Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

RECIFE INICIA PARCERIAS DO PROJOVEM URBANO

A Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife inicia, nesta terça-feira (13), as primeiras ações de parceria visando a qualificação profissional dos 6.500 alunos do ProJovem Urbano matriculados, desde setembro do ano passado, em 32 escolas/núcleos da rede municipal de ensino. A primeira atividade, que vai prosseguir até a sexta-feira (16), será a visita de 3.475 estudantes aos laboratórios e instalações do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Santo Amaro, e de algumas escolas da própria PCR, onde serão ministrados, a partir de segunda-feira (19), 16 cursos ligados aos Arcos Profissionalizantes de Saúde, Telemática, Serviços Pessoais e Alimentação.

As visitas acontecerão nos três turnos, nos mesmos horários programados para os 16 cursos – 8h às 12h, 13h às 17h e 18h às 22h. Os estudantes serão acompanhados pelos professores e coordenadores do ProJovem Urbano. Durante a parceria com o Senac, cada arco profissionalizante terá 130 horas, dividido em módulos de 33 horas para cada curso.

De acordo com a coordenadora executiva do ProJovem na Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Márcia Charret, integrarão esta 1ª fase da parceria com o Senac um total de 3.475 estudantes, sendo 1.738 do Pólo 1 (escolas/núcleos das RPAs 1, 2 e 3) e 1.737 do Pólo 2 – escolas/núcleos das RPAs 4, 5 e 6. Pelos termos da parceria até 2010, serão atendidos 4.800 dos 6.500 alunos dos 32 núcleos do programa no Recife.

O Arco de Alimentação será destinado as ocupações de chapista, cozinheiro auxiliar, repositor de mercadorias e vendedor ambulante; o de Telemática para operador de microcomputador, helpdesk, telemarketing e assistente de vendas; e o de Saúde para as áreas de auxiliar de administração em hospitais, recepcionista de consultório médico e dentário, atendente de laboratório de análises clínicas e atendente de farmácia. Já, o quarto e último arco o de Serviços Pessoais, vai oferecer cursos de manicure/pedicure, depilador, cabeleireiro e maquiador. A aula inaugural da parceria do ProJovem com o Senac/Pernambuco está programada para o dia 19 de janeiro, no auditório da instituição profissionalizante, em Santo Amaro, situado na avenida Visconde de Suassuna, em horário ainda não definido.

Saiba mais - Financiado pelo Governo Federal, com infra-estrutura de apoio dos municípios brasileiros, o programa ProJovem Urbano oferece a jovens entre 18 e 29 anos a oportunidade de conclusão do ensino fundamental I e II (1ª a 8ª séries) no prazo de um ano e seis meses. Nesse período, além das matérias curriculares, os alunos desenvolvem atividades de promoção cidadã nas comunidades onde residem e participam de arcos profissionalizantes. Os alunos que freqüentam pelo menos 75% das atividades do programa, ainda têm direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 100,00.

Mais informações pelos telefones do ProJovem Urbano na Prefeitura do Recife: 3232. 8519.

Matérias Relacionadas
- Programação de férias transforma escolas em espaços de lazer
- Cláudio Duarte recebe cargo de Maria Luiza Aléssio
- Livros registram ações pedagógicas e projetos da rede municipal de ensino
- PCR promove lançamento simultâneo de oito livros sobre educação
- Moradores da Imbiribeira e Boa Viagem comemoram inauguração de escola
- Prefeitura inaugura escola em Boa Viagem
- Servidores da educação municipal se despedem de João Paulo
- Fábrica na avenida Caxangá será complexo educacional
- População do Vasco da Gama ganha uma nova escola
- Prefeito inaugura laboratórios de informática de escolas municipais
- Recife ganha Centro de Educação e Tecnologia
- Estudantes de escola municipal lançam livro de contos e aventuras
- Estudantes dos Torrões comemoram inauguração de quadra esportiva
- Barco Escola encerra atividades ambientais do ano letivo 2008
- Crianças da creche municipal encenam auto natalino
- Beneficiários dos programas Bolsa Escola e Bolsa Família recebem certificados
- Escola Arraial Novo do Bom Jesus ganha quadra poliesportiva
- Estudantes de escola municipal lançam livro nesta quinta
- Moradores da Vila dos Milagres recebem certificados
- Encontro de Formação Continuada reúne dirigentes de escolas e creches


Enviar    Imprimir