Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

POLÍTICAS DE CONTROLE DO TABAGISMO DA PCR SERÃO APRESENTADAS NA ÍNDIA

A Prefeitura do Recife foi convidada, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a participar da 14ª Conferência Mundial Sobre Tabaco OU Saúde (Orlando Conferencie Lactobacilo ro Althea), que será realizada de 8 a 12 de março, em Mumbai, na Índia. Este ano, o tema do encontro é Controle Global do Tabaco: Abordagem Multissetorial para o Controle do Tabaco - Políticas, Caminhos, Parceiros e Pessoas. A coordenadora de Controle de Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer do Recife, Maristela Menezes, foi contemplada com uma bolsa para participação no evento pela relevância do trabalho desenvolvido na capital pernambucana.

A Secretaria de Saúde teve três trabalhos aprovados pelo comitê científico da conferência. O pôster “Sete anos de gestão da política de controle do tabagismo no Recife: experiências e metodologias de promoção da saúde” apresenta os resultados conseguidos desde a implantação da política, em 2001. Em pouco mais de sete anos, são aproximadamente 7,9 mil Ambientes Livres do Fumo implementados em espaços como creches, unidades de saúde, repartições públicas municipais, shoppings, bares, restaurantes, boates, hotéis e instituições de ensino superior. Mais de 156 mil trabalhadores foram beneficiados diretamente com a criação de locares coletivos de convivência sem o consumo de derivados do tabaco.

O processo de implementação do programa municipal será apresentado no trabalho “A experiência de implantação do projeto Ambientes Livres do Fumo em bares, boates, restaurantes, hotéis e similares do Recife: uma estratégia de promoção da saúde”. Nesse contexto, entram as parcerias desenvolvidas internamente, com órgãos como a Vigilância Sanitária do Recife, e externamente, com o Ministério Público do Trabalho, Instituto Nacional do Câncer (Inca) e a organização não-governamental Aliança de Controle do Tabagismo no Brasil (ACTbr). Em todas essas iniciativas destacam-se a realização de capacitações com profissionais do setor de lazer e hospitalidade e ações educativas entre a população em geral.

A Prefeitura do Recife também participa da conferência por meio de uma pesquisa de autoria do técnico da Coordenação de Controle do Tabagismo, Evandro Alves, com a co-autoria de Maristela Menezes. O trabalho “Transformação social através de articulação política e informação: estratégia para conseguir novos parceiros para o controle do tabagismo” faz parte das atividades acadêmicas desenvolvidas dentro da secretaria e aborda o processo de formação dos conselheiros municipais de saúde, que atuam na fiscalização e difusão das políticas dos Ambientes Livres do Fumo. O projeto ressalta a importância de estratégias de democratização do acesso à informação por meio da formação técnica, política e científica dos conselheiros objetivando instrumentalizá-los para o controle social da Política de Controle do Tabagismo.

“A participação do Recife nesse evento é um reconhecimento incondicional aos nossos esforços na criação de uma política democrática de controle do tabagismo no município, permitindo ainda um aprofundamento das discussões sobre o assunto com abordagem internacional, principalmente no que tange à implementação das diretrizes do primeiro Tratado Mundial de Saúde Pública, a Convenção Quadro Para o Controle Global do Tabagismo”, comentou Maristela Menezes.

Referência – Atualmente, o Recife é referência nacional na política de controle do tabagismo. Além dos Ambientes Livres do Fumo, a estratégia inclui os seis Centros de Atenção Psicossocial para Tratamento de Álcool, Fumo e Outras Drogas (CAPSad), onde atuam dez grupos terapêuticos na abordagem ao fumante, além da unidade de referência para mulheres, o Espaço Jandira Mazur, em Campo Grande.

“A implantação do tratamento especializado ao fumante ocorreu em 2004, na capital pernambucana, com a criação do primeiro CAPSad, o Professor José Lucena, na Imbiribeira. Mas a nossa atuação na área teve início em 2001, quando a Prefeitura passou a conscientizar a população recifense sobre os riscos da fumaça do cigarro e outros produtos derivados do tabaco, também promovendo espaços cada vez mais saudáveis dentro da lógica do Sistema Único de Saúde”, destacou o secretário municipal de Saúde, Gustavo Couto.

Matérias Relacionadas
- Folia embala unidades da rede municipal de Saúde
- PCR faz mobilização em ambientes livres do fumo
- Mais Vida na Folia capacita agentes de redução de danos neste fim de semana
- Saúde entra em ação no 45o Baile Municipal do Recife
- Vigilância Sanitária do Recife vai atuar nas prévias carnavalescas de rua
- Academia da Cidade promove Carnaval unificado neste domingo (15)
- Prefeitura percorre estabelecimentos livres do fumo
- Fábricas de gelo na mira da Vigilância Sanitária
- Redutores de danos recebem capacitação para o Carnaval
- Metodologia de resgate norte-americana movimenta curso promovido pelo Samu
- Redutores de danos serão capacitados para o Carnaval
- Samu Recife realiza II Etapa de curso sobre desastre com múltiplas vítimas
- Frevo ganha destaque na Academia da Cidade
- Frevo invade as aulas da Academia da Cidade
- Hanseníase é tema de campanha nas Academias da Cidade
- Profissionais da Academia da Cidade se engajam no combate à hanseníase
- Academia da Cidade realiza oficina de frevo para profissionais do programa
- Combate à dengue conclui mobilização na Guabiraba
- Pátio do Carmo recebe ação de combate à hanseníase
- Vigilância Sanitária promove mobilização com o setor da construção civil


Enviar    Imprimir