Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

UNIDADES DE SAÚDE DA PCR SERÃO CAMPO DE PRÁTICA PARA ESPECIALIZAÇÃO

As unidades de saúde da Prefeitura do Recife serão campo de prática, a partir deste mês, para formação de profissionais de pós-graduação da Universidade de Pernambuco (UPE). A estratégia faz parte de um curso de especialização em Saúde da Família que a instituição de ensino lançará oficialmente na manhã desta terça-feira (5), no auditório Jaime Scherb, que fica na Faculdade de Ciências Médicas, em Santo Amaro. A Secretaria Municipal de Saúde é parceira da iniciativa juntamente com o Ministério da Saúde.

A solenidade de abertura da primeira turma do curso ocorrerá, às 8h, com a presença do vice-reitor da UPE, o professor Reginaldo Inojosa. Às 9h, haverá uma mesa redonda. A assessora executiva da Secretaria de Saúde do Recife, Ilka Falcão, falará para os novos alunos da pós-graduação sobre a estruturação da rede pública da capital e a residência multiprofissional de Saúde da Família. Além dela, participarão da aula magna a coordenadora do curso médico da universidade, Dione Maciel, que discutirá a integração ensino-serviço, e a vice-reitora da Pós-Graduação da UPE, Viviane Colares, apresentando a proposta da universidade para a especialização.

A nova residência terá a duração de dois anos, com carga horária de 5.700 horas, distribuídas em 60 horas semanais. Neste primeiro momento, todos os 29 alunos aprovados recentemente na seleção feita pela UPE irão atuar nos PSFs situados nas zonas Norte e Noroeste, que compreendem os distritos sanitários II e III da cidade. Posteriormente, eles também realizarão atividades em outras unidades, como policlínicas e centros de atenção psicossocial (Caps).

Além de conhecer a população do território, os estudantes ficarão encarregados de identificar os riscos à saúde existentes na comunidade, programando ações individuais e coletivas para melhorar a qualidade de vida da população. Também serão responsáveis por realizar ações de promoção à saúde, incentivar o controle social nos serviços de saúde, atuar na formação e capacitação dos agentes comunitários e avaliar as ações, entre outras atividades. Os residentes são de 11 diferentes categorias, entre elas, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional. É a primeira residência multiprofissional oferecida pela Universidade de Pernambuco dentro do serviço público.

“A formação do profissional de saúde é uma das prerrogativas da Constituição Federal de 1988, que no seu artigo 200 determina a ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde como forma de fortalecer o Sistema Único de Saúde. Nesse sentido, a atual gestão da Prefeitura vem se preocupando cada vez mais com a formação acadêmica dos estudantes de saúde, ao disponibilizar a rede municipal para o exercício do aprendizado adquirido nas faculdades e normatizar o acesso dos alunos para atuar na rede do SUS do Recife”, afirma a assessora executiva da Saúde, Ilka Falcão.

Para Paulette Cavalcanti, coordenadora da Residência Multiprofissional da UPE e professora da Faculdade de Ciências Médicas, a especialização visa formar profissionais para atuar na atenção básica, sob a ótica de atenção à Saúde da Família. “Entendemos que o SUS deve ser ordenador da formação dos profissionais da saúde. Para isso, firmamos a parceria com a Prefeitura do Recife no sentido de fortalecer a relação ensino-serviço. Entendemos essa relação como estratégica para se discutir o caráter dos campos de formação e sua adequação às necessidades do Sistema Único”, explica Paulette.

Matérias Relacionadas
- Gota espessa e controle da muriçoca fazem parte no combate à filariose
- Recife inicia tratamento coletivo da filariose
- PCR apresenta novas estratégias de controle da filariose
- Saúde Recife amplia setor de atendimento ao associado
- Samu simula atendimento em acidente aéreo
- PCR apóia Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra
- PCR comemora Dia de Luta pela Saúde da População Negra
- Samu Recife participa de simulação de resgate em desastre aéreo
- PCR participa de seminários de tabagismo no Rio
- Recife receberá R$ 1,4 milhão para combater a dengue
- Simulação de resgate aéreo agita Jornada do Samu Recife
- Ações marcam Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero
- USF Ilha de Joaneiro ganha nova sede
- PCR promove Encontro de Saúde e Terreiros
- PCR promove 1ª Jornada do Samu Recife
- Anemia Falciforme é tema de capacitação
- Recife promove 1º Encontro de Saúde e Terreiros
- Servidor é orientado sobre assédio moral no trabalho
- Varredura da PCR localiza focos de dengue na Rural
- PCR promove oficina de capacitação na Saúde


Enviar    Imprimir