Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

POPULAÇÃO ATENDE A CHAMADO E PARTICIPA DA COMEMORAÇÃO PELO DIA DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE
00:00 Sábado, 28 de Janeiro de 2012

Prefeitura do Recife e parceiros fazem mobilização no Pátio do Carmo

Um dos pontos mais movimentados da capital pernambucana, principalmente no período anterior ao Carnaval, o Pátio do Carmo ficou cheio na manhã deste sábado (28) por uma causa bastante nobre: o enfrentamento da hanseníase. Na véspera do dia mundial de luta contra a doença, celebrado sempre no último domingo de janeiro, a Prefeitura do Recife escolheu o local no bairro de Santo Antônio para receber a terceira edição do Consultório na Praça – realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia
(SBD-PE), Morhan – Movimento de Reintegração da Pessoa Acometida pela Hanseníase e Governo de Pernambuco.

Durante a mobilização, que segue até as 16h, quem passar pelo pátio poderá ter acesso a consultas dermatológicas, esclarecer dúvidas, acompanhar palestras a respeito da enfermidade, receber material educativo, participar de caminhada e assistir a manifestações culturais. Entre elas, banda e grupo de passistas de frevo e apresentação do grupo de percussão Nação Abath. A expectativa é que mais de 500 pessoas participem das abordagens.

“Promovemos ações como a deste sábado para diminuir o preconceito e divulgar os sinais e sintomas da hanseníase, que tem tratamento e, principalmente, cura. É fundamental ainda destacar a necessidade do diagnóstico precoce para a doença. Quanto mais cedo ela for detectada, maiores as chances de se evitar complicações e deformidades”, apontou Milde Cavalcanti, coordenadora de Controle da Hanseníase do Recife.

Coube à transformista Gylkkah Brechot atuar como apresentadora do evento. “Estamos aqui para chamar a atenção de todos e mostrar a importância da prevenção. Devemos lutar contra a hanseníase. Nesse caso, nossas armas são a prevenção e a informação. Se a pessoa souber que está doente, não deve se apavorar. É preciso consciência
e muita determinação para vencer a batalha”, ressaltou a artista.

O aposentado Valter Batista saiu de Afogados, na Zona Sudoeste da Cidade, para participar da ação. “Não conheço ninguém que tenha tido a doença, mas sei que é preciso prevenir, por isso vim até o Centro”, justificou. A dona de casa Rita Juvenal veio de mais distante para participar do Consultório na Praça. Acompanhada do marido, o comerciário José, ela saiu de Abreu e Lima, no Grande Recife, para tomar parte das atividades deste sábado. “É importante se cuidar. Acordamos cedo só para estar aqui”, comentou.

Iniciativas - No Recife, o Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase também estará em evidência em atividades paralelas no Distrito Sanitário V, que abrange os bairros da Zona Sudoeste da Cidade, como Areias, Bongi e San Martin. As ações ocorrerão até 3 de fevereiro, em diversas unidades de Saúde da Família (USF), como Planeta dos Macacos (Jardim São Paulo) e Vila São Miguel / Marrom Glacê (Afogados). Esses locais receberão iniciativas como palestras e exames, entre outras.

No dia 8 de fevereiro, haverá um seminário voltado para enfermeiros da rede de atenção básica do Recife e da Região Metropolitana. O objetivo é atualizar e aprimorar os conhecimentos desses profissionais a respeito de aspectos relativos ao diagnóstico e tratamento da hanseníase, prevenção de incapacidade e avaliação neurológica simplificada.

Saiba mais - A hanseníase ainda acomete milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, são diagnosticados, anualmente, mais de 35 mil novos casos da doença. A enfermidade tem cura e, dependendo da forma clínica, o tratamento pode durar de seis meses a um ano. A medicação é gratuita e só está disponível nas unidades de saúde do
SUS, ou seja, não é vendida nas farmácias do comércio.

Na capital pernambucana, até dezembro de 2011, foram detectados provisoriamente 709 casos da moléstia. O tratamento está disponível nas 121 USFs da rede municipal, no Centro de Saúde Professor Sebastião Ivo Rabelo (Ibura) e nas policlínicas Gouveia de Barros (Boa Vista), Doutor Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Clementino Fraga (Vasco da Gama), Lessa de Andrade (Madalena), Agamenon Magalhães (Afogados) e do Pina.

Matérias Relacionadas
- Período de tempo instável requer maior cuidado com a dengue
- Ação de combate à hanseníase beneficia usuários do PACS Bidu Krause e Jardim São Paulo
- Profissionais do Samu Metropolitano do Recife participam de missão humanitária no Acre
- Saúde realiza ação de combate à hanseníase na Mangueira
- Prefeitura do Recife comemora Dia Mundial da Luta Contra a Hanseníase
- Prefeitura comemora Dia do Farmacêutico na Zona Norte do Recife
- Faixa etária para vacinação da Hepatite B será ampliada no Recife
- Dia do Farmacêutico será comemorado na Zona Norte do Recife
- Recife amplia a oferta de medicamentos na rede municipal com a inclusão de fitoterápicos
- Programas de estágio da Secretaria de Saúde do Recife recebem novos participantes
- Programas de estágio da Secretaria de Saúde recebem novos estudantes
- USF Sítio Grande recebe ação de saúde da mulher
- Saúde lembra o Dia Mundial do Braille
- Serviços da Prefeitura do Recife
- Secretaria de Saúde orienta sobre como lidar com a depressão de fim de ano
- Academia da Cidade promove Aulão de Reveião
- Secretaria de Saúde do Recife dá dicas para a ceia de diabéticos e hipertensos
- Saúde inicia atendimentos na Policlínica Salomão Kelner
- Vigilância Sanitária do Recife orienta a população para a compra de produtos das ceias de fim de ano
- Usuários da Academia da Cidade presenteiam crianças de creche municipal


Enviar    Imprimir