Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE GANHA REFORÇOS NO RECIFE
00:00 Quarta-feira, 1 de Fevereiro de 2012

Foram contratados 132 agentes que se juntarão aos mais de 800 nas ações de prevenção e controle da doença no Município

Por Tádzio Estevam

A partir desta quarta-feira (1º), a população recifense conta com mais um reforço no combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Mais de 130 agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) foram contratados nesta manhã para se unirem ao mais de 800 que já atuam no Município com um único objetivo: minimizar os impactos causados pela doença na Cidade. O acolhimento aconteceu no auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Boa Vista, e contou com a presença do assessor executivo da secretaria de Saúde, Tiago Feitosa; da diretora de Vigilância à Saúde, Adeílza Ferraz; e da gerente do Distrito Sanitário I, Rita Tenório.

Com a chegada dos novos agentes, o que representa uma elevação de 17,6% no quadro, o número de visitas mensais aos imóveis registrará um acréscimo de 55 mil, uma vez que cada agente realiza uma média de 21 visitas por dia. Os novos agentes também trabalharão em parceria com os agentes comunitários de saúde da capital. Contudo, a chegada desses novos profissionais foi antecipada devido ao período atípico que o Recife está vivendo com relação às chuvas. O assessor executivo também chama atenção para outro detalhe. “Nos meses de outubro, novembro de dezembro de 2011, foram registradas outras epidemias em alguns municípios. E estas pessoas acabam vindo para a capital já com os sintomas da doença, o que eleva ainda mais as estatísticas. Isso sem contar com estas chuvas inesperadas. Por isso, resolvemos antecipar algumas das nossas ações do plano de contingência, como a contração desses agentes”, disse.

Após o acolhimento e a entrega do material de trabalho, como bolsa, colete de identificação, larvicida biológico, material educativo, entre outros, os novos Asaces receberão as boas vindas da diretora de Vigilância à Saúde do Recife, Adeílza Ferraz. “Esse é um momento muito importante para todos nós. Esses profissionais são essenciais para a eliminação dos focos do mosquito nos imóveis que irão visitar a partir de hoje. Agora o nosso exército está mais completo, com quase mil soldados nas ruas”, comemorou.


O trabalho de campo dos novos agentes compreenderá várias atividades, como o diagnóstico do abastecimento da água, trabalho junto à Compesa na melhoria desse abastecimento, mutirão nas áreas prioritárias e descobertas com a utilização de carro de som, trabalho educativo com os recicladores, nos ferros velhos, junto às religiões de matriz africana. Além disso, eles farão um trabalho em conjunto com o Programa Saúde na Escola, em parceria com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.

Luiz Carlos de Oliveira, agente desde 2004, comentou a importância desse trabalho. “Além de ser uma atividade de prestação de serviço para a comunidade, ajudar a combater o mosquito da dengue é muito gratificante, pois o nosso trabalho também consiste na conscientização da população. Contudo, a sociedade também precisa fazer sua parte. É preciso colaborar conosco no tocante ao acesso às residências, uma vez que estamos totalmente identificados”, concluiu. Durante o trabalho, eles distribuirão recipientes para armazenamento de água, sacolas para recicladores, incluirão as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e também os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), entre outras ações.

Matérias Relacionadas
- Combate à dengue no Recife contará com reforço a partir desta quarta-feira
- População atende a chamado e participa da comemoração pelo Dia de Luta Contra a Hanseníase
- Período de tempo instável requer maior cuidado com a dengue
- Ação de combate à hanseníase beneficia usuários do PACS Bidu Krause e Jardim São Paulo
- Profissionais do Samu Metropolitano do Recife participam de missão humanitária no Acre
- Saúde realiza ação de combate à hanseníase na Mangueira
- Prefeitura do Recife comemora Dia Mundial da Luta Contra a Hanseníase
- Prefeitura comemora Dia do Farmacêutico na Zona Norte do Recife
- Faixa etária para vacinação da Hepatite B será ampliada no Recife
- Dia do Farmacêutico será comemorado na Zona Norte do Recife
- Recife amplia a oferta de medicamentos na rede municipal com a inclusão de fitoterápicos
- Programas de estágio da Secretaria de Saúde do Recife recebem novos participantes
- Programas de estágio da Secretaria de Saúde recebem novos estudantes
- USF Sítio Grande recebe ação de saúde da mulher
- Saúde lembra o Dia Mundial do Braille
- Serviços da Prefeitura do Recife
- Secretaria de Saúde orienta sobre como lidar com a depressão de fim de ano
- Academia da Cidade promove Aulão de Reveião
- Secretaria de Saúde do Recife dá dicas para a ceia de diabéticos e hipertensos
- Saúde inicia atendimentos na Policlínica Salomão Kelner


Enviar    Imprimir