e privadas. A estudante Naiza Pessoa, 13 anos, da Escola Municipal Maria de Sampaio Lucena, é uma das autoras-mirins da revista. “Passei pela oficina do NAAH/S e lá tive aulas de teatro, música, origami e desenho. Foi muito legal participar da revista”, celebra Naiza.

Na exposição do CAP foram exibidos desenhos, pinturas, histórias em quadrinhos, origamis e o projeto de um livro chamado “Escrita Braille”, produzidos pelos participantes do NAAH/S. Ainda no evento, o Núcleo de Educação para o Trabalho (NET), um projeto da Secretaria de Educação em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), colocou à venda bloquinhos de anotações, porta-trecos e bolsas elaborados pelos jovens do Núcleo. Segundo o instrutor da NET, Laércio Costa, a verba arrecadada será usada para a compra de novos materiais que se transformarão nos objetos criados pelos participantes. “É gratificante ver os jovens produzindo objetos, eles se sentem valorizados. Também recuperamos livros, estimulando a iniciação profissional”, explica Laércio.

A gerente de Educação Especial, Suzana Brainer, enfatiza a importância da Semana para a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. “Precisamos passar a ver a pessoa com deficiência na sua integralidade, e explorar suas habilidades e potencialidades, promovendo a reflexão na realidade socioescolar”, defende Suzana.

Conheça o NAAH/S – O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/ Superdotação (NAAH/S) é uma iniciativa do MEC – SECADI em parceria com a Prefeitura do Recife, por meio da Gerência de Educação Especial da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer. Tem como proposta identificar e apoiar o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes das escolas da Educação Básica que apresentam notável habilidade em aspectos intelectuais, artísticos, liderança e capacidade psicomotora, através de oficinas, passeios, reuniões e palestras. O NAAH/S funciona na Estrada do Arraial, 4744, no bairro de Casa Amarela. Outras informações pelo telefone (81) 3355.6904. Conheça o blog do núcleo no link http://naahsrecife2011.blogspot.com.

Saiba mais sobre a programação da Seel para a Semana da Pessoa com Deficiência no link abaixo:
http://www.recife.pe.gov.br/2011/08/21/seel_tem_programacao_em_toda_a_rede_dedicada_a_semana_da_pessoa_com_deficiencia_178298.php

Matérias Relacionadas
- Seel tem programação em toda a Rede dedicada à Semana da Pessoa com Deficiência
- Prefeitura do Recife e TJPE reiniciam o Projeto Escola Para Pais
- Prefeitura e TJPE apresentam mais uma versão do Projeto Escola Para Pais
- Sinfônica apresenta-se para beneficiários do Bolsa Escola Municipal
- Estudantes de escolas municipais do Recife concluem 1ª etapa da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática
- Prefeitura promove palestras sobre educação alimentar para beneficiárias do Bolsa Escola
- Programa Bolsa Escola Municipal leva beneficiárias para passeio ecológico
- Debate e democracia marcam a 8ª Comude
- Professores de bibliotecas participam de formação continuada no Paulo Freire
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de mais uma olimpíada de Matemática
- Biblioteca de Afogados prorroga inscrições para o 13º Concurso de Poesia
- Prefeitura promove 8ª Conferência de Educação
- Prefeitura promove 8ª Conferência Municipal de Educação
- Professores da Rede Municipal participam de oficina de produção de vídeo de bolso
- Garotos da Paz lançam CD com temática de combate ao Bullying
- Bolsa Escola comemora o Dia do Estudante com crianças beneficiárias
- Professores da Rede Municipal participam de oficina de produção de vídeo de bolso
- Prefeitura assina convênio com a Unicap para disponibilização de cursos de especialização
- PCR promove ida ao teatro para beneficiários do Bolsa Escola Municipal
- Prefeitura do Recife comemora o Dia do Estudante


Enviar    Imprimir